Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Estratégias pedagógicas para alunos surdos em aulas de Educação Física: uma revisão integrativa
    (UFVJM, 2023) Cruz, Taynara Xavier; Niquini, Cláudia Mara; Soares, Raquel Schwenck de Mello Vianna; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Na esteira da história, a Educação Física (EF) ficou correlacionada à equívoca ideia de corpo perfeito, de perfomance em aulas, o que acarretava a exclusão de princípios educacionais, no qual, alunos considerados “incapazes”, não acessavam os saberes tratados por este componente curricular. Em especial, a partir da década de 1990, a EF busca, permanentemente, a distância desse padrão excludente e começa a oferecer estudos que dedicam-se a construção de aulas inclusivas e que se aproximem da realidade dos escolares, para uma transformação pedagógica de aulas de EF. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, através de uma revisão integrativa, foi analisar a produção científica sobre as estratégias pedagógicas para alunos surdos nas aulas de EF, além de buscar entender quais as opiniões, percepções e sugestões dos escolares surdos sobre as aulas. Nesta linha de pensamento, também identificar a comunicação direta do professor com o surdo e o processo de formação inicial e continuada dos professores sobre essa temática. Deste modo, os dados foram coletados nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, entre os anos 2012 a 2022, utilizando-se os descritores controlados: Aluno Surdo ou Surdez and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Experiência Pedagógica and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Escola and “Educação Física”. A amostra final foi constituída por 09 (nove) artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Nesse sentido, após uma leitura minuciosa dos contéudos manifestos, emergiram 05 (cinco) categorias de análise: formação inicial e continuada dos docentes; comunicação direta entre professor e aluno; opiniões e percepções dos alunos surdos nas aulas de EF; sugestões dos escolares surdos para melhoria das aulas de EDF; estratégias pedagógicas sugeridas e/ou utilizadas pelos docentes. Os resultados apontam para estratégias de curto, médio e longo prazo aos professores de EF, entre eles: planejamentos de aulas inclusivas, utilização de recursos visuais, troca de experiências com profissionais especializados, formação continuada de professores e a necessidade deconhecimentos em Libras e cultura surda. Somado a isso, é notório a importância do aluno Surdo se apropriar dos conhecimentos que estão sendo passados e não apenas imitar o que os demais alunos da turma estão fazendo, inserido-o na cultura corporal de movimento.
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    O cotidiano das internas da Escola Normal Rural Regional Dom Joaquim Silvério de Souza na década de 1950
    (UFVJM, 2020) Cordeiro, Renata Maria Moreira da Silva; Pires, Herton Helder Rocha; Dias, João Victor Leite; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pires, Herton Helder Rocha; Fernandes, Daisy de Rezende Figueiredo; Morais, Harriman Aley; Pinto, Helder de Moraes
    A Escola Normal Rural Regional Dom Joaquim Silvério de Souza, instalada no distrito de Conselheiro Mata, no município de Diamantina, tinha como objetivo formar professoras primárias para a educação rural na década de 1950. A Escola tinha como proposta a formação completa das alunas, desenvolvendo desde sua capacidade intelectual até a construção de hábitos, com o objetivo de ampliar o universo cultural das mesmas, preconizando o seu retorno ao meio rural. Tendo em vista o diferencial da metodologia utilizada, essa dissertação buscou entender como era a rotina das alunas frente a uma proposta que trazia inovações pedagógicas na sua prática no período de 1950 a 1954. Com essa finalidade, o trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro apresentou uma reflexão sobre a formação das alunas e as práticas pedagógicas utilizadas na escola, baseada em quatro pesquisas com temas concernentes à Instituição, permitindo entender também o contexto da implantação da mesma. Foram identificadas e analisadas 14 categorias de práticas, onde o trabalho em equipe era a base do desenvolvimento de todas. O segundo buscou o conhecimento e entendimento do cotidiano das alunas, baseado nos diários, que eram o registro das atividades rotineiras, escritos pelas alunas e considerados parte de uma prática pedagógica inovadora. Constatou-se uma rotina de afazeres e horários rígidos, divididos entre tarefas escolares, domésticas e extraclasse, bem como a presença da fé no dia a dia da Instituição. Por fim, o terceiro capítulo dispõe sobre depoimentos de ex-alunas do educandário, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, onde as informações contidas nos diários foram reafirmadas e/ou complementadas, além de revelar algumas particularidades até então não registradas, principalmente relacionadas à saúde. Pela análise de conteúdo dos relatos, foi percebido oito categorias de falas de sentido comum, onde algumas ratificavam a preocupação da escola com aspectos de saúde das próprias alunas e do aprendizado, uma vez que seriam responsáveis pela melhoria de vida do meio rural por meio da educação e da saúde.
