Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    As competências empreendedoras na gestão da educação básica em Diamantina-MG
    (UFVJM, 2015) Pacheco, Luís Felipe; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Silva, Leandro Ribeiro da; Souza, Márcio Coutinho de; Silva, Simão Pereira da
    Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos diretores das escolas estaduais, com melhor desempenho expresso pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Diamantina, à luz das competências empreendedoras. Através de uma metodologia qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se identificar as competências empreendedoras existentes no perfil destes diretores. A análise de conteúdo revelou as competências empreendedoras que mais se destacavam nos diretores, como também, permitiu demonstrar a dedicação e comprometimento com que realizam o trabalho. As categorias foram constituídas pelo método dedutivo, através dos padrões de competências definidos por Man e Lau (2000), a saber: oportunidade, relacionamento, conceituais, de organização ou administrativas, estratégicas e de comprometimento. Percebeu-se que esses diretores buscam realizar parcerias, dentro e fora da escola, através do trabalho em equipe que envolve a direção, pais, professores e alunos, bem como com as universidades locais que oferecem cursos de licenciatura. Com isso foi possível constatar, diante das falas dos entrevistados, que as escolas não possuem problemas relacionados à frequência dos alunos e são consideradas referências pela boa reputação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir, para que outros diretores reflitam sobre suas atuações no contexto educacional. Acredita-se, por fim, que assumir a direção de uma escola é, além de uma tarefa desafiadora que exige do profissional múltiplas habilidades, um compromisso para com o futuro da educação e do país.
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    A violência escolar e a gestão de escolas públicas: percepção de gestores escolares em Montes Claros - MG
    (UFVJM, 2021) Dias, Gercilene de Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tameirão, Cinthya Rocha; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e; Oliveira, Altamir Fernandes de; Sant'Anna, Antônio Genilton
    A violência é vivenciada em diversos espaços e realidades da sociedade atual. Trata-se de um fenômeno complexo que pode ser estudado a partir de diferentes enfoques teóricos. No contexto escolar, a violência traz consequências diretas e indiretas aos envolvidos, sejam alunos, professores demais funcionários das escolas e familiares. A violência tem efeito sobre a atividade pedagógica, especialmente nas escolas públicas e afeta não somente a vida pessoal, mas pode ter efeitos para a prática profissional. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo compreender como a violência escolar afeta a gestão das escolas. O método utilizado foi o estudo de caso interpretativo envolvendo quatro escolas públicas estaduais do Município de Montes Claros-MG. Foram realizadas entrevistas com os diretores sobre a violência intra e extramuros das escolas, bem como seus efeitos nas práticas de gestão e no alcance dos objetivos educacionais. Este estudo inclui a análise de base de dados da Segurança Pública do município, de 2014 a 2019, e documentos relacionados à Segurança e Educação no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de violência, sobretudo moral ou psíquica, permanece elevada nas escolas envolvidas neste estudo. Contudo, tais ocorrências, se não relacionadas a danos físicos, parecem ser tomadas como parte da realidade escolar. Os entrevistados apontam que na sua percepção a violência nas escolas seja menor atualmente; embora dados da segurança apontam um entorno violento, o que afeta a comunidade escolar. Considerando os dados levantados, sinaliza-se para a necessidade de registros mais acurados relacionados a situações de conflitos e de violência nas escolas tanto no âmbito da escola, onde eventuais registros são lançados em livros de ocorrência, quanto no âmbito da segurança pública. Os resultados demonstram a importância de aprofundar a discussão sobre o tema e refletir sobre medidas necessárias para apoiar a gestão de escolas públicas.
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    Análise da influência do estilo de liderança na gestão escolar quanto à consolidação dos objetivos institucionais: estudo de caso na escola Dr. Manoel Esteves Otoni, Carlos Chagas - MG
    (UFVJM, 2021) Neres, Luciano de Oliveira; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino Serretti
    O presente estudo teve como finalidade evidenciar as percepções de docentes sobre as práticas e estilo de liderança da gestão escolar, em prol da consolidação dos objetivos institucionais de escolas públicas que oferecem o ensino fundamental. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, situada na cidade de Carlos Chagas-MG. A partir dessa definição, optou-se pelas pesquisas qualitativa, quantitativa e descritiva, uma vez que os resultados estavam ligados a reflexos subjetivos oriundos da identidade do gestor da referida escola. E também, pelo fato dessa imagem ter sido construída a partir de suas relações com os docentes. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de um questionário, tendo como respondentes os docentes da referida instituição de ensino. Para a análise e interpretação dos dados, fez-se a tabulação e cruzamento das questões do questionário com o uso de programas estatísticos. Assim, foi possível concluir que o diretor da supracitada instituição de ensino possui diferentes traços de liderança. E todos, segundo os resultados, demonstram a eficiência desse dirigente no que diz respeito aos objetivos previstos no regimento escolar. Apesar da diversidade quanto a definição, o estilo de liderança predominante percebido foi o transformacional, pois o líder em questão mostrou-se mais sensível ao bom relacionamento com sua equipe.
