Pós-Graduação em Ciências Humanas
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/05d39b96-7bc8-4ec9-b361-17ceb0696cdb
PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas
Browse
Item Do clássico americano ao popular brasileiro: uma (re)leitura interdisciplinar do conto “Berenice”, de Edgar Allan Poe(UFVJM, 2018) Carvalho, Luciana Lacerda de; Sobreira, Ricardo da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sobreira, Ricardo da Silva; Cintra, Marcos Rogério; Thabet, TamerEste trabalho propõe um cotejo de teorias da adaptação, a fim de realizar um exame comparativo entre o conto literário “Berenice” (1835), do escritor norte-americano Edgar Allan Poe e o primeiro episódio (denominado “Berê”) da microssérie televisiva Contos do Edgar (2013), dirigida pelo cineasta brasileiro Pedro Morelli. Visando a uma delimitação teórica adequada dos procedimentos envolvidos nessas transposições da página para a tela, os métodos empregados para esta investigação foram os da pesquisa bibliográfica e os da análise de elementos da narrativa comuns às duas obras. Com o intuito de circunscrever essas reflexões em torno da produção audiovisual, elegeu-se como objeto de estudo um episódio da minissérie brasileira Contos do Edgar (2013), cujo enredo é livremente baseado no conto “Berenice” (1835) de Edgar Allan Poe. Considerou-se a intertextualidade como elemento de ligação entre as duas obras. O distanciamento espaço-temporal e cultural entre ambas e a própria leitura que o audiovisual fez do literário foram aspectos de fundamental importância para esta análise. Tratase de um trabalho interdisciplinar cujo foco é o estudo da transposição de uma arte literária para uma arte de vídeo, com atenção ao processo intertextual envolvido na recriação sob a forma de episódio televisivo. As produções audiovisuais são performances realizadas em coautoria com uma série de profissionais envolvidos e que, portanto, o objeto resultante é um constructo estético executado com base em diversos compartilhamentos interpretativos. Portanto, as semelhanças e diferenças apontadas entre os dois suportes são considerados elementos intertextuais. O episódio audiovisual analisado também apresenta elementos relacionados ao conceito de carnavalização, como a profanação, o grotesco e o rebaixamento.