Pós-Graduação em Ensino em Saúde
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PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde
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Item Perfil de estudantes de Enfermagem e suas percepções sobre o uso de metodologias ativas em seu processo formativo(UFVJM, 2019) Colares, Karla Taísa Pereira; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Miranda, João Luiz de; Cambraia, Rosana PassosDiante das transformações na sociedade contemporânea, especialmente, no que tange a evolução tecnológica e ao volume crescente de informações, as discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem na formação dos profissionais de saúde, têm sido ampliadas. Em um cenário, em que o perfil do estudante e a realidade educacional mudaram, há novas expectativas de desempenho para estes profissionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde apontam para a necessidade de um ensino crítico-reflexivo e implementação de estratégias metodológicas que estimulem o estudante a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender. Neste contexto, vários estudos têm discutido sobre o uso das metodologias ativas no âmbito da formação profissional em saúde. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é descrever o perfil dos estudantes de Enfermagem da Faculdade Vale do Gorutuba e suas percepções sobre o uso de metodologias ativas em seu processo formativo. Esta instituição de ensino superior localiza-se no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, na qual os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado, com auxílio de uma ferramenta online. Responderam ao questionário 111 estudantes que atenderam aos critérios de inclusão e consentiram sua participação por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise e interpretação dos dados foram realizadas com o auxílio do aplicativo de informática Excel 2010 e posterior articulação com a literatura consultada. Os resultados demonstram uma população predominantemente constituída por jovens do sexo feminino, solteiros, trabalhadores, com renda familiar de até três salários mínimos, oriundos de escola pública e residentes no munícipio de Janaúba. Observou-se uma percepção positiva em relação ao uso das metodologias ativas, o que desmistifica a ideia de que os estudantes tenham resistência ao uso de novas metodologias. As metodologias ativas têm demonstrado contribuir para a inovação no ensino em saúde e para a formação de profissionais com o perfil delineado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. No entanto, sua adoção consiste ainda em um desafio que envolve o enfrentamento de obstáculos que vão desde aspectos estruturais até concepções pedagógicas. É possível sugerir que o conjunto de informações aqui apresentado possa subsidiar algumas reflexões e decisões institucionais. Por fim, salienta-se que o uso das metodologias ativas não excluem as contribuições da metodologia tradicional.