PPGREAB - Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional (Dissertações)

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    Descrição dos vídeos sobre dor lombar no YouTube TM
    (UFVJM, 2021) Maia, Laísa Braga; Oliveira, Vinícius Cunha de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Vinícius Cunha de; Bastone, Alessandra de Carvalho; Oliveira, Juliana Souza de
    Introdução: A qualidade das informações sobre dor lombar oferecidas no YouTube TM não é clara. Objetivo: descrever as informações atuais sobre dor lombar disponíveis no YouTube TM e determinar se esses vídeos relatam informações que se alinham com as diretrizes clínicas. Uma análise mais aprofundada explorou se recursos específicos dos vídeos explicam sua popularidade. Métodos: Um estudo observacional transversal foi conduzido em vídeos relacionados à dor lombar no YouTube TM com os 200 vídeos mais vistos usando o termo “dor lombar”. Os vídeos foram vistos e avaliados de forma independente por dois pesquisadores quanto a características específicas de vídeo, conteúdo específico de dor lombar e conformidade com as diretrizes. A associação entre as características ou conteúdo do vídeo com a popularidade (ou seja, visualizações, gostos, não gostos e comentários) foi investigada usando modelos de regressão. Resultados: O número médio de visualizações foi 2.018.167. Apenas 59 (29,5%) dos vídeos relataram pelo menos uma recomendação diagnóstica de diretrizes clínicas, e apenas 100 (50%) relataram uma recomendação de tratamento alinhada com as diretrizes clínicas. Além do ano de upload, nenhuma variável foi identificada que estivesse independentemente associada à popularidade ou engajamento dos vídeos. Conclusão: As informações relacionadas à dor lombar oferecidas no YouTube TM muitas vezes não são baseadas em evidências e há uma tendência de priorizar informações sobre as intervenções ao invés de compreender o processo da dor lombar. Fatores relacionados ao envolvimento com conteúdo sobre dor lombar no YouTube TM permanecem incertos, indicando uma necessidade maior de tradução de conhecimento neste campo.