Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
10 results
Search Results
Item A retenção escolar no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM Campus Janaúba/MG(UFVJM, 2021) Silva, Magno Vilácio Pereira da; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Oliveira, Altamir Fernandes de; Souza, Andrey Lopes deDesde sua implantação, no ano 2014, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Janaúba/MG enfrenta o problema da retenção de seus alunos. Por não haver um estudo científico sobre a retenção no BC&T, esta pesquisa procurou investigar as suas causas. O período de tempo escolhido foi entre o primeiro período de 2016 e o segundo período de 2017. A partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet e Marilena de Souza Chauí, a pesquisa abordou o tema da retenção escolar à luz das teorias/discursos que historicamente a discutiram, identificando as interpretações das causas e consequências que essas leituras tiveram para a educação e, em especial, para universidades públicas na contemporaneidade. Para isso, enveredou-se pela discussão da implantação das políticas neoliberais na educação, pós década de 1990, e expansão das vagas no ensino superior brasileiro. Nesta pesquisa, procurou-se dar ouvidos aos principais sujeitos (discentes, docentes e membros do Núcleo Docente Estruturante) envolvidos no processo de retenção no BC&T, com o objetivo de identificar as suas causas e traçar o perfil dos discentes retidos nesse curso. Os resultados da pesquisa apontaram que a infraestrutura do prédio em que estava instalado o Campus, apesar de ter contribuído para os altos índices de retenção dos discentes que responderam ao questionário, não foi o único fator. Também foram apontados, pelos sujeitos pesquisados, outros fatores relacionados à instituição que contribuíram para a potencialização dos índices de retenção como: excesso de discentes por disciplina; forma inadequada de distribuição das notas; a didática de alguns professores e níveis de dificuldades das disciplinas. Constatou-se que, em geral, o primeiro e o segundo período do curso apresentam os maiores percentuais de retenção e que essa atinge com maior intensidade as mulheres e os egressos de escolas públicas. Os dados apontam que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade, acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Esses dados revelam que, embora todos tenham a mesma oportunidade de estudarem em um curso como o BC&T, nem todos possuem as mesmas condições, devido aos entraves socioeconômicos, de se desenvolverem. Por fim, trata da necessidade de implantação de políticas públicas de ações afirmativas, que proporcionem as condições para o desenvolvimento dos discentes pertencentes às classes sociais mais baixas.Item Quantidade de frutas por cladódios na qualidade e na produtividade comercial de pitaia(UFVJM, 2020) Santos, Núbia Cassiana; Cruz, Maria do Céu Monteiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cruz, Maria do Céu Monteiro; Guimarães, Amanda Gonçalves; Pantoja, Lílian de AraújoAumentar a produtividade dos pomares está entre os objetivos dos produtores de pitaia. Entretanto, a quantidade de frutas por planta pode reduzir a produtividade comercial, devido à redução do tamanho, pois, para o mercado de frutas destinadas ao consumo ao natural, o tamanho é uma das principais características relacionadas à qualidade. Dessa forma, avaliar o número de frutas a ser estabelecido por cladódio, sem afetar a produtividade comercial, é fundamental para se estabelecer práticas culturais que visam aumentar a disponibilidade de fotoassimilados, mediante a redução da competição para aumentar a qualidade final das frutas remanescentes e o rendimento. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a influência da quantidade de frutas por cladódio na qualidade e na produtividade comercial de duas espécies de pitaia, em diferentes épocas de colheita. O experimento foi conduzido em condições de campo, em um pomar formado com as espécies Hylocereus undatus e Hylocereus polyrhizus com seis anos de idade, no quinto ciclo produtivo. Em cada surto de floração o número de frutas formadas por cladódio foi contado, estabelecendo-se quatro quantidades, sendo duas, quatro, cinco e seis. As avaliações seguiram um esquema de parcela subdividida no tempo, sendo a parcela a quantidade de fruta por cladódio e a subparcela, a época de colheita (dezembro, fevereiro e março), com quatro repetições e uma planta por parcela. A quantidade de frutas que cresce simultaneamente no cladódio interfere no tamanho, na qualidade e na produtividade comercial. Plantas conduzidas com duas frutas por cladódios apresentam maior porcentagem de frutas com tamanho para comercialização. Sem a realização de práticas de manejo que favoreçam a