Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
10 results
Search Results
Item Teste de Caminhada de Seis Minutos na cardiomiopatia chagásica: avaliação funcional e valor prognóstico(UFVJM, 2023) Araujo, Joice Vicencia da Silveira; Costa, Henrique Silveira; Figueiredo, Pedro Henrique Scheidt; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Henrique Silveira; Mendonça, Vanessa Amaral; Menezes, Kênia Kiefer Parreiras deIntrodução: A doença de Chagas (DC) é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. A doença se apresenta clinicamente em duas fases distintas, a aguda e a crônica, sendo que a última pode revelar-se nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. A cardiomiopatia chagásica (CCh), forma cardíaca da infecção, é a mais grave das manifestações clínicas e a mais comum, sendo responsável pela alta taxa de morbimortalidade. Nessa fase, a fadiga e dispneia aos esforços físicos habituais estão entre os achados mais comuns, tido como um marcador bem definido de pior prognóstico, contribuindo para a redução da capacidade funcional. O teste de caminhada de seis minutos (TC6’) é um método útil na avaliação da capacidade funcional de pacientes cardiopatas e apesar de ser amplamente utilizado sua função prognóstica na CCh permanece desconhecida. Objetivo: Determinar a associação entre a distância do TC6’ e o pico do consumo de oxigênio (VO2pico) e verificar a acurácia na predição de eventos cardiovasculares adversos em pacientes com CCh. Métodos: Estudo prospectivo, realizado com setenta pacientes com CCh (43 do sexo masculino, 48±7 anos), que foram avaliados por ecocardiografia, teste de esforço máximo e TC6’. Os pacientes foram acompanhados através de entrevistas telefônicas por 41,4 meses e o desfecho foi definido como morte cardíaca, eventos cerebrovasculares ou transplante cardíaco. Resultados: No final do período de acompanhamento, 20 pacientes (29%) apresentaram eventos adversos. A distância percorrida no TC6’ estava associada ao VO2pico (r=0,552, p=0,001). A distância de 491m foi o ponto de corte ótimo na predição de eventos cardiovasculares. Não houve diferença na frequência dos eventos cardiovasculares adversos (p<0,133) entre os grupos com baixa (≤491m) e alta capacidade funcional (>491m). Na análise univariada de Cox, a menor fração de ejeção de ventrículo esquerdo (FEVE) (p=0,002), o maior diâmetro diastólico final do ventrículo esquerdo (p=0,011) e o TC6’ inferior a 491m (p=0,133) foram associados a pior evolução. Na análise multivariada, apenas a FEVE permaneceu como um preditor independente de pior prognóstico (HR 0,94; IC 95%: 0,90 a 0,98, p=0,002). Conclusão: O TC6’ se mostrou uma ferramenta válida na avaliação da capacidade funcional em pacientes com CCh. Não foi encontrada evidência que sustente o valor prognóstico do TC6’ em pacientes com CCh.Item Glittre ADL test como instrumento para avaliação funcional de indivíduos com doença renal crônica dialítica(UFVJM, 2019) Silva, Ana Caiane Rocha da; Figueiredo, Pedro Henrique Scheidt; Lima, Vanessa Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Figueiredo, Pedro Henrique Scheidt; Bastone, Alessandra de Carvalho; Borges, Grasiely FaccinIntrodução: Pacientes com doença renal crônica (DRC) dialítica apresentam alterações da estrutura e função muscular, com consequente comprometimento físico, o que coloca a avaliação funcional como um componente fundamental dos protocolos de avaliação nessa população. Os testes validados para avaliação desses indivíduos, em sua maioria, são destinados a avaliação de estruturas e funções corporais que, muitas vezes, não mimetizam as atividades de vida diária. O teste Glittre Activities Daily Living (Glittre ADL) emerge como uma alternativa mais representativa das atividades cotidianas, por integrar diversas habilidades motoras utilizadas nas tarefas diárias. Assim, poderia ser uma ferramenta útil para avaliação de pessoas com DRC dialítica. Objetivo: avaliar as respostas hemodinâmicas do Glittre ADL teste e sua associação com parâmetros funcionais em indivíduos com DRC em hemodiálise. