PPGREAB - Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ffcce694-72dd-41f0-aa6b-2d96348b13be
Browse
Search Results
Item Caracterização do processo avaliativo para reabilitação e prevenção de lesões esportivas de fisioterapeutas brasileiros(UFVJM, 2022) Reis, Natália Alexandre de Melo Andrade; Mendonça, Luciana De Michelis; Bittencourt, Natália Franco Netto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mendonça, Luciana De Michelis; Alcântara, Marcus Alessandro de; Macedo, Christiane de Souza GuerinoOs princípios fundamentais dos métodos de avaliação empregados na prática clínica se baseiam em uma série de fatores para construção do processo avaliativo, desde a formação desses profissionais, pelo conhecimento teórico-prático, até a abordagem propriamente dita dessas lesões. A proposta do presente estudo foi investigar a organização do processo avaliativo fisioterapêutico atual, tanto no processo preventivo como para reabilitação de lesões esportivas. Fisioterapeutas que atuam no esporte no Brasil foram contactados por intermédio das plataformas digitais, para o preenchimento de um questionário eletrônico, no qual 237 foram incluídos para as análises finais. Destes, 65,4% não são sócios SONAFE, 69,6% trabalham em clínicas privadas, com mais de 7 anos de experiência clínica. Dos profissionais que se formaram após a implementação da CIF, 37% utilizam o modelo biopsicossocial na sua atuação clínica. Uma taxa de 95,4% realizam avaliações preventivas, 98,7% para reabilitação e 95,4% dos profissionais reavaliam seus clientes. Porém, 36,3% apresentam dificuldades em manter-se atualizado e 27% têm limitações quanto a registrar todos os dados da avaliação, sendo que, 47,7% ainda utilizam avaliações manuscritas no papel. Essa pesquisa contribui para que os fisioterapeutas esportivos averiguem as suas estratégias avaliativas, mas também evidencia que uma grande parcela destes, ainda necessitam de aperfeiçoamento do conhecimento sobre esse processo avaliativo.