qualidade e aumentem a produtividade comercial, os produtores perdem, em média, 46% da produção, pelo fato de os frutos não apresentarem padrão para a comercialização. Para aumentar a produtividade comercial devem-se considerar a condução de plantas com duas frutas por cladódio e a redução de 40% da quantidade de frutas por planta, ao longo do ciclo produtivo. Os índices de frutificação do final do ciclo produtivo merecem mais atenção, em relação à quantidade de frutas a ser estabelecida, considerando o desgaste das reservas na planta e a competição entre os drenos.Item Inovação nos Institutos Federais: uma perspectiva dos seus servidores(UFVJM, 2019) Fonseca, Karine Andrade; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Pinheiro, Daniel Calbino; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, Ramony Maria da Silva ReisA inovação, nesta pesquisa, compreendida para além da ciência, da pesquisa e da tecnologia. Inerente a todo indivíduo e ambiente, o conceito de inovação, se fundamenta nas premissas de Messina (2001), Tidd; Bessant (2015), Carbonell (2002) e a OCDE (2005), e consiste num processo no qual ocorre a introdução de algo novo ou com significativa melhora no ambiente, assumindo um papel de estratégia frente as mudanças nos cenários político, econômico, social e cultural para solução de problemas institucionais. Para responder a questão central como a inovação está sendo promovida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, utilizando como proxy a percepção dos seus servidores, utilizou-se inicialmente os seguintes referenciais téoricos, Aguilar Filho (2011), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Manfredi (2002), Ortigara (2014), Oliveira; Caires (2016), Pacheco (2011) e Saviani (2011) para explorar a trajetória histórica de modificação/adaptação das instituições federais de educação profissional do país e, Alencar (1996), Barbosa (2013), Messina (2001), OCDE (2005) e Tidd; Bessant; Pavitt (2008) para tratar da inovação e seu diálogo com a pesquisa, a ciência, a tecnologia e o ambiente organizacional. Realizada em formato de estudo de caso, a coleta de dados da percepção de 655 servidores dos 38 Institutos Federais do país, ocorreu através de uma pesquisa de opinião eletrônica, cujo questionário foi construído com base nos principais fatores que favorecem e atrapalham a inovação numa instituição educacional, segundo Barbosa (2013). Ainda utilizou-se dos pressupostos de Bardin (2011) para realizar uma análise de conteúdo e análise documental, a partir da pré-análise, exploração do material, tratamento dos dados, inferência e interpretação; seguido pela exposição descritiva e analítica dos resultados obtidos. Os resultados da pesquisa, segundo a percepção dos servidores, apontam para a existência de barreiras organizacionais, como falta de apoio da gestão institucional (26%), insuficiência de recursos pessoal, financeiro e de infraestrutura (25%), treinamentos insuficientes (20%), burocracia (18%) e limitada comunicação (4%) no ambiente organizacional. Referente às barreiras individuais, destacaram-se a falta de tempo (54%), a resistência à mudança (22%) e o comodismo (5%) por parte dos servidores. De modo geral, embora as instituições realizem algumas ações orientadas para política de inovação formalmente instituída, desenvolvimento de inovações, realização de publicações e eventos sobre o tema, incentivo a parceria, comunicação e promoção de treinamentos, essas ações não atingem de forma satisfatória todos os servidores, além de serem pouco publicizadas, favorecendo a incompreensão da temática e por consequência, sua reduzida discussão e aplicabilidade.Item Rentabilidade da produção em maracujazeiro-amarelo com aumento da densidade de plantio(UFVJM, 2015) Santos, Adriene Matos dos; Cruz, Maria do Céu Monteiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cruz, Maria do Céu Monteiro; Silva, Enilson de Barros; Rufini, José Carlos Moraes; Moreira, Rodrigo Amato; Cruz, Maria do Céu MonteiroO cultivo do maracujazeiro-amarelo vem sofrendo constantes oscilações na área plantada, na produção e na produtividade em todo o país. Isto se deve aos altos custos de produção, às variações climáticas, às adubações inadequadas e, ainda, à incidência de pragas e doenças. O adensamento do maracujazeiro-amarelo pode ser uma alternativa para garantir a manutenção do produtor na atividade, visto que pode promover aumento da produtividade nas primeiras safras e compensar o alto custo de produção proveniente das reformas frequentes dos pomares. Nesse sentido, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar o aumento da densidade de plantio na rentabilidade da produção do maracujazeiro-amarelo, nas condições edafoclimáticas do Alto Vale do Jequitinhonha, MG. O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental