Pós-Graduação em Ciências Humanas

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb

PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A presença da UFVJM na Educação Básica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Fernandes, Gildásio Antônio; Mykonios, Atanásio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O texto aborda o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), consistiu na investigação quanto à contribuição da instituição na formação de docentes para atuação na Educação Básica nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para o desenvolvimento do estudo foi considerado o contexto de expansão e interiorização do Ensino Superior, com enfoque nas Instituições de Ensino Superior, perpassando o papel desempenhado pela UFVJM na formação de docentes para atuação na região, objeto deste estudo. Foram realizadas revisões de literatura e análises documentais com dados do IBGE, INEP e IDEB, entre outros. Os resultados demonstraram a evolução do número de egressos nos cursos de licenciatura da UFVJM ao longo do período analisado e as possíveis relações que esses profissionais desempenham na Educação Básica local, potencialmente beneficiando os indicadores educacionais e sociais da região objeto desta pesquisa. No entanto, foram identificados desafios a serem enfrentados, como aprimorar políticas públicas de educação e a formação docente. Também foram apresentadas as limitações e perspectivas da UFVJM na promoção de uma Educação de qualidade e no desenvolvimento da região de sua abrangência. Assim, a pesquisa tem como propósito contribuir para compreender o papel das IFES na formação docente e refletir sobre a importância da Educação como direito fundamental. Destaca-se a necessidade de repensar políticas públicas educacionais visando a uma sociedade mais justa e igualitária, especialmente em regiões historicamente marcadas por exploração e desigualdades sociais.