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    Mitos e logos: repensando as dicotomias da modernidade ocidental sob a perspectiva da educação escolar indígena
    (UFVJM, 2019) Cavalcante, Amanda Ottoni; Cambraia, Rosana Passos; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cambraia, Rosana Passos; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Queiroz, Henrique Almeida de; Paes, Sílvia Regina; Alves, Thamar Kalil de Campos; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros
    O processo educacional escolar como direito das comunidades indígenas vem sendo constituído, no século XXI, em contraposição à tradição assimilacionista e integracionista de experiências escolares que tinham como finalidades o apagamento das diferenças culturais. Essa pesquisa teve como foco a reinterpretação dos mitos como método pedagógico para reinvenção das tradições culturais com base no próprio meio de transmissão do conhecimento tradicional. Analisou-se as representações que os povos indígenas predominaram no imaginário dos estudantes do Ensino Médio, no sentido de problematizar a concepção genérica do “ser índio” para recriar outras concepções baseadas no método partilhado através da investigação sobre o conhecimento histórico dos próprios indígenas. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sobre as teorias decoloniais, o espaço rural brasileiro e a educação escolar indígena, e a análise do material didático “Rithioc Krenak” diferenciado e específico da educação escolar indígena - com foco na reinterpretação dos mitos para re-criar e re-significar a história do seu povo. Contribuindo para a “ressurgência” cultural no intuito de reverter o quadro de silenciamento da língua materna e análise das representações dos estudantes do ensino médio sobre os povos indígenas. Conclui-se que os mitos indígenas inseridos no processo educativo possuem uma linguagem específica da cultura e da vida social da comunidade. Contribuem para problematizar a temática indígena em sala de aula, uma vez que, toda representação social parte de uma naturalização de discursos construído ao longo do processo histórico.
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    Estado do conhecimento: práticas pedagógicas com o uso de filmes nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras (2014 a 2018)
    (UFVJM, 2019) Reis, Isabela Pardinho; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Silva, Josaniel Vieira da; Paula, Simone Grace de; Lima, Josélia Barroso Queiroz
    Este estudo parte da inquietação, dúvidas e desafios enfrentados na minha vida profissional enquanto professora. A partir disso, observa-se que práticas pedagógicas com exibição de filmes não ocorrem com muita frequência e, devido aos desafios encontrados para que essas práticas aconteçam de fato, buscamos investigar as pesquisas sobre práticas pedagógicas com o uso de filmes nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação (stricto sensu) das universidades brasileiras no período de 2014 a 2018, em especial na região sudeste. O ano de 2014 foi escolhido como ponto de partida da pesquisa porque foi o ano que houve a promulgação da Lei 13.006/ 2014. Nesse sentido, a problemática central dessa investigação parte da seguinte questão: como as pesquisas com cinema e educação têm enfatizado as práticas pedagógicas com uso de filmes na educação básica? Para a realização deste estudo, optou-se pela metodologia de pesquisa bibliográfica do tipo “Estado do Conhecimento”, com abordagem qualitativa, de natureza quanti-qualitativa. Como referenciais teóricos, foram adotados principalmente os estudos de Azevedo (2014), Bergala (2008), Duarte (2002), Freire (1967, 1979, 1981, 1989 e 1993), Fresquet (2007, 2009, 2010, 2013 e 2016), Silva (2017) e Teixeira (2017) no campo dos estudos sobre cinema e educação. Lüdke e André (2013) e Bardin (1977) nas veredas da pesquisa qualitativa e análise de dados. A busca na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) resultou em um total de 109 produções sobre práticas com o uso de filmes na educação. Desse total, 28 trabalhos foram selecionados e constituíram foco desta pesquisa por se enquadrarem no objeto de estudo. Na pesquisa realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com os descritores ‘cinema and educação and práticas and pedagógicas’ foram encontrados 50 resultados nesse mesmo período, 2014 a 2018. Deste quantitativo, foram selecionadas 16 pesquisas. Ao final, um total de 44 produções constitui este trabalho, sendo 35 dissertações de mestrado e 09 teses de doutorado. Desse modo, foi realizado um mapeamento e análise de conteúdo das produções com o tema práticas pedagógicas com o uso de filmes na educação básica. A fim de delimitar tais produções, optamos em aprofundar a pesquisa na região sudeste, região com maior número de produções nessa área. A partir da seleção dos resumos dos trabalhos foram criadas categorias análise dos mesmos. Concluiu-se que são diversas as práticas pedagógicas com o uso de filmes na escola e que parte dos trabalhos desenvolvidos na região sudeste ainda seguem a linha do uso dos filmes como recurso didático, porém, vários pesquisadores vêm defendendo a presença dos filmes na escola na perspectiva artística, de ampliação cultural e prática social, como caminho para formação humana dos estudantes.