da UFVJM, município de Couto Magalhães de Minas, MG, no período de 2013 a 2015. Foram testados cinco espaçamentos entre plantas: 2; 3; 4; 5 e 6 m, e 3 m nas entrelinhas. Durante o período de produção foram realizadas a caracterização físico-química dos frutos para cotação dos preços no mercado, a avaliação da produção por planta, a produtividade, o custo de produção e a rentabilidade nas diferentes densidades de plantio, mediante análise econômica simplificada. Para acompanhamento do estado nutricional das plantas realizou-se a análise dos teores foliares e no solo. O cultivo do maracujazeiro-amarelo no espaçamento de 2 m entre plantas proporcionou a maior produtividade da cultura. A qualidade físico-química dos frutos não foi alterada com o aumento da densidade de plantio. O estado nutricional do maracujazeiro-amarelo foi influenciado com redução dos teores K e Zn e elevação nos teores de Fe e Mn, em virtude do aumento do espaçamento entre plantas. O espaçamento de 2 m entre plantas proporcionou a maior rentabilidade em dois anos de produção, superando em 51,43% a renda que pode ser alcançada utilizando-se o espaçamento convencional no cultivo do maracujazeiro-amarelo.Item O projeto político-pedagógico como instrumento de gestão democrática: um estudo a partir das escolas municipais em Pinheiros-ES(UFVJM, 2018) Zampronho, Josenaide Lopes Silva; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Santos, Sandro Vinicius Sales dos; Vasconcelos, Kirleys Pereira; Pereira, João Antônio GomesA presente pesquisa está situada no campo da gestão democrática e do PPP (Projeto Político-Pedagógico) como um instrumento nesse processo. Foi desenvolvida a partir de um estudo nas escolas municipais em Pinheiros, no estado do Espírito Santo. O objetivo consistiu em analisar o papel do gestor escolar frente aos processos de elaboração, reformulação e implementação do documento. A opção pela temática justifica-se em função do princípio da gestão democrática estabelecido pela Constituição Federal da República de 1988 em seu artigo 206, inciso VI e o que determina a LDB de 20 de dezembro de 1996 em seus artigos 12, 13 e 14 acerca da construção e execução do Projeto Pedagógico, no intuito de promover participação dos envolvidos nos processos decisórios da educação pública. A problemática foi determinada por razões práticas da pesquisadora, na observância da desinformação da comunidade escolar acerca do Projeto que caracteriza a identidade da instituição. Tais razões impeliram a discussão sobre o documento e o papel do gestor escolar enquanto liderança articuladora nesses processos. O arcabouço teórico foi fundamentado nos trabalhos de Freire (2001) que contextualiza acerca da educação e política no âmbito escolar, Lück (2011) ao analisar a gestão democrática nos estabelecimentos de ensino público, Padilha (2001) e Veiga (2002) que dialogam com os processos do Projeto Pedagógico e sua relevância. Trata-se de uma pesquisa de campo, desenvolvida numa abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas e questionários aplicados com gestores, professores, professor de (AEE) Atendimento Educacional Especializado, aluno e pais durante os meses de maio a agosto de 2018. Com os resultados, compreendemos que há necessidade de os gestores pensarem em alternativas para informar a comunidade escolar acerca da existência e relevância do PPP, como parcerias com profissionais da educação, há também a possibilidade de articular reuniões para discutir o documento na própria escola. Além disso, as instituições no âmbito da educação municipal em Pinheiros precisam pensar em ações de contrapartida para instruir a comunidade escolar sobre o PPP, tendo em vista que os atores envolvidos no estudo reconhecem a importância do documento como uma ferramenta contribuinte para a gestão democrática.Item A saúde do servidor como objeto de gestão: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)(UFVJM, 2018) Mendonça, Helinton Guedes de; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Fonseca, Lilian Simone Godoy; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Pereira, João Antônio Gomes; Campos, Luciana de FreitasO Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, criou a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS), sustentada pelos eixos: vigilância e promoção à saúde, assistência à saúde do servidor e perícia em saúde. O IFNMG, enquanto Instituição pública que integra a Administração Pública Federal, detém o encargo de promover ações voltadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos seus servidores a partir do que é proposto pela referida política. Com esta pesquisa objetivou-se analisar o cuidado à saúde do servidor como objeto de gestão no âmbito do IFNMG, considerando as disposições