Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Tecnologia de transformação da palma forrageira em farinha por secagem em micro-ondas e aplicação em extrusão convencional e termoplástica
    (UFVJM, 2023) Silva, Luiz Eliel Pinheiro da; Schmiele, Marcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schmiele, Marcio; Sehn, Georgia Ane Raquel; Vernaza Leoro, Maria Gabriela
    A Opuntia fícus-indica L. Miller encontra-se difundida em maior diversidade nos biomas do Cerrado e da Caatinga com grande importância socioeconômica, possuindo uma ampla variedade de formas e tamanhos, caule suculento e frutos comestíveis. O Artigo 1 apresentou uma abordagem integrativa da literatura científica sobre a cactácea Opuntia ficus-indica, sendo utilizadas as bases de dados científicos utilizados nas buscas de artigos foram: ScienceDirect (https://www.sciencedirect.com), Scopus (http://www.scopus.com), Portal de Periódicos CAPES/MEC (http://www.periodicos.capes.gov.br) e Scielo – Scientific Electronic Library Online (https://www.scielo.org/). As pesquisas científicas foram atemporais desde que apresentassem o conteúdo específico sobre o tema abordado. O Artigo 2 aborda sobre Elaboração e caracterização de massas alimentícias frescas e secas tipo talharim adicionadas de farinha de palma, tendo como objetivo elaborar a farinha de palma por meio de secagem em micro-ondas para utilização em massa alimentícias frescas e secas, avaliando-as de acordo com as propriedades tecnológicas e análise sensorial. O Artigo 3 aborda sobre Desempenho da farinha de palma obtida por desidratação em micro-ondas na elaboração de extrusados expandidos a base de farinha integral de milho amarelo e tem como objetivo elaborar snacks através da substituição da farinha de milho integral por farinha de palma, avaliando-se as características físico-químicas das farinhas e tecnológicas dos extrusados expandidos. A palma forrageira se mostrou promissora, com bons resultados em relação a composição nutricional, além de boas características tecnológicas, podendo serem aplicadas em produtos de panificação e massas alimentícias através da sua transformação em farinhas.
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    Influência da pandemia da Covid-19 no consumo de café no Estado de Minas Gerais
    (UFVJM, 2022) Lima, Deiviany Santana Santos; Amaral, Tatiana Nunes; Lima, Kelly Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Amaral, Tatiana Nunes; Lima, Adriene Ribeiro; Schmiele, Marcio; Lima, Kelly Pereira de
    O café é um produto agrícola de destaque, pois é matéria-prima da bebida mais consumida no mundo, depois da água. O Brasil ocupa posição de destaque nesse contexto, sendo o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar o impacto do perfil dos consumidores de café, sob a interferência da pandemia da Covid-19. Para elaboração do artigo de revisão de literatura utilizou-se a biblioteca eletrônica “Web of Science”, considerando as palavras-chave “behavior”, “consumer” e “coffee” em novembro de 2020. Dos 268 artigos encontrados, 47 foram selecionados para a escrita do mesmo. Foi evidenciado que o marketing é o ponto chave a se considerar para a manutenção ou ascensão das marcas da bebida café para o público em geral. Para o artigo de pesquisa, foram aplicados questionários virtuais no ano de 2022, entre os meses de abril a maio, direcionados ao Estado de Minas Gerais. O questionário contou com 23 perguntas entre fechadas e abertas, no intuito de entender a caracterização do perfil de consumidores de café, antes e durante a pandemia da COVID-19. Foram obtidos 1037 questionários respondidos e 849 validados, seguindo critérios de inclusão e exclusão, sendo 82% dos respondentes consumidores de café. As pessoas do sexo masculino se destacaram com 65,40%, entre os consumidores. Foi possível verificar um aumento no consumo de café durante a pandemia. Conclui-se, portanto, que os envolvidos na pesquisa associaram o consumo da bebida com as diversas sensações, prazeres e benefícios físicos e mentais que o produto traz.
