Pós-Graduação em Ciências Humanas

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb

PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Elaboração de um instrumento para o ensino de Geografia a partir dos recursos do Google Earth®
    (UFVJM, 2020) Costa, Saymon Lana; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Mucida, Danielle Piuzana
    O interesse pelo tema desta pesquisa surge da busca em compreender as práticas do ensino da Geografia e das observações de que muitas vezes o aluno não encontra proximidade entre a sua vida cotidiana e os temas geográficos. Além do interesse em estudar o ensino da Geografia, há também o interesse em compreender o contexto escolar, principalmente, compreender o aluno, que na sua maioria, lida com as tecnologias digitais diariamente. Nesta perspectiva, a presente pesquisa visa vincular o uso de tecnologias digitais para o ensino da Geografia, de forma a facilitar o processo de enino-aprendizagem. Os objetivos traçados foram: elencar alguns recursos que o software Google Earth® oferece para o professor mediar os conteúdos de Geografia e estimular o uso de tecnologias digitais como instrumentos importantes na produção do conhecimento geográfico. O procedimento metodológico foi realizado através da análise de uma revisão de literatura, com a finalidade de construir um referencial teórico/conceitual e um estudo aprofundado dos recursos disponibilizados pelo software que podem contribuir para o ensino de Geografia. Foram selecionados dez recursos para o estudo mas apenas cinco deles foram elencados como instrumentos relevantes para se trabalhar os conteúdos de Geografia (Regulador de Zoom, Adicionar Caminho, Imagens Históricas, Street View e Perfil Topográfico). O Google Earth® pode ser usado para facilitar o trabalho do professor com os conteúdos de Geografia e levar o aluno a desenvolver uma visão de mundo mais dinâmica e integrada, o que pode ser visto como uma possibilidade de adicionar novas metodologias para o ensino de Geografia, tendo em vista a falta de recursos para trabalhar os conceitos e temas Geográficos. Todo este processo contribui para diminuir a dificuldade do desenvolvimento do aluno enquanto sujeito atuante. Como resultado, a partir do estudo dos recursos do Google Eath®, foi elaborado um manual, que poderá ser disponibilizado a professores de Geografia no Ensino Básico. Este instrumento representa uma possibilidade de aliar métodos tradicionais de aprendizagem com tecnologias digitais para que haja um aprimoramento efetivo do processo de ensino e aprendizagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Práticas de ensino: gamificação como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem
    (UFVJM, 2018) Santos, Marina Lindsay dos; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Arrais, Marcos; Villela, Maria Lucia Bento
    Diante de um cenário onde as discussões para os novos caminhos nas práticas de ensino-aprendizagem escolar se faz cada vez mais presente, é preciso repensar maneiras do fazer prático em sala de aula. Estudos de técnicas que aproximem os alunos ao mundo dos games podem ser interessantes quando se percebe o desafio enfrentado pelas instituições de ensino em conectar-se ao mundo dos alunos advindos de gerações intrinsicamente ligadas ao uso das tecnologias digitais. A proposta deste trabalho é realizar um estudo bibliográfico sobre as práticas tradicionais de ensino, a atual sociedade da informação e a gamificação. A partir da concepção que existe uma ruptura entre o ensino tradicional escolar e o dia-a-dia dos indivíduos nascidos em um mundo em que as tecnologias são usadas para estudo, trabalho, lazer e comunicação, o objetivo desta pesquisa foi identificar os principais recursos da gamificação que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A gamificação pode ser entendida como a utilização de elementos dos jogos em um contexto que não é propriamente o jogo. A partir da pesquisa bibliográfica e a metassíntese qualitativa obteve-se como resultado um instrumento que apresenta as principais características da gamificação que precisam ser observadas para planejar uma estrategia gamificada no ambiente da educação, de forma que possam servir de base para os profissionais e pesquisadores da área.
  • Thumbnail Image
    Item
    Aporte curricular da formação de professores sobre tecnologias digitais de informação e comunicação: um panorama envolvendo instituições de ensino superior do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2016) Costa, Joiciele Rezende; Braga, Elayne de Moura; Ramos, Davidson Afonso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Ferreira, Bárbara Carvalho; Lima, Márcio Roberto de
    Tendo em vista a presença e a atuação de um grupo de Instituições de Ensino Superior na região do norte de Minas Gerais, a proposta dessa pesquisa foi investigar o aporte curricular oportunizado aos acadêmicos dos cursos de licenciatura dessas instituições, com vistas a aproximar suas formações das particularidades envolvidas na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ações pedagógicas. Tendo como amostra a cidade de Montes Claros, procedemos a um recorte de uma problematização social e cultural, que é a relação entre os processos de ensino-aprendizagem e as tecnologias. O objetivo foi averiguar quais e quantos cursos de licenciatura e de qual instituição possuem alguma disciplina, que faça menção ao uso das tecnologias no processo educativo, com vistas a capacitar os egressos para o uso das TDIC. As instituições de ensino superior da região investigadas foram: Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, Instituto Superior de Educação Ibituruna-ISEIB/Faculdades de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo-FACIGE, Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC, Faculdades Integradas Pitágoras- FIP, Faculdade Prisma e Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (modalidade EAD). A relação com a universidade frequentemente reflete na educação básica. Essa proposta de trabalho se fez possível e necessária diante da emergência da sociedade hodierna, onde se efetua uma transição de paradigmas, em vários âmbitos, abarcando também a educação e consequentemente os hábitos dos indivíduos. A metodologia utilizada na realização desse trabalho é de cunho quantitativo quanto à descrição dos currículos dos cursos e qualitativo, possibilitando um olhar crítico sobre a temática. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura que buscou contextualizar a formação de professores com os novos tempos chamados de “modernos”, bem como com as mudanças ocorridas na vida dos indivíduos na modernidade. Também foi feita uma pesquisa documental, com documentos do Ministério da Educação (MEC), orientações para os cursos de licenciaturas no país e ementas e estruturas curriculares dos cursos de licenciaturas, das universidades e faculdades supracitadas. A pesquisa constatou que, dos trinta cursos de licenciaturas investigados, nas seis instituições de ensino, somente dezoito contam com disciplinas teóricas e/ou práticas, com vistas a inserir o uso das TDIC no cotidiano docente. Este resultado corresponde a 60% (sessenta porcento) dos cursos analisados, o que indica uma necessidade de melhor adequação entre a formação ofertada pelas licenciaturas, as orientações do MEC e a prática docente.