Departamento de Ciências Biológicas

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/226b63f0-a193-461d-a5c5-cc3d6eabb8d1

BIO - Departamento de Ciências Biológicas

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • Thumbnail Image
    Item
    Tendências da pesquisa em ensino de Ciências: alguns estudos teóricos e práticos
    (UFVJM, 2024-01-22) Matos, Deisiene Gonçala Guedes de; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turmas 2022 e 2023. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. O trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: ÁREA I. Ensino e Aprendizagem de Conceitos e Processos Científicos ÁREA II. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação em Ciências ÁREA III. História e Filosofia da Ciência ÁREA IV. Educação em Espaços Não-Formais ÁREA V. Educação em Saúde e Educação em Ciências ÁREA VI. Educação Ambiental e Educação em Ciências ÁREA VII. Alfabetização Científica e Tecnológica e Educação CTS/CTSA Neste e-book, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas. Atenciosamente, Deisiene Gonçala Guedes de Matos Geraldo W. Rocha Fernandes
  • Thumbnail Image
    Item
    Estudos teóricos e práticos de tendências da pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2022-02-23) Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
    Este E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2021/1.Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: PARTE I. Alfabetização Científica e Tecnológica, Abordagem CTS/CTSA PARTE II. Estratégias e metodologias de ensino de Ciências PARTE III. História e Filosofia da Ciência PARTE IV. Formação de professores de Ciências PARTE V. Educação Ambiental e Educação em Ciências PARTE VI. Currículos e Educação em Ciências PARTE VII. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
  • Thumbnail Image
    Item
    Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: reflexões em tempos de pandemia
    (UFVJM, 2021-11-11) Fernandes, Geraldo Wellington; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
    Este E-book apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2020/2. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste e-book tiveram como tema “Reflexões em Tempos de Pandemia”, uma vez que foram originados, em sua maioria, em contexto de ensino a distância e remoto da UFVJM e da educação básica. Neste e-book, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.
  • Thumbnail Image
    Item
    IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: possibilidades e desafios em tempos de estudos não presenciais
    (UFVJM, 2021-06-15) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
    Este eBook apresenta os trabalhos completos do IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2020/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste eBook tiveram como tema “Possibilidades e Desafios em Tempos de Pandemia”, uma vez que foram originados, em sua maioria, em contexto de ensino a distância e remoto da UFVJM e da educação básica.
  • Thumbnail Image
    Item
    Diálogos entre educação e permacultura: formando professores para a sustentabilidade: atividades interdisciplinares para a educação básica
    (UFVJM, 2020) Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Esta cartilha foi elaborada pelos acadêmicos da disciplina Prática de Ensino em Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina-MG. Este material apresenta diversas sugestões de atividades que envolvem a temática da permacultura e é destinado a você, educador/a, que esteja interessado/a em implementar tal prática em sua escola. As atividades que aqui se encontram possibilitam a abordagem de temáticas e conceitos presentes nos conteúdos de ciências e também em diferentes áreas do conhecimento, potencializando um projeto multidisciplinar e integrador em sua escola.
  • Thumbnail Image
    Item
    Trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2019-12-17) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este eBook apresenta os trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/2 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em sete Eixos Temáticos: 1) Identidades de gênero e sexuais 2) Uso de modelos e recursos didáticos 3) Estratégias de Ensino 4) Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) 5) Abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) 6) Educação Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura 7) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2019) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este eBook apresenta os trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em quatro Eixos Temáticos: 1) Material Didático 2) Natureza da Ciência 3) Estratégias de Ensino 4) História e Filosofia da Ciência 5) Educação Ambiental Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.
  • Thumbnail Image
    Item
    CriAtividade Física: elaboração de práticas pedagógicas de Educação Física interdisciplinares com Anatomia Humana
    (UFVJM, 2018) Maturana, Luiz Gabriel; Mourão, Gabriela Ribeiro; Pereira, Izabela Jardim Neves; Gonçalves, Matheus Augusto de Assis; Costa, Neimar de Jesus; Pereira, Ramona Ramalho de Souza
  • Thumbnail Image
    Item
    Parâmetros genéticos para caracteres de crescimento em pequizeiro em estádio precoce
    (Universidade Federal do Ceará, 2012-03-01) Giordani, Samuel Cunha Oliveira [UFVJM]; Fernandes, José Sebastião Cunha [UFVJM]; Titon, Miranda [UFVJM]; Santana, Reynaldo Campos [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Parâmetros genéticos estimados por meio de delineamentos genético-estatísticos considerando-se efeitos de populações e progênies são inexistentes para o pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.). O objetivo deste trabalho foi estimar parâmetros genéticos e avaliar a eficiência da seleção baseada em caracteres de crescimento em estádio precoce nesta espécie. O experimento foi instalado em janeiro de 2005, utilizando-se mudas de 31 matrizes originadas de duas procedências, em um delineamento em blocos ao acaso com seis repetições e cinco plantas por parcela, no município de Carbonita, MG. Nos anos de 2005 a 2008 avaliaram-se os caracteres: altura de planta (2005; 2006; 2007 e 2008), diâmetro do caule ao nível do solo (2006; 2007; 2008) e diâmetro da copa (2008). As estimativas da herdabilidade no sentido restrito em nível de indivíduo variaram de 0,15 a 0,50. As correlações genéticas e fenotípicas entre os caracteres nos diferentes anos foram positivas e em geral altamente significativas. Estimativas da eficiência de seleção obtidas pela expressão de Hamblin e Zimmermann variaram de médias a altas para todos os caracteres. Concluiu-se que, na hipótese de correlação significativa entre os caracteres avaliados e a produção de frutos, a seleção para produção de frutos, baseada em caracteres de crescimento, pode ser iniciada em estádio precoce.