Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Construção e validação de instrumento de avaliação do gerenciamento da qualidade da água em estabelecimentos hospitalares
    (UFVJM, 2019) Ruas, Luis Paulo; Morais, Harriman Aley; Campos, Luciana de Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Freitas, Bethania Alves de Avelar; Dias, Orlene Veloso; Oliveira, Altamir Fernandes de
    Os serviços prestados pelos estabelecimentos de saúde são de relevância social podendo impactar diretamente na vida dos indivíduos e de uma comunidade, sendo necessário que os serviços ali prestados sejam de qualidade. A utilização da qualidade como ferramenta de gestão já se encontra instituída como obrigatoriedade dos serviços de saúde pela RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 63/2011. A água é insumo essencial em diversas práticas realizadas dentro dos estabelecimentos hospitalares, desde procedimentos relacionados à higienização, até práticas terapêuticas como a hemodiálise, assim o gerenciamento da qualidade deste insumo é fundamental para garantir a segurança dos pacientes. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de avaliação do gerenciamento da qualidade da água utilizada em Hospitais. Foi construído um Instrumento de Avaliação (IA) dividido em três componentes sendo eles estrutura, processo e resultado atendendo a determinação da RDC 63/2011 e sob a perspectiva do teórico Avedis Donabedian. Para a validação do IA foi utilizado o método de Delphi com análise estatística do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e Inter-Rater Agreement (IRA). O processo de validação foi realizado por um grupo de especialistas envolvidos em diferentes etapas do manejo dos recursos hídricos que analisaram os itens de cada um dos componentes em três rodadas utilizando a escala de LIKERT para avaliar cada componente do IA. Ao término do processo, apenas os itens considerados consensuais permaneceram no instrumento e foram representados esquematicamente através de um Modelo Lógico de Avaliação (MLA) que também foi submetido ao processo de validação com relação ao encadeamento lógico dos itens, utilizando a mesma metodologia analítica. Quando observados os itens validados e os estudos disponíveis na literatura foi possível verificar que muitos hospitais não possuem um gerenciamento da qualidade da água adequado conforme a percepção dos especialistas, mostrando fragilidades que podem tornar a água fonte potencial de risco a saúde dos pacientes. Espera-se que o MLA validado neste estudo seja utilizado pelos gestores dos hospitais para obtenção de um diagnóstico útil nos processos de tomada de decisão, com o objetivo de otimizar os recursos humanos materiais e financeiros demandados para o gerenciamento da qualidade da água garantindo assim um produto que atenda aos requisitos de qualidade necessários.
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    O programa PAAE e seus resultados: repercussões no trabalho docente em escolas da rede estadual de ensino de Diamantina/MG
    (UFVJM, 2016) Costa, Tarcimara Kátia; Paccola, Rivaldo Alfredo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Ramos, Davidson Afonso; Braga, Denise da Silva
    Esta pesquisa buscou apreender a percepção de gestores escolares, supervisores e professores de língua portuguesa de escolas estaduais sobre as avaliações que integram o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae). Como objetivo geral pretendeu-se conhecer como são utilizados os resultados gerados pelo Paae e quais são as implicações desses resultados no cotidiano escolar e no trabalho docente, para tanto, foram selecionadas aleatoriamente duas escolas estaduais do município de Diamantina, Minas Gerais. Como objetivos específicos verificou-se a percepção da equipe gestora e professores sobre o Paae, como é feita a divulgação e análise dos dados para identificar e discutir as ações implementadas nas unidades escolares pesquisadas, a partir dos resultados do Paae, refletindo sobre suas implicações no processo ensino e aprendizagem. A metodologia escolhida para esse trabalho foi a pesquisa qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas especialmente elaboradas para esta pesquisa e analisadas pela técnica da Análise de Conteúdo. Esta pesquisa concluiu que as escolas pesquisadas não assumiram o Paae com propriedade e que a proposta do programa não tem sido seguida de acordo com as orientações divulgadas pelo Instituto Avaliar. Nesse sentido, essas avaliações acabam por se tornar provas como qualquer outra, dentro da realidade de exames que vivem as escolas.
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    Implantação e avaliação do curso “educação em direitos humanos”
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Gustavo Henrique Bahia de; Dias, Ana Catarina Perez; Cambraia, Rosana Passos; Sivieri Junior, Disney Oliver; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Sivieri Junior, Disney Oliver; Oliveira, Ramony Maria Silva Reis
    A luta pelos direitos humanos, assim como sua consolidação, acontece desde o princípio da humanidade e sofrem modificações que indicam avanço ou, dependendo da situação, um retrocesso mediante o esquema governamental vigente. Infelizmente no nosso país, o aumento da violência, o crescente preconceito entre grupos estigmatizados, como homossexuais, negros, pobres, a intolerância e o desrespeito à diversidade de cultos religiosos além do total descrédito à saúde da população, faz-se ter a necessidade de programar atitudes pedagógicas para o melhor entendimento dos direitos inerentes às pessoas. Diante desse cenário, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) fomenta a criação de cursos voltados para a educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental utilizando como veículos as Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi avaliar o curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos (EDH) da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Este objetivo está relacionado com a busca do aumento da qualidade docurso para que este possa ser utilizado como modelo em outras instituições de ensino. As ferramentas de análise empregadas foram questionários estruturados, semiestruturados e entrevistas com as pessoas envolvidas na implantação do curso. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em informática demonstrou que o menu de entrada, a sequência lógica, apresentação visual, programa e a navegabilidade estão dentro do esperado consistindo em uma opção de mídia satisfatória, o único problema detectado que foi na velocidade de acesso independe da instituição proponente. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em conteúdo demonstrou que os vídeos apresentados necessitam ser mais coesos e atuais, a acessibilidade e distribuição do material dentro do ambiente virtual de aprendizado necessita de uma revisão, as imagens e os exercícios devem ser repensados e modificados e o conteúdo programático precisa de intensificação na sua imersão. O resultado obtido com a entrevista ao colegiado demonstra que a UFVJM precisa melhorar o acolhimento aos programas de especialização e repensar a burocracia necessária para implantação e adesão ao curso pelos estudantes. Este trabalho serve como base para desenvolvimento de projetos semelhantes em outras instituições, além de melhoria na qualidade do material apresentado aos cursistas