PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)
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Item A percepção do enfermeiro da estratégia saúde da família sobre a formação do estagiário de enfermagem: integração ensino e serviço, Diamantina – MG(UFVJM, 2014) Gouvêa, Heloisa Helena Barroso; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo Rodrigues; Vieira, Flávio César Freitas; Ferreira, Fátima ConeiçãoO presente estudo teve como objetivo geral compreender a percepção que o enfermeiro da Estratégia Saúde da Família possui sobre a integração ensino e serviço frente à colaboração para o estágio de enfermagem no município de Diamantina, MG. Os objetivos específicos deste trabalho foram de identificar as dificuldades e facilidades do enfermeiro encontradas na colaboração para a formação do estagiário de enfermagem em relação ao seu trabalho e conhecer os aspectos que envolvem a participação do enfermeiro na integração ensino e serviço no que diz respeito à colaboração para a formação do estagiário de enfermagem. O estudo foi realizado em seis equipes da estratégia Saúde da Família, no município de Diamantina, MG. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos de seis enfermeiras cadastradas nessas equipes. O estudo, de abordagem qualitativa, foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFVJM, com o parecer número 228.191. A coleta de dados adotada foi a entrevista individual, com roteiro semiestruturado, aplicada pela pesquisadora mediante assinatura do entrevistado do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados obtidos, os discursos descridos pelos enfermeiros foram organizados na íntegra. As respostas dos profissionais para cada questão foram tabuladas,pelos pesquisadores,em quadros temáticos. A partir da tabulação de cada elemento, aplicou-se o método indutivo, que é responsável pela generalização, isto é, parte-se de algo particular para uma questão mais ampla, ou seja, geral. Essa análise revelou sobre a importância em melhorar a interação entre ensino e serviço. Os sujeitos do estudo destacaram a falta de diálogo existente entre docente da instituição e supervisor de estágio para que aconteça um planejamento mais efetivo da colaboração de estágio, bem como sua presença mais efetiva no campo de estágio. Percebe-se também que para os enfermeiros existe a falta de planejamento por parte dos gestores municipais e instituições de ensino em relação à inserção do aluno no campo de estágio, o que vem a dificultar o processo de trabalho do enfermeiro na ESF. No geral, a percepção que o enfermeiro possui sobre a integração ensino e serviço é positiva, principalmente no que tange aos aspectos facilitadores do desenvolvimento das atividades. Acredita-se que o estudo nos permite refletir sobre a importância da integração ensino e serviço para qualidade da supervisão de estágio realizado pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família.