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    Práticas de sensibilização para a autoavaliação institucional participativa: um estudo de caso do IFNMG - Campus Januária
    (UFVJM, 2022) Santana, Érica Neves; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Tameirão, Cinthya Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Leonel, Marcelino Serretti
    A Autoavaliação Institucional (AI) é um dos instrumentos normativos instituído pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem como principais finalidades ascender o conhecimento sobre a realidade institucional, identificar suas potencialidades e fragilidades, expandir a consciência crítica, política e participativa da comunidade acadêmica, verificar a pertinência e relevância científica e social das atividades desenvolvidas pela instituição frente às demandas apresentadas pela sociedade. Desse modo, a AI possui reconhecida importância estratégica para a gestão universitária, inovação e o desenvolvimento institucional. Nesse cenário, a participação da comunidade acadêmica é elemento essencial e balizador para que se construam processos avaliativos formativos. A problemática deste estudo emergiu diante dos desafios enfrentados pelo Instituto Federal de Educação - Campus Januária para sensibilizar a comunidade acadêmica a participar do processo de Autoavaliação Institucional. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi verificar as práticas de sensibilização que podem contribuir para a autoavaliação institucional participativa do IFNMG - Campus Januária, como instrumento de inovação. Para isso, buscou-se conhecer as estratégias de sensibilização desenvolvida na referida instituição e em instituições semelhantes, além de compreender a percepção da comunidade acadêmica quanto à AI praticada no IFNMG-Campus Januária. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de cunho descritivo e de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados se deu a partir da pesquisa documental e pesquisa de opinião e, para sua análise e interpretação, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, a análise descritiva e a triangulação. De acordo com os resultados da pesquisa, os principais problemas centram-se nas seguintes questões: insuficiência de ações voltadas à conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância de se participar; à ausência de feedback sobre os resultados obtidos e à ausência de proposições para dirimirem as fragilidades apontadas nas autoavaliações; ferramentas de mobilização e divulgação incipientes e limitadas. Conclui-se que, embora a comunidade tenha conhecimento sobre a realização da AI, as práticas de sensibilização desenvolvidas pela Instituição não têm dado conta de propiciar a necessária conscientização sobre a importância e o valor da participação, não sendo capaz de estimular o interesse da comunidade acadêmica para participar das AIs realizadas. Diante dos resultados e da análise documental empreendida nos relatórios de AI de instituições semelhantes, foi possível verificar e propor novas práticas de sensibilização para o processo de AI do IFNMG-Campus Januária. As práticas mapeadas são apresentadas como produto desta dissertação e podem subsidiar os processos avaliativos no IFNMG e em IESs semelhantes, auxiliar na construção de diagnósticos institucionais cada vez mais fiéis à realidade e que orientem os gestores no processo de tomada de decisão.
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    Desempenho de crioprotetores e emulsificantes em massa congelada e avaliação tecnológica e sensorial de pães sem glúten assados por micro-ondas
    (UFVJM, 2022) Teotônio, Daniela de Oliveira; Schmiele, Marcio; Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schmiele, Marcio; Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta; Alencar, Natália Manzatti Machado; Almeida, Eveline Lopes
    O mercado de produtos sem glúten vem crescendo exponencialmente e novas tecnologias de produção vem sendo empregadas, destacando-se a aplicação do congelamento da massa na produção de pães. A massa congelada surge como alternativa prática para o processo produtivo. A qualidade tecnológica dos produtos a partir da massa congelada é diretamente influenciada pelo processo de congelamento, em função da mudança de fase da água líquida para sólida em forma de cristais de gelo. Variáveis como a taxa de congelamento e o tempo e a temperatura de armazenamento interferem diretamente nas características finais do produto. A preservação da viabilidade celular durante o processo de congelamento e manutenção da cadeia do frio é um grande desafio para a indústria. Para contornar os efeitos da baixa temperatura sobre as células da levedura, substâncias crioprotetoras como glicerol, proteínas e sacarose podem ser aplicadas nas formulações de modo a de reduzir os efeitos deletérios provenientes do congelamento. Além disso, características tecnológicas importantes podem ser afetadas durante essa etapa, como o volume específico e a textura dos pães. Ingredientes adicionais como emulsificantes contribuem para reduzir esse efeito sob os parâmetros tecnológicos, melhorando às características relacionadas à aceitação do produto pelos consumidores. Diante disso, foi avaliado o desempenho do glicerol, da proteína hidrolisada de soja e da sacarose como substâncias crioprotetoras. As concentrações dos crioprotetores foram definidas através da aplicação de um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). As variáveis independes avaliadas foram o volume de expansão da massa, volume específico, umidade, atividade de água dos pães, imagem, cor e textura instrumentais do miolo. Como resultado, o ponto otimizado foi obtido com a utilização de 2,60 % de glicerol, 4,94 % de proteína hidrolisada de soja e 4,52 % de sacarose, em base farinha, com uma desejabilidade de 74 %. A aplicação dos emulsificantes na formulação foi realizada através de um Planejamento de Misturas Simplex-Centroide utilizando a lecitina de soja, o monoglicerídeo destilado e os ésteres de ácido tartárico diacetilado com mono e diglicerídeos (DATEM) como variáveis independentes. As respostas avaliadas foram o volume de expansão da massa, volume específico, umidade, atividade de água dos pães, imagem, cor e textura instrumentais do miolo. O tratamento ideal foi obtido com a utilização de 1,620 % de lecitina de soja, 0,018 % de monoglicerídeo destilado e 0,182 % de DATEM, com desejabilidade de 75 %. Por fim, foi realizado um estudo com o consumidor, onde dados acerca do perfil socioeconômico e a percepção dos consumidores em relação a produtos sem glúten foram colhidos e discutidos. A análise sensorial foi aplicada com a formulação otimizada contendo crioprotetores e emulsificantes. O teste afetivo foi realizado através de teste de aceitação utilizando uma escala hedônica estruturada de 9 pontos (1 = desgostei extremamente à 9 = gostei extremamente) para os atributos de cor, sabor, aroma, textura e impressão global. A intenção de compra foi avaliada por meio da escala de atitude (1 = certamente não compraria a 5 = certamente compraria). Após a aplicação do teste de aceitação, o índice de aceitabilidade foi calculado para cada atributo avaliado. Todos os atributos avaliados apresentaram, em média, escore de 7,13. Para o índice de aceitabilidade, todos os valores individuais foram superiores a 70 %. Em relação à intenção de compra, 68 % dos consumidores disseram que provavelmente ou certamente comprariam o produto, sendo possível verificar a boa aceitabilidade do produto no mercado.
