Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item Expansão universitária da UFVJM para a cidade de Unaí/MG e seus desdobramentos na evasão escolar superior do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias(UFVJM, 2019) Santana, Denice Pereira; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Souto, Keli Cristiane EugênioO objeto de estudo desta pesquisa é a evasão superior escolar. Estudar este tema é assunto de relevância para as instituições de educação públicas e privadas, visto que este é um problema que não acontece somente no ensino brasileiro, mas nas instituições educacionais ao redor do mundo. Encontrar as variáveis que motivam os discentes a evadirem, não é uma situação fácil de ser diagnosticada, pois, de acordo com a literatura analisada, ela pode ocorrer a qualquer tempo e por razões variadas, o que dificulta a gestão de ações de combate a este fenômeno. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a evasão escolar superior das turmas do curso presencial de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Unaí/MG, no período compreendido entre o primeiro semestre do ano de 2014 e o segundo semestre do ano de 2015, visando a identificação das taxas de evasão média bem como as variáveis motivadoras da evasão neste período. A metodologia utilizada neste estudo é de abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentada pelo tipo bibliográfico/documental. O levantamento dos dados foi realizado em dezembro de 2018 a partir das fichas dos discentes evadidos, bem como em relatórios emitidos em janeiro/2019, pelo Sistema de Gestão Acadêmica. Na primeira turma analisada (2014/1) identificou-se um percentual de 69,5% de evasão média; seguido de 52,3% para a turma ingressante em 2014/2; 57,7% em 2015/1 e 63,5% em 2015/2. Dentre as principais variáveis motivadoras da evasão escolar do curso de BCA em Unaí, identificamos: 1) Não Renovação de Matrícula; 2) Reprovação por Aproveitamento e ou Faltas em todas as Disciplinas e 3) Desistência à Pedido (Reopção de Curso). Como resultado, entende-se que os altos índices de evasão média encontrados nesta pesquisa, combinado aos vários fatores que motivaram os discentes a evadirem do BCA apontam para uma evasão motivada por múltiplos fatores e necessitam ser observados em conjunto para uma melhor gestão institucional de combate à evasão escolar superior.Item Terceirização e gestão educacional: um estudo de caso no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Diamantina-MG entre 2012 a 2018(UFVJM, 2019) Castanheira, Martha Cristianne Araújo Tolentino; Sabino, Geruza de Fátima Tome; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tome; Vieira, Flávio César Freitas; Silva, Edson Moura daA presente pesquisa tem como objeto de investigação o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Diamantina-MG, e visa analisar a Terceirização na Gestão Educacional no período de 2012 a 2018. Dessa forma busca-se a verificação das condições objetivas de trabalho dos terceiros, que atuam na Instituição, identificando os impactos dessas condições para a gestão pedagógica e administrativa da instituição de ensino. Partindo deste pressuposto, a presente pesquisa pode ser caracterizada quanto aos seus objetivos de natureza qualitativa, e também classificada como bibliográfica exploratória, pois envolve análise bibliográfica e documental. Desse modo, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, permitindo assim, seu amplo e detalhado conhecimento. Verificou-se no decorrer do estudo que a contratação de funcionários se faz através do Contrato de Prestação de Serviços Autônomos de Instrutoria Acadêmica ou através da contratação de uma empresa de serviços de conservação e limpeza. Foi evidenciado que a Instituição, realiza contratações constantes para suprir a falta de orientadores de cursos, conforme planejamento da unidade. Tal fato evidencia uma deficiência no quadro de pessoal, em que o número de autônomos supera o número de colaboradores contratados como horistas/mensalistas da unidade. Foi identificado que a contratação dos terceiros considerados autônomos prestadores de serviços educacionais é uma prática comum e estas contratações são de acordo com a necessidade para a execução dos cursos extra planejados. Dentre os achados do trabalho, verificou-se que os fatores determinantes que levaram a empresa a terceirizar parte do trabalho considerado administrativo, como os serviços de limpeza, portaria e parte do corpo docente, foi a facilidade de contratação de docentes terceirizados para suprir demandas extra planejadas e desburocratizar o processo de contratação existente dentro da Instituição. De acordo com o resultado das avaliações aplicadas, constatou-se que não há perda pedagógica nas turmas dos docentes autônomos. Em relação a prestação de serviços de Conservação e Limpeza nota-se que a Instituição optou por esta modalidade a fim de reduzir custos operacionais e obtenção de colaboradores mais rapidamente e sem burocracia na contratação. Por fim, destaca-se que este trabalho não teve como objetivo esgotar o assunto, mas sim colaborar para o enriquecimento das discussões de modo a fornecer subsídios para futuros estudos acerca do tema. Espera-se que os resultados apontados neste trabalho possam estimular a Instituição educacional alvo deste estudo, a avaliar a modalidade de contratação existente e oportunizar os gestores a reverem o processo de forma a realizarem eventuais ajustes necessários.