Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
4 results
Search Results
Item Um estudo sobre a influência dos fatores estruturantes na educação básica municipal e estadual de Minas Gerais(UFVJM, 2021) Silva, Rafael Cabral Heringer; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Chaves, Jorge Fulgêncio Silva; Gomes Pereira, João Antônio; Gomes, Luiz de Souza; Souza, Marcio Coutinho deEste estudo teve por objetivo conhecer, entender e propor uma reflexão sobre os fatores estruturantes que influem na educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) municipal e estadual no Estado de Minas Gerais. A qualidade educacional é peça fundamental para a movimentação da engrenagem do processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração dessa pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura relacionada aos fatores que apresentam influência sobre a qualidade da educação, tomando como base trabalhos de autores relevantes para essa temática, no Brasil e no exterior. A pesquisa também se apresenta como uma contribuição para nortear os esforços dos gestores públicos e educacionais, a fim de fomentar subsídios para a melhoria da qualidade do ensino público do país através de políticas públicas eficientes e eficazes, por meio da identificação e direcionamento correto dos recursos públicos, visto que os mesmos são escassos e finitos, em contrapartida, a demanda e a necessidade dos indivíduos são deliberadamente grandes. A pesquisa compreendeu os 853 municípios do Estado de Minas Gerais no período de 2013, 2015, 1017 e 2019, com a finalidade de identificar uma correlação positiva ou negativa de variáveis estruturantes internas e/ou externas às unidades escolares sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para elucidação dessa análise foi rodado o modelo econométrico longitudinal baseado em Dados em Painel. A pesquisa permitiu concluir que escolas urbanas e rurais apresentaram resultados diferentes no índice que mensura a qualidade educacional, no que tange a estrutura física das escolas, qualidade do corpo docente, bem como as disparidades econômicas e sociais identificas em regiões distintas de um mesmo município, ou seja, estatisticamente o modelo de efeitos fixos utilizado nesse estudo, apontou que aproximadamente 16,17% das variações observadas no IDEB de escolas municipais e estaduais que estão localizadas na zona urbana e cerca de 22,80% dessa diferença são explicadas pelo conjunto de variáveis utilizadas nessa pesquisa. Dessa forma discentes que são atendidos por escolas localizadas na zona rural apresentam um desempenho muito inferior ao dos estudantes de escolas urbanas no IDEB em todo o Estado de Minas Gerais.Item A formação continuada do professor no contexto das políticas públicas de educação básica: uma análise das atividades extraclasse no Alto Jequitinhonha/MG(UFVJM, 2019) Neves, Ednéia dos Santos Cunha; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo Santos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Silva, Anna Helena de Almeida Pires AltenfelderA pesquisa em questão tem como objeto de análise as Atividades Extraclasse (AEC) uma estratégia de formação continuada de professores da educação básica. Destacam-se como ferramenta da política pública educacional, tendo como finalidade a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem. As AEC, também, denominadas na rede de ensino mineira como “Módulo II”, são de caráter obrigatório e compete aos gestores institucionais seu acompanhamento e monitoramento. Tem como objetivo analisar a prática das AEC no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores no Alto Jequitinhonha/MG, focando nos elementos referenciais como ações de seu desenvolvimento, no período 2013-2018. Neste estudo, tomam-se como fundamentação teórica autores que dialogam com o universo da educação, sobretudo, concepções da formação de professores com Pimenta (2005), Gatti (2008), Libâneo (2002) entre outros. Como pressuposto metodológico utiliza-se dos princípios da pesquisa documental como método para materialização dos dados, a abordagem é de caráter qualitativo e a técnica é de análise de conteúdo. Optou-se para o desenvolvimento do estudo a delimitação do marco temporal (2013-2018) e do universo da pesquisa (três escolas estaduais em três municípios integrantes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) Diamantina). Esta pesquisa desenvolve-se em três etapas, sendo: seleção e definição das fontes documentais; descrição e levantamento do conteúdo, e análise e interpretação dos dados. Como