Pós-Graduação em Ciências Humanas
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PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas
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Item A presença da UFVJM na Educação Básica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2023) Fernandes, Gildásio Antônio; Mykonios, Atanásio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O texto aborda o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), consistiu na investigação quanto à contribuição da instituição na formação de docentes para atuação na Educação Básica nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para o desenvolvimento do estudo foi considerado o contexto de expansão e interiorização do Ensino Superior, com enfoque nas Instituições de Ensino Superior, perpassando o papel desempenhado pela UFVJM na formação de docentes para atuação na região, objeto deste estudo. Foram realizadas revisões de literatura e análises documentais com dados do IBGE, INEP e IDEB, entre outros. Os resultados demonstraram a evolução do número de egressos nos cursos de licenciatura da UFVJM ao longo do período analisado e as possíveis relações que esses profissionais desempenham na Educação Básica local, potencialmente beneficiando os indicadores educacionais e sociais da região objeto desta pesquisa. No entanto, foram identificados desafios a serem enfrentados, como aprimorar políticas públicas de educação e a formação docente. Também foram apresentadas as limitações e perspectivas da UFVJM na promoção de uma Educação de qualidade e no desenvolvimento da região de sua abrangência. Assim, a pesquisa tem como propósito contribuir para compreender o papel das IFES na formação docente e refletir sobre a importância da Educação como direito fundamental. Destaca-se a necessidade de repensar políticas públicas educacionais visando a uma sociedade mais justa e igualitária, especialmente em regiões historicamente marcadas por exploração e desigualdades sociais.Item Saberes e práticas de um professor universitário da disciplina de cálculo(UFVJM, 2021) Pereira, Jacqueline Aparecida; Bonadiman, Heron Laiber; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Valiengo, AmandaA presente dissertação buscou compreender, descrever e analisar como um professor de Cálculo Diferencial e Integral I organiza e elabora sua prática didática na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para isso foi feita uma análise de quais saberes são utilizados como referência para o exercício profissional do professor da área da Ciências Exatas, identificando quais vivências na educação superior estão relacionadas com a consolidação das práticas profissionais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, na qual foi entrevistado um professor de Cálculo Diferencial e Integral I e foram realizadas observações em sala de aula desse docente, que leciona esta disciplina para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia, Química, Sistema de Informação e Zootecnia. A pesquisa teve como principais instrumentos de produção de dados: observações em sala de aula do professor e a entrevista. Os dados foram analisados por temática de conteúdo. A entrevista foi interpretada ponto a ponto, sem categorias pré-definidas. Neste contexto do ensino superior, parte-se do pressuposto de que os saberes docentes são construídos e fundamentados nos currículos de formação, nas áreas do conhecimento, no currículo escolar e universitário e na própria experiência. A investigação permitiu identificar que a aprendizagem da docência pode ser considerada um processo multideterminado, que possui continuidades e rupturas, tais como: a influência de outros professores na formação e no contato com áreas diferentes do conhecimento. Percebemos que este estudo contribuiu para fazer reflexões sobre a formação de professores e sobre os saberes docentes necessários para a docência do Ensino Superior.Item Educação física e inclusão: análise da formação inicial nas perspectivas do projeto pedagógico e dos discentes(UFVJM, 2020) Siqueira, Daniela Souza; Ferreira, Bárbara Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Braga, Elayne de Moura; Oliveira, Sandra Regina Garijo deBuscando atender as novas propostas da educação inclusiva, os cursos de licenciatura em Educação Física possuem, em seu currículo, disciplinas que possibilitam a discussão a respeito da inclusão, entre elas a Educação Física Adaptada. Entretanto, estudos na área apontam que, mesmo sendo obrigatória a presença de conteúdos que abordem a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física, durante o processo de formação inicial a maioria dos professores não se sente preparada para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais. Pensando na formação profissional como parte essencial de uma escola realmente inclusiva, e na Instituição de Ensino Superior como mediadora no processo de conhecimentos relativos às teorias e práticas docentes, é importante investigar como está ocorrendo a formação inicial dos professores de Educação Física para atuarem na perspectiva da inclusão. Diante disso, o presente estudo teve, como objetivo geral, analisar a formação inicial em licenciatura em Educação Física no que se refere à educação inclusiva, especificamente, à disciplina Educação Física Adaptada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, do tipo levantamento de dados e de caráter quantitativo, com a participação de 23 discentes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que já haviam cursado a disciplina Educação Física Adaptada, e que estavam matriculados nos três últimos períodos da graduação. Para a coleta de dados, foi realizada a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Educação Física da UFVJM, buscando identificar no documento direcionamentos para a formação de profissionais aptos a atuarem em ambientes inclusivos e a aplicação de um questionário para os discentes. Os questionários foram analisados por meio da estatística descritiva, sendo adotado o programa Excel Windows versão 2017. Os resultados indicam que o PPC atende a legislação vigente quanto à inserção de disciplinas que abordem a temática da inclusão em cursos de licenciatura. Os resultados apontam que a maioria dos discentes não compreendem a diferença entre inclusão e integração escolar, entretanto sabem identificar o público-alvo da educação especial e reconhecem o direito a matrícula em escolas públicas. A maior parte dos participantes se sente capacitada para atuar em contexto inclusivo e ressalta que o curso oportuniza contato e atuação com pessoas com deficiência. De acordo com os discentes, o curso proporciona uma formação inicial adequada para atuar em contexto inclusivo; entretanto, o panorama encontrado sugere novos direcionamentos para disciplina Educação Física Adaptada.