Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Metodologias ativas no ensino superior: perfil e percepções dos estudantes do curso de Medicina
    (UFVJM, 2020) Oliveira, Sarah Beatriz Soares de; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Leite, Roberta Vasconcelos; Alves, Thamar Kalil de Campos; Flores, Maria José Batista Pinto
    O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção dos discentes do curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK sobre a utilização de metodologias ativas no âmbito da formação acadêmica. O referencial teórico é norteado por três eixos, quais sejam: o ensino superior, processo e sujeitos; a formação do profissional de medicina e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2019, por meio de um questionário on-line. Participaram da pesquisa 140 estudantes, cujo perfil predominante é do sexo feminino, de cor/raça branca, com faixa etária de 21 a 24 anos, solteiros, sem filhos, oriundos de escola pública e provenientes do Estado de Minas Gerais. Foi possível verificar que a grande parte dos estudantes não possui experiência anterior com as metodologias ativas e a consideram uma prática inovadora. Dentre as principais metodologias ativas utilizadas no curso, destacam-se PBL, Grupos de discussão, Seminários, TBL e Fishbowl, com as quais os estudantes relataram dificuldades como participação, adequação da rotina de estudos e adaptação ao novo papel, recorrendo, principalmente à ajuda de outros discentes e o apoio dos tutores/professores a fim de superá-las. Os discentes indicaram como vantagens das metodologias ativas a capacidade de estimular o autoestudo, o desenvolvimento do sujeito crítico-reflexivo e o dinamismo do processo educacional; e consideraram como principais fragilidades a exigência de maturidade discente, as lacunas no processo de ensino, a carência de suporte dos docentes no processo de adaptação aos métodos de ensino e a insegurança quanto à aprendizagem. Para além dos objetivos propostos, o trabalho empírico, ao ouvir os estudantes, revelou que são necessárias transformações epistemológicas relativas às posturas de professores e alunos. Além disso, os métodos ativos, sozinhos, não se configuram como a panaceia para todos os problemas da formação inicial de novos médicos e, se utilizados de forma inadequada e sem direcionamento efetivo, causam cansaço e fadiga nos estudantes, sobrecarregando-os ao invés de aprimorar a formação de futuros médicos. Observa-se que é importante o aprimoramento das metodologias ativas, por meio de capacitação para docentes e discentes, busca de coerência metodológica do processo de avaliação da aprendizagem, bem como a reflexão sobre a prática educativa a partir da inclusão e valorização dos feedbacks dos sujeitos do processo.
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    O curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina: articulação de seu projeto pedagógico com as diretrizes curriculares nacionais
    (UFVJM, 2018) Medeiros, Ana Paula Antunes de; Araújo, Alisson; Salvador, Lucimar Daniel Simões; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ramos Júnior, Silvio Pereira; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos
    A formação profissional em saúde, no último século, despertou uma série de anseios e preocupações nos âmbitos educativo, cultural, social, político e ético, especialmente com a formalização e implantação do Sistema Único de Saúde – SUS no Brasil. Com isso surge a necessidade de uma nova organização dos serviços de saúde e de qualificação diferenciada para formação de um perfil profissional. O Conselho Nacional de Educação do governo brasileiro instituiu, em 2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, objetivando definir os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de médicos a serem adotados nos projetos pedagógicos e currículo. A flexibilização e inovação curricular, integração teoria prática, utilização de metodologias diferenciadas de ensino e formação por competências em busca da formação de um profissional crítico e reflexivo capaz de resolver problemas, são pontos de discussão que geraram estudos e necessidades de adaptações. Nesse contexto em 2014 foram instituídas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e indicadas mudanças importantes para formação médica em busca de um novo perfil profissional atento para as necessidades da comunidade e atendimento ao SUS. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK, em Diamantina iniciou em 2014 o curso de graduação em Medicina, sendo importante conhecimento sobre a proposta curricular apresentada. Nesse sentido o objetivo deste estudo foi compreender como o projeto pedagógico do referido curso articula nas dimensões política e pedagógica, as orientações curriculares preconizadas nas diretrizes. Buscou-se também identificar semelhanças e diferenças dos aspectos encontrados com os aspectos já apresentados nos projetos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da UFVJM em outros estudos. Tratou-se de um estudo de caso, exploratório e de enfoque qualitativo, com utilização da pesquisa documental, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apresentam o que projeto pedagógico do curso (PPC) traz em suas dimensões política e pedagógica, para a formação médica a luz das diretrizes e um comparativo com a visão da formação proposta pelos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia dentro das mesmas dimensões.