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico, onde pessoas em hemodiálise há mais de três meses foram avaliadas quanto a força de preensão palmar (FPP), força muscular respiratória, resistência e força dos membros inferiores, velocidade da marcha, Short Physical Performance Battery (SPPB), Glittre ADL, qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e perfil de atividade humana (PAH). As correlações foram avaliadas pelos coeficientes de Pearson ou Spearman e as comparações pelos testes-t student, Mann Withney ou ANOVA one way, conforme apropriado. Resultados: A amostra foi composta por 91 indivíduos (53,9% homens) com idade de 52,4 anos (IC95% 49,0 – 55,8). A frequência cardíaca e a pressão arterial sistólica aumentaram em 12,1 bpm (IC95% 10,1 – 14,1) e 18,9 mmHg (IC95% 16,0 – 21,7) após o teste Glittre ADL, respectivamente, com sensação de esforço de 2,9 (IC95% 2,2 – 3,5) pela escala modificada de Borg. Houve correlações moderadas do Glittre ADL com a força muscular inspiratória (r=-0,44) e expiratória (r=-0,44), FPP (r=-0,55), velocidade da marcha (r=0,66) e força e endurance dos membros inferiores (r=0,62 e -0,61, respectivamente). Forte correlação foi observada com o SPPB (r=-0,70). Fraca correção foi encontrada entre o Glittre ADL e domínios específicos e genéricos da QVRS, assim como com o PAH. Com exceção da FPP, os resultados do teste Glittre ADL diferenciaram os indivíduos com baixo e bom desempenho em todos os testes avaliados, assim como foi capaz de diferenciar os indivíduos inativos dos ativos pelo PAH (p<0,05). Conclusão: O Glittre ADL é um teste com nível de esforço moderado, associado a parâmetros funcionais e aspectos físicos relacionados à QVRS de pessoas em hemodiálise, sendo um método válido para avaliação funcional desses indivíduos.Item Construção e validação de instrumento de avaliação do gerenciamento da qualidade da água em estabelecimentos hospitalares(UFVJM, 2019) Ruas, Luis Paulo; Morais, Harriman Aley; Campos, Luciana de Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Freitas, Bethania Alves de Avelar; Dias, Orlene Veloso; Oliveira, Altamir Fernandes deOs serviços prestados pelos estabelecimentos de saúde são de relevância social podendo impactar diretamente na vida dos indivíduos e de uma comunidade, sendo necessário que os serviços ali prestados sejam de qualidade. A utilização da qualidade como ferramenta de gestão já se encontra instituída como obrigatoriedade dos serviços de saúde pela RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 63/2011. A água é insumo essencial em diversas práticas realizadas dentro dos estabelecimentos hospitalares, desde procedimentos relacionados à higienização, até práticas terapêuticas como a hemodiálise, assim o gerenciamento da qualidade deste insumo é fundamental para garantir a segurança dos pacientes. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de avaliação do gerenciamento da qualidade da água utilizada em Hospitais. Foi construído um Instrumento de Avaliação (IA) dividido em três componentes sendo eles estrutura, processo e resultado atendendo a determinação da RDC 63/2011 e sob a perspectiva do teórico Avedis Donabedian. Para a validação do IA foi utilizado o método de Delphi com análise estatística do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e Inter-Rater Agreement (IRA). O processo de validação foi realizado por um grupo de especialistas envolvidos em diferentes etapas do manejo dos recursos hídricos que analisaram os itens de cada um dos componentes em três rodadas utilizando a escala de LIKERT para avaliar cada componente do IA. Ao término do processo, apenas os itens considerados consensuais permaneceram no instrumento e foram representados esquematicamente através de um Modelo Lógico de Avaliação (MLA) que também foi submetido ao processo de validação com relação ao encadeamento lógico dos itens, utilizando a mesma metodologia analítica. Quando observados os itens validados e os estudos disponíveis na literatura foi possível verificar que muitos hospitais não possuem um gerenciamento da qualidade da água adequado conforme a percepção dos especialistas, mostrando fragilidades que podem tornar a água fonte potencial de risco a saúde dos pacientes. Espera-se que o MLA validado neste estudo seja utilizado pelos gestores dos hospitais para obtenção de um diagnóstico útil nos processos de tomada de decisão, com o objetivo de otimizar os recursos humanos materiais e financeiros demandados para o