Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Percepção das professoras de Diamantina, MG sobre o planejamento da educação infantil: controle do trabalho pedagógico e a possibilidade de autoria docente
    (UFVJM, 2018) Santos, Grasiele Aparecida; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Denise da Silva; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Bonadiman, Heron Laiber
    A presente dissertação aborda aspectos referentes ao planejamento na Educação Infantil, como instrumento de trabalho no contexto da atuação docente. O objetivo deste trabalho buscou compreender como as professoras de Educação Infantil do município de Diamantina-MG, concebem o planejamento da prática pedagógica em creches e pré-escolas. A escola, no contexto da Educação Infantil, exerce um papel fundamental no desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. No âmbito educacional, o planejamento assume a função de prever as melhores condições para promover a aquisição de habilidades pela criança, favorecendo seu desenvolvimento em todas as capacidades: motora, cognitiva, afetiva e social. Assim, é inegável que o planejamento se torna indispensável e contribui para concretização do trabalho na Educação Infantil, sendo a partir dele que o professor delineia os objetivos e a melhor forma de alcançá-los no processo de aprendizagem. Buscou-se ainda conhecer os documentos legais que norteiam o currículo da Educação Infantil no Munícipio, estabelecendo aproximações e distanciamentos com os documentos produzidos em âmbito nacional pelo Ministério da Educação (MEC). Autores como Vasconcellos (2006), Gamboa (2012), Gandim (2013), Ostetto (2000), Kramer (1995), Oliveira (2002) Didonet (2011), Kuhlmann (2010), Kishimoto (2002), Redin (2017), traçam o caminho teórico da investigação. Os procedimentos e instrumentos metodológicos empregados na coleta de dados foram a técnica do grupo focal atrelada à entrevista semiestruturada, realizada com profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Diamantina-MG. A relevância desta pesquisa consiste na possibilidade de, ao tratar do planejamento, refletir sobre a própria Educação Infantil, compreendendo as especificidades do trabalho com as crianças da creche e da pré-escola. A prática diária na Educação Infantil, conforme dados da pesquisa realizada tem demonstrado que há equívocos em relação aos objetivos da educação da criança que, frequentemente, confunde-se com uma precoce alfabetização e na incorporação de conteúdos que negligenciam a fase de vida da criança. Refletir sobre o planejamento na Educação Infantil é, desta forma, uma oportunidade de reflexão sobre o sentido da educação da criança, do cuidar e educar e, do planejamento do trabalho pedagógico nas instituições infantis municipais.
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    Reestruturação e expansão do ensino superior: uma análise do PDI 2012-2016 no tocante ao planejamento e à implementação das obras públicas da UFVJM
    (UFVJM, 2018) Bruce, Emilene Mística Costa; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Silva, Vanessa Juliana da
    Esta pesquisa, realizada sob a forma de estudo de caso, tem por objetivo analisar o desempenho do planejamento e da implementação do PDI 2012-2016 da UFVJM no que concerne às obras públicas da instituição. Decorridos dez anos do lançamento do REUNI, é importante que se faça uma análise do andamento das obras públicas que foram oportunizadas por meio de recursos decorrentes de tal Programa. Além disso, considerando o recente término do prazo de vigência do PDI da UFVJM, qual seja 2012 a 2016, este momento é considerado como propício para realização de estudos que contemplem o desempenho de sua função de planejamento e implementação. Com relação aos aspectos metodológicos, este estudo teve caráter qualitativo e exploratório que, pela sua natureza, permitiu um maior aprofundamento do tema. Além da revisão da literatura, a pesquisa documental também foi utilizada para a coleta dos dados que, posteriormente, foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Dentre os achados do trabalho, verificou-se que, no decorrer de sua trajetória, a educação superior no Brasil passou por períodos caracterizados pelo elitismo; privatização; estagnação e sucateamento, contudo, também foi vivenciado um período de expansão de sua oferta pública, que exigiu uma ampliação da infraestrutura instalada nas universidades federais e, consequentemente, a contratação de várias obras públicas. Percebeu-se que o PDI 2012-2016 da UFVJM não foi plenamente observado pela instituição no que diz respeito ao planejamento de suas obras, uma vez que mais da metade das obras previstas no PDI sequer foram licitadas, no entanto, outras obras que não constavam no plano foram contratadas pela instituição, tal fato evidencia uma deficiência na efetivação do planejamento institucional. Com relação à implementação das obras públicas contratadas pela UFVJM, constatou-se que é extremamente elevada a diferença entre o período de execução planejado pela Administração e o prazo em que as obras são efetivamente concluídas, ou seja, existe uma lacuna entre o planejamento e a execução e que são diversos os motivos que ensejam o atraso na conclusão das obras contratadas. Por fim, não foi identificada a utilização de mecanismos que permitam o acompanhamento efetivo e em tempo real da implementação das obras públicas previstas no planejamento institucional da UFVJM.