da PASS e as ações de saúde propostas pela Instituição. A investigação, de caráter qualitativo e quantitativo, teve como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental. O estudo evidenciou que a PASS, quando de sua criação, representou um importante avanço em termos de política pública de saúde, contudo, no decorrer dos anos, ela foi perdendo força e atualmente percebe-se uma dissonância entre a referida política e disponibilização adequada de recursos para a implementação de suas propostas. Apesar do empenho de seus órgãos de saúde e da Diretoria de Gestão de Pessoas, o IFNMG tem vivenciado dificuldades diversas para a efetivação das práticas de atenção à saúde do servidor, sobretudo no que se refere às ações de promoção e vigilância em saúde. Entre os principais desafios encontrados, destacam-se a carência de recursos financeiros e de pessoal, bem como a falta de apoio do Governo Federal e da gestão maior do IFNMG na provisão de recursos para a otimização das ações de saúde institucionais. No que se refere aos afastamentos de servidores por motivos de saúde ocorridos na Instituição no ano de 2016, foi observado um percentual de servidores afastados de 8,36% em relação ao total de servidores da Instituição, bem como uma média de 3,21 dias de afastamento por cada servidor institucional e, ainda, verificou-se uma duração média dos afastamentos de 28,73 dias. O maior percentual de afastamentos ocorreu entre servidores com faixa de idade entre 31 e 40 anos. Os Transtornos Mentais e Comportamentais foram responsáveis pelos maiores índices de afastamentos por motivos de saúde na Instituição. Esta pesquisa mostrou-se relevante na medida em que permitirá um conhecimento maior sobre as questões que envolvem o papel institucional em promover ações voltadas para a saúde dos servidores a partir das propostas da PASS e no contexto de numa Instituição de ensino. Os achados desta pesquisa também serão úteis para o aprimoramento das políticas e ações de saúde no âmbito na Instituição.Item O perfil da gestão nas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares vinculadas às universidades federais: um estudo multicasos(UFVJM, 2017) Oliveira, Keilla Dayane da Silva; Pompermayer, Raquel de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Franco, Mauro Lucio; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho de Souza; Pompermayer, Raquel de SouzaEsta dissertação, parte da análise dos perfis de gestão adotada pelas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs) vinculadas às universidades federais no Estado de Minas Gerais, durante os anos de 2015 a 2016. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, seu objeto de estudo é análise de multicasos. A proposta de quatro ITCPs resulta da localização das incubadoras no Estado de Minas Gerais, assim como seu histórico de funcionamento, além das quais ferramentas e processos gerenciais, elementos comuns e divergentes do processo de gestão das ITCPs, infraestrutura das incubadoras, organização gerencial, identificação e análise dos principais pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário estruturado, pesquisa bibliográfica e documental. Com base na análise dos dados, pode-se afirmar que os tipos de gestão analisadas foram a autogestão e a gestão social, ambos os modelos desenvolvem suas atividades e processos similares, as diferenças encontra-se de acordo com a realidade vivenciada por cada incubadora e a universidade em que está inserida. Nota-se também que a atividade mais importante e que influencia na gestão é o processo de incubação.Item Adubação nitrogenada e potássica em cultivares de amoreira-preta nas condições edafoclimáticas do Alto Vale do Jequitinhonha(UFVJM, 2017) Oliveira, Jéssica de; Cruz, Maria do Céu Monteiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cruz, Maria do Céu Monteiro; Silva, Enilson de Barros; Moreira, Rodrigo AmatoAs informações sobre o manejo da adubação amoreira-preta no Brasil são incipientes e a recomendação, atualmente, é baseada exclusivamente na análise de solo, sem considerar o estado nutricional das plantas.Isso porque a interpretação da resposta à aplicação de nutrientes é baseada em pesquisas realizadas em outros países. Assim, a pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar os teores foliares de nutrientes em resposta à adubação nitrogenada e potássica que proporcionam maior produção em cultivares de amoreira-preta nas condições edafoclimáticas do Alto Vale do Jequitinhonha. Foram realizados três experimentos distintos.No primeiro, a produção de cultivares de amoreira-preta no 3º ciclo produtivo foi avaliada, seguindo o manejo da adubação proposta para as condições brasileiras; no segundo, avaliaram-se as doses de N, 30; 45; 60 e 75 g por planta e no terceiro, doses de K2O, 10; 