resultado a pesquisa desvelou que há cumprimento da frequência dos professores nas atividades previstas pelo processo de formação, objeto do estudo em questão, o que não pode ser entendido como garantia de reflexão sobre a ação, que se constitui a essência das AEC. Aponta fragilidade na prática de um dos elementos implícitos ao processo de formação, o estudo-formação. Acredita-se que este estudo poderá contribuir institucionalmente para fortalecer a efetividade das AEC, visando melhorias no processo da formação continuada em serviço, dos professores da SRE Diamantina, quiçá da SEEMG.Item Projeto Escola de Tempo Integral como política pública em escolas de educação básica de Diamantina: mais tempo de uma outra educação?(UFVJM, 2017) Figueiredo, Wanderléia Lopes Libório; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Oliveira, Wellington de; Vieira, Flávio César FreitasEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar a implantação do Projeto Escola de Tempo Integral (PROETI) como política pública em escolas de educação básica em Diamantina-MG, a sua trajetória, bem como analisar se o “mais tempo” nestas escolas ressignifica mais tempo de uma outra educação, na percepção dos profissionais envolvidos no Projeto. Este estudo teve como recorte temporal o período de 2008 a 2016. Para conduzir esta investigação, a metodologia utilizada envolveu a pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e a documental, além do instrumento metodológico da entrevista semiestruturada com os envolvidos no Projeto. O aporte teórico desta pesquisa foi norteado por autores que abordam a temática da educação integral/tempo integral como política pública, dentre eles: ARROYO (1998, 2000, 2006, 2012), CAVALIERE (2002, 2007), GUARÁ (2006), MOLL (2004, 2009, 2012), MORAES (2013) e TEIXEIRA (1969, 1976, 1999). A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas mediante a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Como resultado, este estudo concluiu que os projetos e programas relacionados à educação integral nas escolas pesquisadas estão em processo de implementação, mas ainda não estão consolidados conforme as diretrizes estabelecidas pela SEE/MG. O tempo a mais nestas escolas, do PROETI ao PEI, ainda não significa mais tempo de uma outra educação, mas uma importante experiência da ampliação da jornada de permanência diária dos alunos, tendo em vista o caráter assistencialista desempenhado por estes projetos. Estima-se que o resultado desta pesquisa possa contribuir para reflexões acerca da implantação e funcionamento dos projetos e programas educacionais com ampliação de jornada escolar diária, servindo de subsídios para implantação em outras escolas, e principalmente, direcionando um olhar mais atento para as dificuldades apontadas, bem como para as possibilidades de desenvolvimento de atividades que realmente sejam traduzidas em mais educação, entendida como educação integral.Item Plataforma de suporte às ferramentas de aprendizagem para o ensino de lógica de programação na educação básica(UFVJM, 2017) Oliveira Júnior, Evandro José de; Fonseca, Alexandre Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo Cesar de ResendeAlguns países são referência no ensino de computacão em escolas de ensino básico. Isso se deu pelo fato de não ensinarem somente ferramentas básicas contidas nos computadores, mas também os fundamentos da Ciência da Computacão e como eles podem ser aplicados no dia-a-dia. No Brasil praticamente não há ensino de computacão nas escolas. Com o objetivo de estimular a insercão da computacão na educacão básica do Brasil, este trabalho apresenta várias ferramentas de ensino e aprendizagem de programacão. Discute como essas ferramentas podem ajudar os alunos a desenvolverem características e conhecimentos desejáveis, tanto para a própria computacão quanto na sua interdisciplinaridade. É realizada uma análise sobre as características de duas dessas ferramentas: Blockly e App Inventor. Além disso, são apresentados exemplos de uso. Mostra também uma reflexão sobre a importância de trabalhar e desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico dos alunos através da lógica de programacão inserida nas escolas. Foi proposto nesta dissertacão o desenvolvimento de uma plataforma que reúna as principais ferramentas e oriente os alunos e professores sobre como usá-las. Este trabalho busca contribuir para escola, alunos e professores, apresentando ferramentas de ensino que interajam com crianças e adolescentes, de forma a proporcionar diversão e estimular a curiosidade.