Pós-Graduação em Ensino em Saúde
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/71e684a2-a99c-4598-9d7f-f226600d65a2
PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde
Browse
1 results
Search Results
Item Concepções dos estagiários do curso de fisioterapia sobre o princípio da integralidade na saúde(UFVJM, 2013) Barbosa, Michele Cristina Sales Almeida; Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Fonseca, Marina Assis; Ribeiro, Milton Cosme; Vieira, Flávio César FreitasEsta pesquisa apresenta um estudo qualitativo a respeito da compreensão e aplicação do conceito de integralidade pelos discentes do último ano do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior federal. O objetivo principal desse estudo foi conhecer a visão dos acadêmicos sobre o conceito de integralidade. Utilizamos a aplicação de questionário semi-estruturado, antes e depois dos discentes cursarem o estágio curricular em saúde pública. Os dados obtidos foram analisados pelo método de análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram cinco diferentes concepções a respeito da integralidade: Humanizados, visão da humanização do atendimento em saúde; Profissionalizados, visão da ampliação da formação profissional do fisioterapeuta; Teorizados, visão dos princípios que orientam e organizam as ações do SUS; Limitantes, visão da limitação da atuação do fisioterapeuta na atenção básica a saúde e Hesitantes, visão da incerteza de estar preparado para atuar nos serviços públicos de saúde. O trabalho realizado revelou que as concepções dos sujeitos não são constituídas por uma única tendência, mas por um conjunto de tendências que nos levam a inferir que o conceito de integralidade mostra-se confuso, porém com uma forte tendência para uma concepção mais humanista na formação do fisioterapeuta, nesta instituição.