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    O projeto político-pedagógico como instrumento de gestão democrática: um estudo a partir das escolas municipais em Pinheiros-ES
    (UFVJM, 2018) Zampronho, Josenaide Lopes Silva; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Vasconcelos, Kirleys Pereira; Pereira, João Antônio Gomes
    A presente pesquisa está situada no campo da gestão democrática e do PPP (Projeto Político-Pedagógico) como um instrumento nesse processo. Foi desenvolvida a partir de um estudo nas escolas municipais em Pinheiros, no estado do Espírito Santo. O objetivo consistiu em analisar o papel do gestor escolar frente aos processos de elaboração, reformulação e implementação do documento. A opção pela temática justifica-se em função do princípio da gestão democrática estabelecido pela Constituição Federal da República de 1988 em seu artigo 206, inciso VI e o que determina a LDB de 20 de dezembro de 1996 em seus artigos 12, 13 e 14 acerca da construção e execução do Projeto Pedagógico, no intuito de promover participação dos envolvidos nos processos decisórios da educação pública. A problemática foi determinada por razões práticas da pesquisadora, na observância da desinformação da comunidade escolar acerca do Projeto que caracteriza a identidade da instituição. Tais razões impeliram a discussão sobre o documento e o papel do gestor escolar enquanto liderança articuladora nesses processos. O arcabouço teórico foi fundamentado nos trabalhos de Freire (2001) que contextualiza acerca da educação e política no âmbito escolar, Lück (2011) ao analisar a gestão democrática nos estabelecimentos de ensino público, Padilha (2001) e Veiga (2002) que dialogam com os processos do Projeto Pedagógico e sua relevância. Trata-se de uma pesquisa de campo, desenvolvida numa abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas e questionários aplicados com gestores, professores, professor de (AEE) Atendimento Educacional Especializado, aluno e pais durante os meses de maio a agosto de 2018. Com os resultados, compreendemos que há necessidade de os gestores pensarem em alternativas para informar a comunidade escolar acerca da existência e relevância do PPP, como parcerias com profissionais da educação, há também a possibilidade de articular reuniões para discutir o documento na própria escola. Além disso, as instituições no âmbito da educação municipal em Pinheiros precisam pensar em ações de contrapartida para instruir a comunidade escolar sobre o PPP, tendo em vista que os atores envolvidos no estudo reconhecem a importância do documento como uma ferramenta contribuinte para a gestão democrática.
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    Plano Municipal de Educação de Porteirinha/MG: análise da participação social no processo de construção
    (UFVJM, 2017) Dourado, Anailde Pinheiro Rocha; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Neves, Leonardo dos Santos; Moraes, Emília Murta
    Dentre as políticas públicas educacionais brasileirasdestacamos, neste momento, a Lei 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), e que, em seu desdobramento, determina a obrigatoriedade da elaboração dos Planos Municipais de Educação (PME), com ampla participação popular.Nesse sentido, esta pesquisa consiste em analisar o processo de elaboração do PME do município de Porteirinha/MG. Para tanto, analisou-seos documentos legaisque conduziram à construção do referido PME,verificando o percurso de construção eas estratégias utilizadas, com o intuito de identificara forma de participação e o envolvimento da comunidade no processo. Como opção metodológica, apropriamo-nos da abordagem qualitativa. Utilizou-se a técnica de estudo de caso, pelo fato de o mesmo permitir um estudo baseado nas suas singularidades. Como instrumentos para coletas de dados, foi realizada análise documental e de questionários aplicados aos componentes das equipes de elaboração do PME (Comissão Executiva e Equipe Técnica), sujeitos desta investigação. Esta pesquisa teve suas atividades mais determinantes realizadas no período de 2013 a 2015, que correspondem ao tempo de construção do Plano e sua aprovação pela Câmara de Vereadores.Para a organização do trabalho foram utilizadasas seguintes categorias de análises para avaliar o processo de construção do referido PME: sujeito em movimento;concepções e características basilares;participação como um movimento dialético em um contexto de transformação;análises, ponderações e reflexões. O aporte teórico utilizado para respaldar essa investigaçãofoi baseadonas discussões realizadas por Dourado (2006; 2011); Libâneo (2005);Luck (2011); e Gadotti (2014). Após realização da coleta de dados, confrontados o aporte teórico e estudo de documentos, concluiu-se que o processo de elaboração do PME de Porteirinha contemplou a participação da comunidade envolvida, embora apresentando aspectos de fragilidade em determinados momentos de tomadas de decisões.