gerenciamento da qualidade da água garantindo assim um produto que atenda aos requisitos de qualidade necessários.Item Análise crítica do simulado: instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem dos discentes dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Januária(UFVJM, 2019) Vieira Júnior, Emanoelito Fernandes; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Frota, Roberto CominiO objetivo deste trabalho é analisar em que medida o Simulado, um instrumento avaliativo usado no IFNMG – Campus Januária, contribui para uma análise do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino médio. Assim como foi adotado no Campus Januária, conforme regulamento interno, o uso desse instrumento avaliativo nas instituições de ensino vem crescendo, pois há uma preocupação da família e da escola em promover uma preparação dos alunos para a realização de exames vestibulares, ENEM, dentre outros. A metodologia da pesquisa é qualititativa numa perspectiva exploratória, configurando-se ainda como um estudo de caso. Foi enfocada numa abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários a docentes e discentes como forma de coleta de informações. Para o desenvolvimento do trabalho, fez-se uma análise geral da história da educação profissional, um estudo sobre a avaliação da aprendizagem e sobre instrumento avaliativo. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é uma área da educação que ainda é muito discutida em razão da visão que docentes, pais/alunos/escola têm dessa ação, da confusão que há entre o que é avaliação (processo avaliativo) e do que se pensa ser avaliação (exame, prova), esta última constituída com o passar dos anos e a mais praticada. Assim, foram usados, como referencial teórico, autores como Ribeiro (2011), Gil (2010), Cunha (2009), Chueiri (2008), Luckesi (2008), Vasconcellos (2008), Veiga (2007), Villas Boas (2004), Haydt (1998), Moreira (1997), Aranha (1996), Romanelli (1986). Hoffmann (1993) entre outros. Durante o estudo, aplicaram-se os questionários aos envolvidos com o simulado que são os membros da comissão organizadora do simulado, os docentes e os discentes. Através dos quais, pôde-se realizar uma análise da percepção dos participantes da pesquisa quanto à concepção de avaliação, das questões apresentadas para a prova, bem como a discussão delas em sala de aula, e as contribuições do simulado para o processo de ensino. Assim, a partir do arcabouço teórico e das informações levantadas com os questionários aplicados, percebeu-se que o estudo proporcionará às instituições uma reflexão sobre essa prática adotada como parte da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG – Campus Januária, o formato como o simulado vem sendo trabalhado está voltado para um processo de treinamento do aluno para os processos de seleção como ENEM, vestibular e não como parte do processo de avaliação na qual se possa diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e planejar estudos de recuperação.Item Modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos: aplicação em um corpus educacional(UFVJM, 2017) Aguiar, Luís Henrique Gonçalves de; Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Horta, Euler Guimarães; Berti, Cláudia Beatriz; Fonseca, Alexandre RamosConsiderando a grande quantidade de informações textuais disponíveis atualmente, principalmente na web, está se tronando cada vez mais difícil o acesso e a assimilação desse conteúdo para o usuário. Nesse contexto, torna-se necessário buscar tarefas capazes de transformar essa grande quantidade de dados em conhecimento útil e organizado. Uma alternativa para amenizar esse problema, é reduzir o volume de informações disponíveis a partir da produção de resumos dos textos originais, por meio da sumarização automática (SA) de textos. A sumarização automática de textos consiste na produção automática de resumos a partir de um ou mais textos-fonte, de modo que o sumário contenha as informações mais relevantes deste. A avaliação de resumos é uma tarefa importante no campo da sumarização automática de texto, a abordagem mais intuitiva é a avaliação humana, porém é onerosa e improdutiva. Outra alternativa é a avaliação automática, alguns avaliadores foram propostos, sendo a mais conhecida e amplamente usada é a medida