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    Um estudo sobre a influência dos fatores estruturantes na educação básica municipal e estadual de Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Silva, Rafael Cabral Heringer; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Chaves, Jorge Fulgêncio Silva; Gomes Pereira, João Antônio; Gomes, Luiz de Souza; Souza, Marcio Coutinho de
    Este estudo teve por objetivo conhecer, entender e propor uma reflexão sobre os fatores estruturantes que influem na educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) municipal e estadual no Estado de Minas Gerais. A qualidade educacional é peça fundamental para a movimentação da engrenagem do processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração dessa pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura relacionada aos fatores que apresentam influência sobre a qualidade da educação, tomando como base trabalhos de autores relevantes para essa temática, no Brasil e no exterior. A pesquisa também se apresenta como uma contribuição para nortear os esforços dos gestores públicos e educacionais, a fim de fomentar subsídios para a melhoria da qualidade do ensino público do país através de políticas públicas eficientes e eficazes, por meio da identificação e direcionamento correto dos recursos públicos, visto que os mesmos são escassos e finitos, em contrapartida, a demanda e a necessidade dos indivíduos são deliberadamente grandes. A pesquisa compreendeu os 853 municípios do Estado de Minas Gerais no período de 2013, 2015, 1017 e 2019, com a finalidade de identificar uma correlação positiva ou negativa de variáveis estruturantes internas e/ou externas às unidades escolares sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para elucidação dessa análise foi rodado o modelo econométrico longitudinal baseado em Dados em Painel. A pesquisa permitiu concluir que escolas urbanas e rurais apresentaram resultados diferentes no índice que mensura a qualidade educacional, no que tange a estrutura física das escolas, qualidade do corpo docente, bem como as disparidades econômicas e sociais identificas em regiões distintas de um mesmo município, ou seja, estatisticamente o modelo de efeitos fixos utilizado nesse estudo, apontou que aproximadamente 16,17% das variações observadas no IDEB de escolas municipais e estaduais que estão localizadas na zona urbana e cerca de 22,80% dessa diferença são explicadas pelo conjunto de variáveis utilizadas nessa pesquisa. Dessa forma discentes que são atendidos por escolas localizadas na zona rural apresentam um desempenho muito inferior ao dos estudantes de escolas urbanas no IDEB em todo o Estado de Minas Gerais.
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    Intervenção da Superintendência Regional de Ensino em uma escola do município de Diamantina: ações tomadas e possibilidades de aplicação de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos
    (UFVJM, 2019) Cruz, Círio Cézar da; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Ramalho, Mara Lúcia; Tameirão, Cinthya Rocha; Pereira, João Antônio Gomes; Meireles, Eduardo; Lima, Michele Bernardino de
    Diante de problemas nos âmbitos administrativo e financeiro das últimas duas gestões, assumidas por processo democrático, fez-se necessário no ano de 2016, que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino Diamantina procedessem à ruptura do uso da democracia, nomeando um servidor Analista Educacional/Inspetor Escolar como interventor, para assumir o papel de gestor escolar, na função de diretor. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar o processo que motivou a intervenção da SRE/Diamantina na gestão da Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza do município de Diamantina-Minas Gerais, no período de 2015-2016, sob a ótica de Gerenciamento de Projetos. A pesquisa mostrou, quanto à classificação, uma abordagem qualitativa, exploratória, de fonte e análise documental e utilização de entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da pesquisa foi organizado entre os anos de 2015 e 2016, pelo fato, de nesse período, terem ocorrido duas exonerações de gestores da escola. Dessa forma, analisou-se a intervenção na escola pela SRE/Diamantina, visto que, nesse período, em um universo de 118 escolas, somente essa unidade necessitou de tal intervenção. A base teórica teve respaldo no Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK (2017), que consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, atitudes, Ferramentas e Técnicas de gestão para realizar o presente projeto de pesquisa. Entretanto, a pesquisa sugeriu sob a ótica do Guia PMBOK (2017), Ferramentas e Técnicas de gerenciamentos das práticas a serem seguidas para evitar que ocorram problemas nas áreas financeira e administrativa de escolas da SRE/Diamantina. O estudo possibilitou verificar elementos que justificassem para a área de gestão educacional, do processo de intervenção em instituição democrática de ação colegiada e sugeriu correção e redesenho nos demais procedimentos e ações a serem realizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino Diamantina - Minas Gerais.
