Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/38f28c1c-e71e-4d36-a321-8fe8a3e09e1d

PPGSSA - Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil
    (UFVJM, 2021) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Machado, Cristiane Tolentino; Melo, Janaína de Oliveira; Cambraia, Rosana Passos; Paes, Silvia Regina
    Quando se trata da efetivação do direito à saúde, o poder judiciário tem papel importante no deferimento de pedidos para fornecimento de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros. No entanto, é amplo o desconhecimento sobre a judicialização do acesso à saúde e é crescente a busca por informações nas mídias sociais virtuais como o YouTube e a inserção de tecnologias educacionais para informação e comunicação em saúde. Neste contexto a presente dissertação tem dois objetivos sendo: avaliar os vídeos brasileiros mais assistidos no YouTube sobre a judicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público; e descrever a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde. Assim, esta dissertação foi organizada em dois artigos e cada um deles responde, respectivamente, a esses objetivos. O primeiro identificou que o YouTube promove notável compartilhamento de informações sobre judicialização da saúde pública no Brasil. Seus vídeos analisados são populares, têm abundância de fontes e seus conteúdos possuem pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que a utilização de tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuário dessa rede social virtual. Mas, os profissionais do direito e da saúde no Brasil têm uma ferramenta pública a ser explorada para oferecer informação útil sobre o tema e combater a desinformação na internet. O segundo estudo descreveu e construiu uma tecnologia educacional em formato de livro digital intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do Estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais virtuais. A tecnologia foi destinada aos gestores da saúde, mas pode ser compartilhada com usuários do Sistema Único de Saúde e profissionais das áreas do direito e da saúde que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo contribua sobre o tema junto ao público-alvo por conter informações atuais acerca da judicialização da saúde no Brasil.
  • Thumbnail Image
    Item
    Ambiente escolar: espaço para educação alimentar e nutricional e prevenção de excesso de peso infantil
    (UFVJM, 2020) Urquía, Yazareni José Mercadante; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nobre, Luciana Neri; Silva, Edson da; Bodolay, Adriana Nascimento; Silva, Maria de Fátima Gomes da
    No atual cenário da saúde pública mundial e nacional, a obesidade e o sobrepeso são duas das problemáticas mais desafiantes ao manter uma prevalência crescente, sendo especialmente preocupantes na população infantil, pelas consequências na saúde e qualidade de vida dessas doenças e suas comorbidades em longo prazo. Nesse contexto, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem se destacado como estratégia para prevenção e controle desses problemas. No Brasil, a EAN é uma estratégia de política pública inserida no ambiente escolar, o qual tem sido visto como um espaço privilegiado para a formação integral do ser humano, incluindo a promoção de hábitos de vida saudáveis. Apesar disso, desenvolver ações de EAN em ambiente escolar de forma transversal, com uso de tecnologias educacionais adequadas, e mantê-las em longo prazo, não é ainda uma realidade recorrente. Considerando esses aspectos, a elaboração e validação de tecnologias educacionais para apoio docente que facilitem a inserção do tema EAN de forma transversal no currículo escolar é de grande valia. Assim, o presente estudo apresenta um panorama sobre a prevalência de excesso de peso em escolares mineiros, reflete sobre a inserção da EAN no ambiente escolar no Brasil e apresenta ainda o processo de validação de uma tecnologia educacional elaborada para auxiliar docentes a promover o conhecimento sobre alimento/alimentação, com vistas a estimular a autonomia dos educandos para que esses façam suas escolhas alimentares por meio do desenvolvimento da reflexão, da ampliação da consciência e a formação de pensamento crítico.
  • Thumbnail Image
    Item
    Implantação e avaliação do curso “educação em direitos humanos”
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Gustavo Henrique Bahia de; Dias, Ana Catarina Perez; Cambraia, Rosana Passos; Sivieri Junior, Disney Oliver; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Sivieri Junior, Disney Oliver; Oliveira, Ramony Maria Silva Reis
    A luta pelos direitos humanos, assim como sua consolidação, acontece desde o princípio da humanidade e sofrem modificações que indicam avanço ou, dependendo da situação, um retrocesso mediante o esquema governamental vigente. Infelizmente no nosso país, o aumento da violência, o crescente preconceito entre grupos estigmatizados, como homossexuais, negros, pobres, a intolerância e o desrespeito à diversidade de cultos religiosos além do total descrédito à saúde da população, faz-se ter a necessidade de programar atitudes pedagógicas para o melhor entendimento dos direitos inerentes às pessoas. Diante desse cenário, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) fomenta a criação de cursos voltados para a educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental utilizando como veículos as Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi avaliar o curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos (EDH) da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Este objetivo está relacionado com a busca do aumento da qualidade docurso para que este possa ser utilizado como modelo em outras instituições de ensino. As ferramentas de análise empregadas foram questionários estruturados, semiestruturados e entrevistas com as pessoas envolvidas na implantação do curso. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em informática demonstrou que o menu de entrada, a sequência lógica, apresentação visual, programa e a navegabilidade estão dentro do esperado consistindo em uma opção de mídia satisfatória, o único problema detectado que foi na velocidade de acesso independe da instituição proponente. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em conteúdo demonstrou que os vídeos apresentados necessitam ser mais coesos e atuais, a acessibilidade e distribuição do material dentro do ambiente virtual de aprendizado necessita de uma revisão, as imagens e os exercícios devem ser repensados e modificados e o conteúdo programático precisa de intensificação na sua imersão. O resultado obtido com a entrevista ao colegiado demonstra que a UFVJM precisa melhorar o acolhimento aos programas de especialização e repensar a burocracia necessária para implantação e adesão ao curso pelos estudantes. Este trabalho serve como base para desenvolvimento de projetos semelhantes em outras instituições, além de melhoria na qualidade do material apresentado aos cursistas