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    Fatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK
    (UFVJM, 2018) Görgens, Pollyanna Roberta Campelo; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são parte dos métodos inovadores previstos pelo projeto pedagógico da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao incorporar as TDICs na atuação docente, é possível estimular a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Jogos de simulação, fóruns e pesquisas em base de dados são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas dentro da proposta de aprendizado construtivista. Porém, diante de um quadro de professores procedentes de escolas tradicionais, conhecer as variáveis que trazem impacto no uso destas tecnologias para o ensino e aprendizagem podem contribuir no direcionamento de futuras medidas de melhorias e políticas de incentivos. Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que determinam uso das TDICs por professores da FAMED. Foi realizado um estudo de campo observacional transversal a partir de questionários aplicados a população total composta por 48 docentes efetivos em exercício. Destes, 42 participaram do estudo. Foi verificada a existência de associação entre as variáveis estudadas para determinar quais delas teriam impacto na quantidade de ferramentas de TDICs usadas pelos docentes. Os testes estatísticos foram realizados considerando um nível de significância 95% (α = 0,05) para verificar associações entre as variáveis. Concluiu-se que a existência de uma aptidão prévia dos futuros professores com as tecnologias, antes do ingresso na FAMED, é um fator decisivo para uma maior adequação das atividades desenvolvidas às necessidades do curso. Os resultados indicam que, independentemente de quais políticas sejam adotadas pela FAMED no sentido de incentivar os docentes a utilizar mais tecnologias em suas práticas pedagógicas, a motivação pessoal, a impressão de sentir apoio institucional e as características pessoais do professor são os principais fatores determinantes para o maior uso de TDICs na docência.
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    Criação e implantação do Curso de Medicina da UFVJM – Campus do Mucuri: uma história de lutas e desafios
    (UFVJM, 2018) Pinto, Vânia Soares de Oliveira e Almeida; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Silva, Felismina Dalva Teixeira
    As políticas públicas implementadas pelos governos em uma sociedade, são ações ou regras que influenciam diretamente a vida de todos os cidadãos. Depois de desenhadas, transformam-se em planos, projetos ou programas que modificarão e ordenarão áreas importantes da sociedade, como a Saúde e Educação. Historicamente no Brasil, as tentativas de construção de sistemas públicos de amplo acesso a serviços essenciais, foram fragmentadas e frágeis. O ordenamento e sistematização das ações governamentais brasileiras só se tornou mais evidente após a Constituição de 1988, que determinava ao Estado o dever de prover direitos individuais e coletivos, inalienáveis, como a Educação e Saúde. Em 2013, criou-se o Programa Mais Médicos, política pública de Saúde e Educação, cujos eixos principais buscavam o provimento de médicos para a Atenção Básica; mudanças e ampliação no ensino médico e melhoras nas estruturas físicas das Unidades de Saúde do país. O Mais Médicos, além da garantia de assistência médica com o provimento emergencial para áreas remotas, como o Nordeste de Minas Gerais, viabilizou a criação de duas novas escolas médicas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo uma no campus de Diamantina e outra no campus Mucuri, em Teófilo Otoni, ambas cidades de Minas Gerais. Neste contexto, o trabalho realizado tem como objetivo geral, investigar o processo de criação e implantação do curso de Medicina da UFVJM – campus Mucuri, em Teófilo Otoni, como políticas públicas de Educação e Saúde. Como objetivos específicos, busca investigar o surgimento e o desenvolvimento das políticas públicas de Saúde e Educação no Brasil; analisar o Programa Mais Médicos e sua relação com tais políticas e; resgatar o histórico de criação e implantação do curso de Medicina da UFVJM - campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. Trata-se de estudo qualitativo, de natureza exploratória, que utiliza a análise documental, além do levantamento bibliográfico, para determinar os contextos atuais sobre o programa. Em três anos de funcionamento, a Faculdade de Medicina do Mucuri conta com aproximadamente 210 alunos. O curso possui entrada semestral de 30 vagas e currículo modular, baseado em metodologias ativas de aprendizagem, voltado para a formação de um profissional generalista, com foco em medicina rural e perfil humanista. O registro histórico tem importante relação com o desenvolvimento da identidade do curso de Medicina e por se tratar de estudo exploratório, não se esgota em si mesmo, permitindo novas pesquisas e abordagens acadêmicas.