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    Inovação nos Institutos Federais: uma perspectiva dos seus servidores
    (UFVJM, 2019) Fonseca, Karine Andrade; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Pinheiro, Daniel Calbino; Vieira, Flávio César Freitas; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
    A inovação, nesta pesquisa, compreendida para além da ciência, da pesquisa e da tecnologia. Inerente a todo indivíduo e ambiente, o conceito de inovação, se fundamenta nas premissas de Messina (2001), Tidd; Bessant (2015), Carbonell (2002) e a OCDE (2005), e consiste num processo no qual ocorre a introdução de algo novo ou com significativa melhora no ambiente, assumindo um papel de estratégia frente as mudanças nos cenários político, econômico, social e cultural para solução de problemas institucionais. Para responder a questão central como a inovação está sendo promovida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, utilizando como proxy a percepção dos seus servidores, utilizou-se inicialmente os seguintes referenciais téoricos, Aguilar Filho (2011), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Manfredi (2002), Ortigara (2014), Oliveira; Caires (2016), Pacheco (2011) e Saviani (2011) para explorar a trajetória histórica de modificação/adaptação das instituições federais de educação profissional do país e, Alencar (1996), Barbosa (2013), Messina (2001), OCDE (2005) e Tidd; Bessant; Pavitt (2008) para tratar da inovação e seu diálogo com a pesquisa, a ciência, a tecnologia e o ambiente organizacional. Realizada em formato de estudo de caso, a coleta de dados da percepção de 655 servidores dos 38 Institutos Federais do país, ocorreu através de uma pesquisa de opinião eletrônica, cujo questionário foi construído com base nos principais fatores que favorecem e atrapalham a inovação numa instituição educacional, segundo Barbosa (2013). Ainda utilizou-se dos pressupostos de Bardin (2011) para realizar uma análise de conteúdo e análise documental, a partir da pré-análise, exploração do material, tratamento dos dados, inferência e interpretação; seguido pela exposição descritiva e analítica dos resultados obtidos. Os resultados da pesquisa, segundo a percepção dos servidores, apontam para a existência de barreiras organizacionais, como falta de apoio da gestão institucional (26%), insuficiência de recursos pessoal, financeiro e de infraestrutura (25%), treinamentos insuficientes (20%), burocracia (18%) e limitada comunicação (4%) no ambiente organizacional. Referente às barreiras individuais, destacaram-se a falta de tempo (54%), a resistência à mudança (22%) e o comodismo (5%) por parte dos servidores. De modo geral, embora as instituições realizem algumas ações orientadas para política de inovação formalmente instituída, desenvolvimento de inovações, realização de publicações e eventos sobre o tema, incentivo a parceria, comunicação e promoção de treinamentos, essas ações não atingem de forma satisfatória todos os servidores, além de serem pouco publicizadas, favorecendo a incompreensão da temática e por consequência, sua reduzida discussão e aplicabilidade.
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    Universidade empreendedora: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2016) Orsetti, Patrícia Neves; Almeida, Ivana Carneiro; Roa, Juan Pedro Bretas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Roa, Juan Pedro Bretas; Quintela, Mirelle Cristina de Abreu; Covre, André Luiz
    Conhecimento gera inovação, que promove desenvolvimento. Com isso, a universidade enquanto ambiente de inovação em potencial, por ser um espaço de construção e disseminação de conhecimento, ocupa um papel fundamental no desenvolvimento de regiões e países. Nesse contexto, surge a concepção de universidade empreendedora, cujo conceito agrega uma missão de desenvolvimento econômico e social. Sob este enfoque, o presente trabalho propõe investigar se a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, possui características de universidade empreendedora. O estudo foi orientado pelos cinco elementos de transformação para uma universidade empreendedora observados por Clark (1998) e foi proposta ainda, uma análise da região onde a Universidade está inserida. O procedimento metodológico proposto é de natureza qualitativa e fez-se o uso do estudo de caso no campus Juscelino Kubitschek da UFVJM. Identificou-se que a UFVJM apesar de apresentar algumas características que se enquadram nos elementos propostos para a análise, não pode ser ainda considerada uma universidade empreendedora em sua totalidade. Foi possível perceber também que a Região onde o campus JK está inserido, possui peculiaridades que mostram que para a UFVJM ser empreendedora precisa construir uma relação voltada às especificidades da sociedade e setor produtivo locais, considerando suas características e diferentes possibilidades de parceria. A partir dos resultados obtidos, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da interação universidade-sociedade visando o desenvolvimento regional.