Pós-Graduação em Ciências Humanas

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb

PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Aporte curricular da formação de professores sobre tecnologias digitais de informação e comunicação: um panorama envolvendo instituições de ensino superior do Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2016) Costa, Joiciele Rezende; Braga, Elayne de Moura; Ramos, Davidson Afonso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Carvalho, Leonardo Lana de; Ferreira, Bárbara Carvalho; Lima, Márcio Roberto de
    Tendo em vista a presença e a atuação de um grupo de Instituições de Ensino Superior na região do norte de Minas Gerais, a proposta dessa pesquisa foi investigar o aporte curricular oportunizado aos acadêmicos dos cursos de licenciatura dessas instituições, com vistas a aproximar suas formações das particularidades envolvidas na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ações pedagógicas. Tendo como amostra a cidade de Montes Claros, procedemos a um recorte de uma problematização social e cultural, que é a relação entre os processos de ensino-aprendizagem e as tecnologias. O objetivo foi averiguar quais e quantos cursos de licenciatura e de qual instituição possuem alguma disciplina, que faça menção ao uso das tecnologias no processo educativo, com vistas a capacitar os egressos para o uso das TDIC. As instituições de ensino superior da região investigadas foram: Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, Instituto Superior de Educação Ibituruna-ISEIB/Faculdades de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo-FACIGE, Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC, Faculdades Integradas Pitágoras- FIP, Faculdade Prisma e Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (modalidade EAD). A relação com a universidade frequentemente reflete na educação básica. Essa proposta de trabalho se fez possível e necessária diante da emergência da sociedade hodierna, onde se efetua uma transição de paradigmas, em vários âmbitos, abarcando também a educação e consequentemente os hábitos dos indivíduos. A metodologia utilizada na realização desse trabalho é de cunho quantitativo quanto à descrição dos currículos dos cursos e qualitativo, possibilitando um olhar crítico sobre a temática. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura que buscou contextualizar a formação de professores com os novos tempos chamados de “modernos”, bem como com as mudanças ocorridas na vida dos indivíduos na modernidade. Também foi feita uma pesquisa documental, com documentos do Ministério da Educação (MEC), orientações para os cursos de licenciaturas no país e ementas e estruturas curriculares dos cursos de licenciaturas, das universidades e faculdades supracitadas. A pesquisa constatou que, dos trinta cursos de licenciaturas investigados, nas seis instituições de ensino, somente dezoito contam com disciplinas teóricas e/ou práticas, com vistas a inserir o uso das TDIC no cotidiano docente. Este resultado corresponde a 60% (sessenta porcento) dos cursos analisados, o que indica uma necessidade de melhor adequação entre a formação ofertada pelas licenciaturas, as orientações do MEC e a prática docente.