Pós-Graduação em Ciências Humanas
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb
PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas
Browse
Search Results
Item A pessoa humana em formação: contribuições da antropologia filosófica de Edith Stein para a formação em psicologia no Brasil(UFVJM, 2018) Batista, Danillo Lisboa; Gaspar, Yuri Elias; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Cardoso, Camen Lúcia; Coelho Júnior, Achilles GonçalvesA questão da formação do psicólogo, ao lado da reflexão acerca da experiência e da estrutura da pessoa humana, coadunam na temática central deste trabalho. O objetivo principal dessa pesquisa foi investigar como se constitui a formação da pessoa humana, a partir da antropologia filosófica de Edith Stein, a fim vislumbrar itinerários educativos que contribuam para a formação em psicologia no Brasil. Em termos metodológicos tornou-se necessário articular um conjunto de procedimentos que classificam esta pesquisa como fenomenológica, no que se refere à formulação do seu problema e teórica quanto ao seu desenvolvimento, sendo subsidiada pela análise documental e pela revisão bibliográfica. O presente estudo identifica a psicologia como um campo vasto do conhecimento, marcado pelas características plural, híbrido, polissêmico e diverso no que tange às suas possibilidades teóricas e de atuação. O movimento histórico de transformações curriculares dessa ciência vão de uma formação especialista à uma formação generalista. Ao retomarmos a gênese da ideia de formação, encontramos em Edith Stein um aprofundamento que nos revela uma antropologia filosófica que, atenta à estrutura que é própria ao ser humano, torna imprescindível a miragem de uma formação integral da pessoa. Nesse sentido, passamos a diferenciar as ideias de instrução, educação e formação, compreendendo esta última como mais ampla do que o uso corrente, pois, segundo Edith Stein, o processo verdadeiramente formativo deve atingir o núcleo pessoal de cada ser humano e este determina intrinsicamente as possibilidades da formação. Esta compreensão traduz como uma importante tarefa da própria formação, o empenho em ajudar o estudante a reconhecer sua interioridade, a fim de favorecer que o mesmo alcance posicionamentos congruentes e originais. Por fim, ao reconhecermos a pessoa humana enquanto dotada de uma estrutura que a universaliza e de um núcleo pessoal que a singulariza, encontramos no terreno da experiência um meio promissor para que cada estudante de psicologia reconheça a si mesmo em meio ao campo plural, diverso e dinâmico que caracteriza essa ciência e profissão no Brasil.