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    Capacitação de gestores escolares: um estudo nas escolas da rede pública estadual do município de Teófilo Otoni
    (UFVJM, 2017) Santos, Priscila Barbosa dos; Silva, Simão Pereira da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Simão Pereira da; Almeida, Ivana Carneiro; Capobiango, Ronan Pereira
    No âmbito da administração pública, a educação figura como uma de suas principais funções. Tendo em vista a importância dessa função, grande responsabilidade é atribuída à gestão escolar e à atuação do gestor. Apesar disso, observa-se que o dirigente escolar encontra-se muitas vezes desprovido da qualificação necessária para o exercício das atividades de gestão, em virtude das lacunas do seu processo de formação inicial e das deficiências comumente constatadas em seu processo de capacitação, quando não da ausência desse processo. A capacitação de gestores escolares é considerada, por estudiosos da área de gestão escolar, como condição fundamental à implementação de políticas públicas e de reformas na área educacional. Assim, no âmbito desse estudo, questiona-se como ocorre a capacitação dos gestores das escolas estaduais do município de Teófilo Otoni, localizado no interior do estado de Minas Gerais (MG). Esta pesquisa objetivou, então, analisar a capacitação recebida pelos gestores escolares da rede pública estadual de ensino do referido município. Para tal, foi realizado um estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que envolveu a realização de entrevista do tipo semiestruturada. Os sujeitos selecionados para participarem da pesquisa foram os diretores de nove escolas estaduais, localizadas na zona urbana do município e que oferecem concomitantemente os níveis de ensino que compõem a educação básica. Os dados coletados foram tratados utilizando-se a técnica denominada análise de conteúdo. Observou-se que a formação acadêmica inicial dos diretores entrevistados pouco contribui com a atuação deles enquanto gestores. A capacitação empírica foi elencada por eles como o que mais dá suporte para o exercício das atividades de gestão. Quanto à capacitação oficial, cinco dos sete entrevistados participaram do Programa de Capacitação à Distância de Gestores Escolares (Progestão), tendo sido esse o único programa de capacitação de gestores escolares oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Não houve participação dos gestores em nenhum outro programa de capacitação oficial ou extraoficial. Assim, estão apresentadas, neste trabalho, a caracterização do Progestão, bem como as percepções dos diretores quanto ao programa. Os entrevistados acreditam que a formação acadêmica individual, somada à experiência profissional, não é suficiente para prepará-los para o exercício da gestão escolar. Assim, fomentou-se um debate acerca da contribuição da capacitação na atuação do gestor público na educação.
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    Práticas de gestão escolar em uma unidade de ensino distrital no município de Diamantina/Minas Gerais
    (UFVJM, 2016) Santos, Tulyane da Cruz; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Paiva, Adriana Gomes de; Vieira, Flávio César Freitas
    O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado em uma escola distrital de um município de Minas Gerais, no período de 2015 a 2016, referente à gestão escolar e os processos de gestão democrática das ações no contexto escolar através da participação consciente de todos os envolvidos para promoção da qualidade de ensino e preparo para o exercício da cidadania. Foram feitas: pesquisa de campo, por meio da observação direta, que permitiu a aproximação da realidade estudada; a análise documental, por meio das atas de reuniões do colegiado, regimentos e questionários aplicados pela coordenação pedagógica da instituição; a delimitação das ações de pesquisa; também foram selecionados autores que deram suporte as definições utilizadas. Com isso, as ações desenvolvidas pela escola, focalizavam mais as questões burocráticas e apresentavam em sua organização dificuldades em estabelecer situações significativas de participação, pois os órgãos colegiados que deveriam exercer as funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras tanto da equipe como da comunidade escolar, apesar de possuírem representantes em sua composição, desconheciam a importância de sua atuação junto à gestão. Pelas mesmas razões, o Projeto Politico Pedagógico que deveria retratar a identidade e nortear todas as práticas da escola, tornando-se instrumento de direcionamento das ações nas dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica, não expressava os anseios da comunidade escolar. Conclui-se que a atuação da gestão escolar torna-se de extrema importância nos processos de conscientização e mobilização da equipe escolar, bem como dos pais, alunos e comunidade para a participação consciente, visto que somente com estes caminhos de envolvimento e de compromisso com a coletividade produzem experiências de participação que se concretizam a gestão democrática.
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    As contribuições da gestão escolar na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014
    (UFVJM, 2016) Oliveira, Adalvan Soares de; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Ferreira, Mário Gomes; Ignacio, Carlos
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender os fatores determinantes da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014, relacionados com os procedimentos adotados pela gestão escolar da instituição. Para alcance do objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos que contribuem para a existência da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014; compreender as ações adotadas pela equipe de gestão escolar do IFNMG/Campus Almenara frente à retenção escolar e, consequentemente, melhorar a qualidade de ensino; e, por fim, verificar as ações possíveis à gestão escolar para superar a retenção escolar. Para o desenvolvimento do estudo, valeu-se de uma postura metodológica de natureza qualitativa, porém partilhada a dados quantitativos, constituída por uma parte documental e de campo com aplicação de questionário a 52 respondentes, sendo o público alvo composto por alunos e gestores. Os procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica do IFNMG/Campus Almenara, caracterizando-se de natureza explicativa e exploratória. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores que impulsionam a retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara são multifatoriais por estarem relacionados tanto no que se refere às questões individuais dos próprios alunos quanto às ações (ou ausência destas) de cunho institucional, bem como a aspectos familiares, sociais e culturais em geral. Todavia, mesmo que a retenção escolar não tenha determinantes específicos, é possível que a gestão escolar contribua tanto para sua superação quanto para estagnação ou retrocesso, dependendo da forma utilizada para gerir a unidade escolar da qual faz parte.