20; 30 e 40 g por planta foram avaliadas. As cultivares de amoreira-preta avaliadas nos três experimentos foram Brazos, Guarani, Tupy e Xavante. O trabalho foi realizado em Diamantina, MG, localizada a1.384 m de altitude. O clima da região é do tipo Cwb, com temperatura média anual de a 18,3 ºC, precipitação media anual de 1.468 mm e solo classificado como Neossolo Quartzarênico. As características avaliadas nos experimentos foram a produção e os teores foliares de nutrientes das cultivares de amoreira-preta e os atributos químicos do solo. A adubação nitrogenada e potássica recomendada para o cultivo nas condições brasileiras não é suficiente para manter os teores de nutrientes em níveis adequados para o crescimento e a produção das cultivares de amoreira-preta nas condições edafoclimáticas do Alto Vale do Jequitinhonha. O aumento da adubação para 75 g por planta de N e 40 g planta de K2O possibilitou a adequação dos teores foliares de N e K, respectivamente. As cultivares de amoreira-preta apresentam demanda distinta por nutrientes, sendo a 'Brazos' a que tem maior exigência nutricional e maior produção. O nitrogênio foi o nutriente observado em maior quantidade na matéria seca das cultivares de amoreira-preta.Item Produção de leite em sistemas rotacionados de capim-mombaça(UFVJM, 2015) Carvalho, Ana Luiza Silva [UFVJM]; Almeida, Otávio Goulart de; Silveira, Hugo Vinícius Lelis [UFVJM]; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Gusmão, Jessica Oliveira; Braz, Thiago Gomes dos Santos [UFVJM]; Martuscello, Janaina Azevedo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal de Lavras (UFLA)A produção animal em pastagens apresenta vantagens em relação aos outros sistemas de produção. Geralmente, o pasto é o alimento mais viável economicamente para a alimentação de ruminantes. O capim-mombaça é uma cultivar de Panicum maximum nativa da África, essa cultivar apresenta desenvolvimento satisfatório em sistemas de manejo mais intensivos e com altas taxas de lotação. Porém, para garantir a produtividade animal, a fisiologia da forrageira deve ser respeitada com auxilio das alturas de entrada de saída adequadas a cada espécie.Item Adubação fosfatada e potássica no cultivo de pitaia(UFVJM, 2016) Fernandes, Denison Ramalho; Cruz, Maria do Céu Monteiro; Moreira, Rodrigo Amato; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cruz, Maria do Céu Monteiro; Marques, Virna Braga; Silva, Enilson de BarrosA pitaia é uma espécie frutífera cujo cultivo é promissor no Brasil. Por se tratar de uma cultura recente no país, informações sobre a adubação mineral são essenciais para subsidiar a adequação do sistema de produção nas condições brasileiras. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com o objetivo de estudar diferentes doses de fósforo e potássio no crescimento inicial e na produção de espécies de pitaia. Dois experimentos foram realizados para avaliar o efeito da adubação fosfatada e a potássica, de forma isolada. O experimento com adubação fosfatada foi conduzido em casa de vegetação, por um período de 14 meses. As espécies de pitaia estudadas foram Hylocereus undatus, Hylocereus polyrhizus e Selenicereus megalanthus, e as doses de P2O5 foram de 0; 90;180 e 360 mg dm-3. O experimento com adubação potássica foi conduzido em condições de campo, no município de Couto Magalhães de Minas, MG. As espécies de pitaia avaliadas foram H. undatus e H. polyrhizus, cultivadas no espaçamento 3 m x 3 m e as doses de K2O 0; 50; 100 e 200 g planta-1. As avaliações foram realizadas nos ciclos produtivos 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016. Na avaliação do crescimento inicial das espécies de pitaia foi observado maior crescimento das plantas com a aplicação de 209 mg dm-3 de P2O5 para S. megalanthus, 195,7 mg dm-3 de P2O5 para H. undatus e 360 mg dm-3 de P2O5 para H. polyrhizus. No pomar adubado com potássio, no primeiro ano de cultivo, a maior produção foi alcançada com as doses de 120 g de K2O, para H. undantus e 200 g de K2O, para H. polyrhizus. A melhor qualidade de frutas foi verificada com a aplicação de 126,6 a 137,4 g de K2O. No segundo e no terceiro ciclo produtivo, a adubação potássica não aumentou a produção e a qualidade das frutas produzidas pela espécie H. polyrhizus e a dose de 200 g de K2O aumentou em 64,6% e 54,2% a produção da H. undantus, respectivamente. A adubação fosfatada favoreceu o crescimento de brotações e do sistema radicular das três espécies de pitaia. As espécies de pitaia apresentam exigências distintas em relação à adubação fosfatada para o crescimento inicial. A adubação potássica aumentou a produção e proporcionou melhoria na qualidade das frutas. A espécie H. undantus apresentou maior exigência em potássio, com maior incremento de produção e no tamanho das frutas.