ROUGE (Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation). Um fator limitante na avaliação da ROUGE é a utilização do sumário humano de referência, o que implica em uma restrição do idioma e domínio, além de requerer um trabalho humano demorado e oneroso. Diante das dificuldades encontradas na avaliação de sumários automáticos, o presente trabalho apresenta o modelo Cassiopeia como um novo método de avaliação. O modelo é um agrupador de textos hierárquico, o qual consiste no uso da sumarização na etapa do pré-processamento, onde a qualidade do agrupamento é influenciada positivamente conforme a qualidade da sumarização. As simulações realizadas neste trabalho mostraram que a avaliação realizada pelo modelo Cassiopeia é semelhante a avaliação realizada pela ferramenta ROUGE. Por outro lado, a utilização do modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos evidenciou algumas vantagens, sendo as principais; a não utilização do sumário humano no processo de avaliação, e a independência do domínio e do idioma.Item Fatores associados ao desempenho da Escola Estadual Matta Machado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)(UFVJM, 2017) Pacheco, Alessandra Cristina; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Máximo, Geovane da Conceição; Ramalho, Mara LúciaEsta pesquisa tem como principal objetivo investigar as possíveis ações implementadas pela Escola Estadual Matta Machado que contribuem para o desempenho dessa escola no IDEB, bem como identificar, de maneira geral, se e como são utilizados os resultados expressos pelo IDEB, e quais as possíveis ações utilizadas pela Escola diante desses dados. Na perspectiva de responder aos objetivos deste estudo, foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, os dados foram produzidos através de análise documental, observações não participantes e entrevistas semiestruturadas. Para analisar os documentos selecionados da escola pesquisada foi utilizada a análise de conteúdo, e para a análise dos dados empíricos foram elaboradas categorias de análise. Os resultados encontrados, confirmando as evidências de outras pesquisas, apontam que os fatores associados ao desempenho da escola no IDEB são: dedicação e compromisso dos profissionais com o processo de ensino e aprendizagem; participação e acompanhamento dos pais; gestão democrática; trabalho em equipe; ambiente escolar respeitoso e harmônico; foco na avaliação como reguladora do processo de ensino e aprendizagem; foco nas atividades de leitura e escrita; intervenção contínua e paralela. Entretanto, os indicadores de qualidade da escola investigada fazem parte de um contexto. Assim, não devem ser tratados isoladamente. Cada escola possui suas especificidades, motivo pelo qual seus indicadores não devem ser entendidos como 'fórmula de qualidade'.Item Influência do alinhamento perna-antepé e de fatores da articulação do quadril na cinemática do joelho no plano frontal durante o agachamento unipodal(UFVJM, 2017) Diniz, Káren Marina Alves; Mendonça, Luciana De Michelis; Resende, Renan Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mendonça, Luciana De Michelis; Fonseca, Sérgio Teixeira da; Trede Filho, Renato GuilhermeA abdução do joelho durante atividades dinâmicas realizadas em cadeia cinética fechada é considerada o principal mecanismo envolvido nas lesões não traumáticas do joelho. A abdução do joelho está relacionada ao aumento da adução do quadril, da rotação medial do fêmur e da pronação do pé, tais alterações cinemáticas podem ser influenciadas por alterações de alinhamento estrutural, amplitude de movimento e força muscular. Especificamente, o varismo excessivo do antepé, a diminuição da força muscular de rotadores laterais de quadril e o aumento da amplitude de movimento passiva de rotação medial do quadril podem contribuir para o aumento da pronação do pé e da rotação medial da tíbia e fêmur, o que consequentemente pode contribuir para a abdução do joelho em cadeia fechada. Portanto, entender como estes fatores em conjunto interagem e influenciam a abdução do joelho permite desenvolvimento de estratégias de prevenção e reabilitação mais eficientes. O objetivo da presente dissertação foi investigar a influência do alinhamento do pé, torque muscular de rotadores laterais do quadril