Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Thumbnail Image
    Item
    Produção de leite em sistemas rotacionados de capim-mombaça
    (UFVJM, 2015) Carvalho, Ana Luiza Silva [UFVJM]; Almeida, Otávio Goulart de; Silveira, Hugo Vinícius Lelis [UFVJM]; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Gusmão, Jessica Oliveira; Braz, Thiago Gomes dos Santos [UFVJM]; Martuscello, Janaina Azevedo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal de Lavras (UFLA)
    A produção animal em pastagens apresenta vantagens em relação aos outros sistemas de produção. Geralmente, o pasto é o alimento mais viável economicamente para a alimentação de ruminantes. O capim-mombaça é uma cultivar de Panicum maximum nativa da África, essa cultivar apresenta desenvolvimento satisfatório em sistemas de manejo mais intensivos e com altas taxas de lotação. Porém, para garantir a produtividade animal, a fisiologia da forrageira deve ser respeitada com auxilio das alturas de entrada de saída adequadas a cada espécie.
  • Thumbnail Image
    Item
    Paramêtros sobre silagem de sorgo
    (UFVJM, 2015) Soares, Natalia de Avila [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Cunha, Thauanna Eulina Gomes da; Santos, Jorge Fellipe Rodrigues da Costa; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Bellan, Julio de Sales Lima Neto [UFVJM]; Campos, Arnon Henrique Anésio [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus de São Luís de Montes Belos
    O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial, associado ao clima predominantemente tropical, destaca-se no contexto mundial como uma das grandes potências para a produção animal. Essa característica do clima ainda permite a existência de uma grande diversidade de plantas forrageiras, de elevado potencial de produção por área. No entanto, a estacionalidade na produção de forragem tem sido apontada como um dos fatores que mais contribui para a baixa produtividade dos rebanhos. O processo de ensilagem serve como alternativa para suprir a demanda alimentar no período de estacionalidade. O sorgo, devido a sua boa qualidade qualitativa e quantitativa segue como uma cultura em potencial para a produção de silagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Quantitativo de bovinos abatidos nos períodos seco e chuvoso nos anos de 2011 a 2013 em três frigoríficos sob serviço de inspeção municipal na cidade de São Luís – MA
    (UFVJM, 2015) Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Chaves, Nancyleni Pinto; Silva, Hilmanara Tavares da; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Silveira, Hugo Vinícius Lelis [UFVJM]; Carvalho, Ana Luiza [UFVJM]; Arcanjo, Angelo Herbet Moreira [UFVJM]; Gusmão, Jessica Oliveira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, MA. Serviço de Inspeção Municipal; Universidade Federal de Lavras (UFLA)
    O objetivo desse estudo foi avaliar o levantamento do quantitativo de abate de bovinos no Período Seco (PS) e Período Chuvoso (PC) de 2011 a 2013 em três grandes frigoríficos sob o serviço inspeção municipal em São Luís - MA. Os dados foram obtidos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, e calculados os percentuais com base no número de bovinos abatidos ao período do ano correspondente. Com base nesse levantamento, pode-se constatar que o maior quantitativo de bovinos abatidos está concentrado no período chuvoso (PC). Exceção foi observada para o frigorífico B, que apresentou maior volume de abate no período seco (PS) do ano de 2013.
  • Thumbnail Image
    Item
    Quantitativos de bovinos abatidos nos anos de 2011 a 2013 em três frigoríficos sob serviço de inspeção municipal na cidade de São Luís – MA
    (UFVJM, 2015) Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Chaves, Nancyleni Pinto; Silva, Hilmanara Tavares da; Silveira, Hugo Vinícius Lelis [UFVJM]; Carvalho, Ana Luiza [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Martins, Dailiene Costa [UFVJM]; Santos, Cleide Lis Ribeiro dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, MA. Serviço de Inspeção Municipal; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Campus de Sinop
    O objetivo desse estudo foi avaliar o levantamento do quantitativo de abate de bovinos no período de 2011 a 2013 em três grandes frigoríficos sob o serviço inspeção municipal em São Luís - MA. Os dados foram obtidos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, e calculados os percentuais com base no número de bovinos abatidos ao ano correspondente. Com base no levantamento, pode-se constatar que durante os três anos do levantamento, foram abatidos e inspecionados 291.529 bovinos. O frigorífico B, em todo o período de observação concentrou a maior quantidade de abate, contudo, não houve diferença estatística significativa (P>0,05) no volume de abate dentro e entre os frigoríficos A, B e C, para os três anos de estudo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Glicerina bruta na produção de ruminantes
    (UFVJM, 2015) Silveira, Hugo Vinícius Lelis [UFVJM]; Gusmão, Jéssica Oliveira; Carvalho, Ana Luiza Silva [UFVJM]; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Silva, Deiyse Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
    Objetivou-se com essa revisão, relatar os principais aspectos relacionados ao uso da glicerina bruta na produção de ruminantes. O Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo. Com o rápido aumento da produção de biodiesel, uma grande excedente de glicerina tem sido produzido. Dessa forma, é fundamental que se encontrem alternativas para o uso desse coproduto. Seu uso na alimentação animal já tem sido relatado por diversos autores, sendo indicado principalmente pelo seu alto conteúdo energético.
  • Thumbnail Image
    Item
    Elaboração e processamento de silagem de grão úmido de milho na alimentação animal
    (UFVJM, 2015) Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Amaral, Alliny das Graças; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Gusmão, Jessica Oliveira; Diana, Thiago Ferreira [UFVJM]; Silveira, Hugo Vinicius Lelis [UFVJM]; Ribeiro, Renata Vaz; Oliveira, Otávio Augusto Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus de São Luís dos Montes Belos; Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal de Lavras (UFLA)
    Objetivou-se a partir desse trabalho apresentar uma revisão da literatura sobre, o processamento de silagem de grão úmido de milho na alimentação animal. Visto que o grão do milho é a principal fonte de energia para ruminantes e monogástricos. O planejamento é o primeiro passo para alcançar a produção de qualidade da silagem. Os mesmo cuidados da ensilagem da planta inteira são imprescindíveis para o processamento da ensilagem apenas de grãos. Na técnica da ensilagem, são adotadas estratégias como o dimensionamento do silo adequado, rapidez no momento da colheita; transporte e moagem; compactação necessária para acomodar com eficiência as partículas do material; agilidade na vedação do silo e seu uso durante o fornecimento aos animais. Cada vez mais pesquisas vêm confirmando utilização da silagem de grão úmido de milho como um importante componente energético da dieta para a maioria das espécies de interesse zootécnico. Considerando que elaboração e processamentos da silagem de grão úmido de milho é uma tecnologia que pode contribuir de forma significativa a fim de melhorar os índices de produtividade dos animais. Entretanto seu uso ainda e considerado incipiente no pais, com necessidade de novos estudos em sua utilização em relação as dificuldades de processamento e fornecimento aos animais.