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    Plano Municipal de Educação: um exercício de planejamento para a gestão municipal
    (UFVJM, 2017) Nascimento, Sérgio Luiz; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Vieira, Flávio César Freitas; Carvalho, Keila Auxiliadora; Silva, Dayse Lúcide Santos
    O presente trabalho tem por finalidade o estudo dos planos municipais de educação dos municípios localizados no território do Alto Jequitinhonha, sob a esfera administrativa da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, Minas Gerais com vistas a responder se tais planos encontram-se alinhados ao Plano Nacional de Educação e vinculados a outros instrumentos de gestão local, podendo ser entendidos como suporte ao planejamento das políticas educacionais que se estabelecem no município. Para a consecução dos objetivos partiu-se de um referencial teórico prioritariamente fundamentado nos estudos de Saviani; Cury e Chiavenato sobre as perspectivas históricas, conceitual e estratégica. Quanto à metodologia, no percurso da pesquisa documental foram analisadas a Constituição Federal de 1988, a LBDN 9394/96, a Lei 10.172/2001, o Plano Nacional de Educação vigente, as leis municipais instituidoras dos Planos de Educação do universo estudado e as fichas de Monitoramento e Avaliação dos referidos planos. Foram construídas categorias de análise que buscaram a averiguação específica do cumprimento de prazos legais, representação e participação na produção dos planos; seleção e análise de metas e estratégias para constatação da coerência, planejamento e integração institucional na aplicação das políticas educacionais e a vinculação das metas e estratégias a outros instrumentos de planejamento utilizados pela gestão municipal nos documentos das cidades de Diamantina, Itamarandiba e Veredinha. Os resultados indicam que a maior parte dos Planos Municipais de Educação foi produzida em conformidade com os prazos legais e que, nos planos dos três municípios selecionados para a pesquisa, as respostas às indagações decorrentes da análise indicam lacunas que podem ser adequadas a partir de um processo de monitoramento e avaliação. Entretanto, tais adequações não impedem que os Planos possam ser considerados como instrumentos de planejamento e de suporte às políticas educacionais aplicadas nos territórios dos municípios.
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    As ações da equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Diamantina: um olhar para o planejamento e gestão da aprendizagem desencadeada pela Prova Brasil
    (UFVJM, 2016) Lima, Urácia Melissa de; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Vasconcelos, Kirleys Pereira
    A presente dissertação aborda uma temática que tem ocupado espaço proeminente nos debates em torno das políticas públicas nacionais: as ações envolvidas no planejamento e gestão da aprendizagem com base na trajetória da Prova Brasil. O discurso oficial apresenta a Prova Brasil como uma inovação e avanço para a educação brasileira, pois permitiria aos gestores públicos, escolares e à sociedade em geral conhecer a qualidade do ensino oferecido em cada unidade escolar. Da mesma forma, declara que as informações produzidas seriam utilizadas para subsidiar as ações dos dirigentes estaduais e municipais, bem como a dos atores escolares, em prol do contínuo aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as ações envolvidas no planejamento e gestão da aprendizagem da equipe pedagógica da Escola Municipal Belita Tameirão (EMBT), Diamantina-MG, na trajetória de participação dessa instituição na Prova Brasil, no período de 2013 a 2015. Dessa forma, buscamos instituir um direcionamento metodológico a ser utilizado na compreensão do objeto, optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos descritiva e aos procedimentos, uma pesquisa documental. Considerando o objetivo geral desta pesquisa, percebemos nos documentos analisados a grande preocupação da equipe pedagógica em orientar os professores a trabalharem atividades e questões avaliativas voltadas às competências. Apesar disso, ficou evidente que é pouca a correspondência das competências avaliadas em sala de aula e as competências avaliadas pela Prova Brasil. Os resultados da pesquisa revelam que isso foi devido ao fato dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores não trazerem em todos os seus itens e questões a avaliação de competências, realizando, em maior medida, uma avaliação mecânica. Nos instrumentos analisados, as únicas competências percebidas correspondem às competências avaliadas pela Prova Brasil, porém, havendo uma maior concentração 1) na avaliação de competências de interpretação de texto mais elementares para Língua Portuguesa e 2) na avaliação de competências de Matemática ligadas ao cálculo utilizando as quatro operações.