e amplitude de movimento passiva em rotação medial do quadril na cinemática do joelho no plano frontal durante o agachamento unipodal. Quarenta e um indivíduos participaram do estudo, sendo avaliados nos testes de torque isométrico de rotadores laterais do quadril (TRLQ), amplitude de movimento (ADM) passiva de rotação medial (RM) do quadril, alinhamento perna-antepé (APA) e avaliação da cinemática do joelho no plano frontal durante o agachamento unipodal através do sistema de análise do movimento em 3D. A árvore de classificação e regressão (Classification and Regression Tree - CART) foi utilizada para identificar os fatores e interações que estão associados ao movimento do joelho no plano frontal. A curva receiver operating characteristic (ROC) foi usada para determinar a acurácia do modelo desenvolvido pela CART. Finalmente, utilizou-se a razão de prevalência (RP) para identificar a força de associação das interações indicadas em cada nodo terminal da árvore com o desfecho. Os resultados revelaram que 14 indivíduos (93,3%) classificados com abdução do joelho apresentaram menores valores de TRLQ (entre 0,26 e 0,47) e maiores valores de APA (>10,11°), com RP igual a 3,03. O modelo desenvolvido pela CART obteve acurácia adequada (91,5% (IC 95%= 82,7-100) p < 0.0001), indicando como predição correta 81,8% de indivíduos com abdução de joelho e 94,7% de indivíduos com adução do joelho. Concluise que a abdução do joelho é influenciada e depende da interação entre TRLQ e APA, sendo assim, indivíduos com menores valores de TRLQ e maiores APA apresentam abdução do joelho.Item O programa PAAE e seus resultados: repercussões no trabalho docente em escolas da rede estadual de ensino de Diamantina/MG(UFVJM, 2016) Costa, Tarcimara Kátia; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Ramos, Davidson Afonso; Braga, Denise da SilvaEsta pesquisa buscou apreender a percepção de gestores escolares, supervisores e professores de língua portuguesa de escolas estaduais sobre as avaliações que integram o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae). Como objetivo geral pretendeu-se conhecer como são utilizados os resultados gerados pelo Paae e quais são as implicações desses resultados no cotidiano escolar e no trabalho docente, para tanto, foram selecionadas aleatoriamente duas escolas estaduais do município de Diamantina, Minas Gerais. Como objetivos específicos verificou-se a percepção da equipe gestora e professores sobre o Paae, como é feita a divulgação e análise dos dados para identificar e discutir as ações implementadas nas unidades escolares pesquisadas, a partir dos resultados do Paae, refletindo sobre suas implicações no processo ensino e aprendizagem. A metodologia escolhida para esse trabalho foi a pesquisa qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas especialmente elaboradas para esta pesquisa e analisadas pela técnica da Análise de Conteúdo. Esta pesquisa concluiu que as escolas pesquisadas não assumiram o Paae com propriedade e que a proposta do programa não tem sido seguida de acordo com as orientações divulgadas pelo Instituto Avaliar. Nesse sentido, essas avaliações acabam por se tornar provas como qualquer outra, dentro da realidade de exames que vivem as escolas.Item Implantação e avaliação do curso “educação em direitos humanos”(UFVJM, 2015) Oliveira, Gustavo Henrique Bahia de; Dias, Ana Catarina Perez; Cambraia, Rosana Passos; Sivieri Junior, Disney Oliver; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Sivieri Junior, Disney Oliver; Oliveira, Ramony Maria Silva ReisA luta pelos direitos humanos, assim como sua consolidação, acontece desde o princípio da humanidade e sofrem modificações que indicam avanço ou, dependendo da situação, um retrocesso mediante o esquema governamental vigente. Infelizmente no nosso país, o aumento da violência, o crescente preconceito entre grupos estigmatizados, como homossexuais, negros, pobres, a intolerância e o desrespeito à diversidade de cultos religiosos além do total descrédito à saúde da população, faz-se ter a necessidade de programar atitudes pedagógicas para o melhor entendimento dos direitos inerentes às pessoas. Diante desse cenário, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) fomenta a criação de cursos voltados para a educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental utilizando como veículos as Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi avaliar o curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos (EDH) da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Este objetivo está relacionado com a busca do aumento da qualidade docurso para que este possa ser utilizado como modelo em outras instituições de ensino. As ferramentas de análise empregadas foram questionários estruturados, semiestruturados e entrevistas com as pessoas envolvidas na implantação do curso. