Pós-Graduação em Ensino em Saúde
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PPGES - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde
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Item O ser preceptor na enfermagem: do entendimento às contribuições(UFVJM, 2016) Almeida, Herlon Fernandes de; Cury, Geraldo Cunha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cury, Geraldo Cunha; Ferreira, Paulo Henrique da Cruz; Campos, Luciana de FreitasO estágio supervisionado é disciplina obrigatória no currículo do curso de enfermagem em atendimento às normas constantes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, dentre outras normatizações de âmbito nacional, estadual e institucional. A efetivação desta prática de estágio é feita a partir de convênios celebrados entre a instituição de ensino superior e as de saúde, que recebem os estagiários em processo de formação nos dois últimos semestres do curso de enfermagem. Neste processo os profissionais que atuam na instituição de saúde assumem a função de preceptor, responsáveis por acompanhar, orientar e avaliar os discentes na práxis cotidiana do profissional de enfermagem. A contribuição desses profissionais na construção do conhecimento teórico/prático dos estagiários vai também ao encontro dos preceitos contidos no artigo 6º da lei nº 8080/90 do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o processo de estágio, o docente, titular da disciplina é o corresponsável pelo acompanhamento, avaliação e orientação das ações desenvolvidas pelos alunos, conforme plano de ensino e projeto de estágio. Com base na experiência adquirida quando na função de professor substituto do curso de enfermagem atuando em campos de estágio, portanto, conhecedor da proposta institucional de ensino e das situações vivenciadas pelos enfermeiros preceptores no momento de realização da prática, é que foi proposta a realização desta pesquisa, que teve como objetivo principal estudar a compreensão dos enfermeiros que atuam como preceptores de estágio sobre o ser preceptor e suas contribuições para a formação dos discentes deste curso. Trata-se de um estudo exploratório/descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta entrevistas semiestruturadas. O quantitativo dos entrevistados foi limitado conforme os critérios de inclusão e de saturação e os dados analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, foram identificadas três categorias de análise: estágio supervisionado e suas contribuições, o ser preceptor na formação acadêmica e integração academia e serviço de saúde. Foi possível com o estudo entender a compreensão dos enfermeiros sobre o ser preceptor, a relação entre os profissionais das instituições - a proponente e a parceira no desenvolvimento do estágio supervisionado e revelar processos que podem ser alterados para que haja uma melhora no desenvolvimento do estágio supervisionado.