Pós-Graduação em Ciências Humanas
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PPGCH - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas
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Item Encontro com o vivo: cartografia para a (inter)ação do leitor com a obra de Florbela Espanca(UFVJM, 2020) Malaquias, Cristhiane Rejane; Rücker, Gustavo Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rückert, Gustavo Henrique; Angelini, Paulo Ricardo Kralik; Monteiro, Rebeca Pedroso; Carvalho, Leonardo Lana deA proposta desse ensaio foi investigar o processo comunicacional durante a leitura dos textos de Florbela Espanca. Para tanto, a principal bússola que norteou a pesquisa foi o entendimento de que o texto literário apresenta um aspecto duplo: estrutura verbal e campo afetivo, ao mesmo tempo. O corpus de contato trouxe uma seleção de poemas do primeiro livro da poeta, Trocando Olhares (1915-1917), considerado, segundo Maria Lúcia Dal Farra (1996), "importante foco irradiador de peças que emigrarão, refundidas, para o Livro de Mágoas e para o Livro de "Sóror Saudade", e, enquanto campo temático, como precioso propulsor para a restante obra de Florbela." Para amparar a investigação foram adotados a ciência dos afetos de Benedictus de Spinoza (1632-1677), com ênfase no conhecimento como o mais potente dos afetos, bem como o método cartográfico de Gilles Deleuze (1925-1985) e Félix Guattari (1930-1992), com ênfase na formação do desejo no campo social. A partir de uma nova concepção de "vivo", demonstra-se que os afetos que trazem as marcas da produção da poeta descrevem um processo comunicacional entre multiplicidades coexistentes [vivo] e não entre individualidades isoladas [protagonismo humano]. A presente cartografia se constitui, assim, uma singularidade, ao registrar, (extra)ordinariamente, uma rota da alegria na poesia de Florbela Espanca. Tal perspectiva sugere o entendimento da comunicação como expressão de uma força vital de expansão e da (inter)ação como micropolítica.Item Entre dois hemisférios: migração e Direitos Humanos em "Luanda, Lisboa, Paraíso" e "Estive em Lisboa e lembrei de você"(UFVJM, 2023) Veloso, Ana Angélica Miranda; Rückert, Gustavo Henrique; Kaitel, Cristiane Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rückert, Gustavo Henrique; Kaitel, Cristiane Silva; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Angelini, Paulo Ricardo KralikEsta dissertação tem como objetivo analisar comparativamente duas obras literárias: Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida, e Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato. Pretende-se compreender o processo de migração dos falantes do português para Portugal e identificar os direitos que deveriam ser efetivados para todos, de forma igualitária. Para tanto, a ferramenta metodológica empregada é a análise de personagens (Bordini, 2006). A partir da observação de Cartola e Aquiles (do livro da Djaimilia) e de Serginho (da obra do Ruffato), busca-se evidenciar como os Direitos Humanos são vedados aos migrantes. O referencial teórico perpassa sobretudo pelas ideias de Santos (1990; 2003; 2010; 2014; 2018; 2019; 2020), o qual demonstra que a maior parte dos indivíduos não é sujeito de garantias, apenas objeto dos discursos de Direitos Humanos. Nesse sentido, almeja-se relacionar a vida dos migrantes reais aos personagens fictícios que vivenciam situações de desigualdade em Portugal, lidando com a ausência da cidadania e de condições mínimas de sobrevivência. A forma como os deslocamentos geográficos têm ocorrido e a não garantia da cidadania tornam o percurso não meramente uma travessia espacial, entre os hemisférios Norte e Sul, mas também um atravessamento psicológico e identitário, uma vez que os indivíduos que cruzam as fronteiras territoriais, diante das condições que encontram no país receptor e sem perspectivas de retornarem à sua terra natal, passam a se reconhecer como “sujeitos de lugar nenhum”.