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em informática demonstrou que o menu de entrada, a sequência lógica, apresentação visual, programa e a navegabilidade estão dentro do esperado consistindo em uma opção de mídia satisfatória, o único problema detectado que foi na velocidade de acesso independe da instituição proponente. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em conteúdo demonstrou que os vídeos apresentados necessitam ser mais coesos e atuais, a acessibilidade e distribuição do material dentro do ambiente virtual de aprendizado necessita de uma revisão, as imagens e os exercícios devem ser repensados e modificados e o conteúdo programático precisa de intensificação na sua imersão. O resultado obtido com a entrevista ao colegiado demonstra que a UFVJM precisa melhorar o acolhimento aos programas de especialização e repensar a burocracia necessária para implantação e adesão ao curso pelos estudantes. Este trabalho serve como base para desenvolvimento de projetos semelhantes em outras instituições, além de melhoria na qualidade do material apresentado aos cursistasItem Análise tridimensional da situação dos bancos de alimentos de Minas Gerais, Brasil(UFVJM, 2014) Tenuta, Natalia de Oliveira; Teixeira, Romero Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Romero Alves; Costa Sobrinho, Paulo de Souza; Bonomo, ÉlidoBancos de Alimentos (BA) são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional destinados a captar alimentos prioritariamente perdidos ao longo da cadeia produtiva e distribuir para pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Como toda política pública, os BAs necessitam de avaliações permanentes, contribuindo para a tomada de decisão e adequada alocação de recursos públicos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os BAs, baseando-se na tríade estrutura-processo-resultado, no que se refere aos recursos materiais, humanos e financeiros, estrutura física e organizacional dos BAs e os seus processos de articulação com parceiros, captação, processamento, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios, atendimento aos beneficiários e educação em alimentação e nutrição. Além disso, foi avaliado o resultado das atividades e intervenções dos BAs. Trata-se de um estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa, com análise qualitativa, realizado no período de novembro de 2012 a novembro de 2014, em 10 Bas municipais em funcionamento em Minas Gerais, conveniados com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa Relatórios Trimestrais de Atividades e questionário semi-estruturado. Quanto à avaliação da estrutura, foi observado um importante desconhecimento da maioria das equipes quanto ao objetivo fundamental dos BAs e uma falta de capacitação quanto ao ideal processo de operacionalização do Programa, além de inadequações na estrutura física e insuficiência de equipamentos essenciais às diversas atividades. Quanto à avaliação do processo, observou-se uma crescente participação do Programa de Aquisição de Alimentos em detrimento do cumprimento do objetivo primordial de combate ao desperdício de Alimentos, somado à fragilidade das ações educativas e do monitoramento dos Programas municipais. Quanto ao resultado, observou-se a impossibilidade de definição da eficiência devido à falta de informação da equipe sobre os recursos e custos dos equipamentos, bem como da efetividade pela deficiência de ações necessárias para mensurar e monitorar o alcance dos Programas. Conclui-se que é necessária uma maior integração e mobilização do governo federal para a normatização, regulamentação e redefinição conceitual e do arranjo institucional do Programa Banco de Alimentos.