Departamento de Ciências Biológicas
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/226b63f0-a193-461d-a5c5-cc3d6eabb8d1
BIO - Departamento de Ciências Biológicas
Browse
18 results
Search Results
Item Saúde, espiritualidade e arte: a força de criar, dançar, cantar, rezar e fazer cura(UFVJM, 2024) Paes, Sílvia ReginaItem Tendências da pesquisa em ensino de Ciências: alguns estudos teóricos e práticos(UFVJM, 2024-01-22) Matos, Deisiene Gonçala Guedes de; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turmas 2022 e 2023. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. O trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: ÁREA I. Ensino e Aprendizagem de Conceitos e Processos Científicos ÁREA II. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação em Ciências ÁREA III. História e Filosofia da Ciência ÁREA IV. Educação em Espaços Não-Formais ÁREA V. Educação em Saúde e Educação em Ciências ÁREA VI. Educação Ambiental e Educação em Ciências ÁREA VII. Alfabetização Científica e Tecnológica e Educação CTS/CTSA Neste e-book, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas. Atenciosamente, Deisiene Gonçala Guedes de Matos Geraldo W. Rocha FernandesItem Estudos teóricos e práticos de tendências da pesquisa em Ensino de Ciências(UFVJM, 2022-02-23) Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaEste E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2021/1.Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: PARTE I. Alfabetização Científica e Tecnológica, Abordagem CTS/CTSA PARTE II. Estratégias e metodologias de ensino de Ciências PARTE III. História e Filosofia da Ciência PARTE IV. Formação de professores de Ciências PARTE V. Educação Ambiental e Educação em Ciências PARTE VI. Currículos e Educação em Ciências PARTE VII. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicosItem Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: reflexões em tempos de pandemia(UFVJM, 2021-11-11) Fernandes, Geraldo Wellington; Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaEste E-book apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2020/2. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste e-book tiveram como tema “Reflexões em Tempos de Pandemia”, uma vez que foram originados, em sua maioria, em contexto de ensino a distância e remoto da UFVJM e da educação básica. Neste e-book, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.Item IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: possibilidades e desafios em tempos de estudos não presenciais(UFVJM, 2021-06-15) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaEste eBook apresenta os trabalhos completos do IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2020/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste eBook tiveram como tema “Possibilidades e Desafios em Tempos de Pandemia”, uma vez que foram originados, em sua maioria, em contexto de ensino a distância e remoto da UFVJM e da educação básica.Item Diálogos entre educação e permacultura: formando professores para a sustentabilidade: atividades interdisciplinares para a educação básica(UFVJM, 2020) Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEsta cartilha foi elaborada pelos acadêmicos da disciplina Prática de Ensino em Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina-MG. Este material apresenta diversas sugestões de atividades que envolvem a temática da permacultura e é destinado a você, educador/a, que esteja interessado/a em implementar tal prática em sua escola. As atividades que aqui se encontram possibilitam a abordagem de temáticas e conceitos presentes nos conteúdos de ciências e também em diferentes áreas do conhecimento, potencializando um projeto multidisciplinar e integrador em sua escola.Item Trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências(UFVJM, 2019-12-17) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste eBook apresenta os trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/2 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em sete Eixos Temáticos: 1) Identidades de gênero e sexuais 2) Uso de modelos e recursos didáticos 3) Estratégias de Ensino 4) Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) 5) Abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) 6) Educação Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura 7) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.Item Trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências(UFVJM, 2019) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste eBook apresenta os trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em quatro Eixos Temáticos: 1) Material Didático 2) Natureza da Ciência 3) Estratégias de Ensino 4) História e Filosofia da Ciência 5) Educação Ambiental Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.Item CriAtividade Física: elaboração de práticas pedagógicas de Educação Física interdisciplinares com Anatomia Humana(UFVJM, 2018) Maturana, Luiz Gabriel; Mourão, Gabriela Ribeiro; Pereira, Izabela Jardim Neves; Gonçalves, Matheus Augusto de Assis; Costa, Neimar de Jesus; Pereira, Ramona Ramalho de SouzaItem Seleção de famílias de feijão com resistência à antracnose, produtividade e tipo de grão carioca(Editora da Universidade Federal de Lavras, 2008-10-01) Parrella, Nádia Nardely Lacerda Durães [UFVJM]; Santos, João Bosco dos; Parrella, Rafael Augusto da Costa [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA) Departamento de Biologia/DBINa obtenção de cultivares de feijão com resistência à antracnose, outros atributos agronômicos também devem ser considerados para atender a preferência do consumidor e do produtor. Neste trabalho, objetivou-se identificar famílias de feijão que reúnam, além da resistência à antracnose, alta produtividade, grãos tipo Carioca e porte ereto. Foram cruzados os genitores CNFC 10706, B1 portador do alelo de resistência à antracnose Co-4 e H147 portador do alelo de resistência Co-5. Os três possuem grãos semelhantes ao Carioca. Inicialmente foram avaliadas 224 famílias F2:3, derivadas dos três cruzamentos, mais a cultivar Talismã como testemunha, no inverno/primavera de 2004, em Lavras, com base no tipo de grão. Foram selecionadas 99 famílias F2:4 e avaliadas com a testemunha Talismã, na seca de 2005 em Lavras e Lambari. Essas 99 famílias foram também inoculadas com as raças 593 e 337 de C. lindemuthianum, para auxiliar na seleção daquelas portadoras dos alelos de resistência Co-4 e Co-5. As 35 famílias F2:5 remanescentes, foram avaliadas no inverno/primavera de 2005, em Ijaci, MG. Em todos os experimentos foi utilizado, o delineamento látice quadrado. As 35 famílias foram novamente inoculadas com as raças 65 e 321. Por meio das inoculações e também com o uso de um marcador molecular SCAR ligado ao alelo Co-4, foi possível identificar a constituição genética da maioria das 35 famílias quanto à reação antracnose e selecionar quatro que reúnem, simultaneamente, tipo de grãos semelhante ao Carioca, porte ereto e boa produtividade, além de serem portadoras dos alelos Co-4 e Co-5 de resistência à antracnose.