PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/fe0f1f6d-b084-4bd3-8be7-3983aabbbdb9

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Conhecimento dos discentes sobre a Atenção Primária à Saúde
    (UFVJM, 2019) Ferreira, Karlyone Elizarda Martins de Souza; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Bruno Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Bruno Henrique; Galvão, Endi Lanza; Silva, George Sobrinho
    A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido cada vez mais reconhecida como prioridade e a academia, um potencial transformador na produção do conhecimento para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo teve o objetivo de identificar o conhecimento dos discentes sobre a APS, efetuado em duas etapas: elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados e posterior aplicação deste questionário aos alunos do último ano dos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Trata-se de um estudo metodológico. Para a validação do questionário intitulado “Conhecimento sobre a Atenção Primária à Saúde para discentes” foram executadas as fases de validação de conteúdo por juízes, adequação do instrumento e estudo piloto. A adequação dos itens ao questionário foi realizada utilizando-se critérios quantitativos, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e critérios qualitativos. Considerou-se como índice de concordância entre os juízes valores acima de 80,0%. Após reformulações, o questionário foi estabelecido contendo 39 itens específicos sobre a APS, adequados aos alunos de graduação da área da saúde. A amostra mínima foi calculada em 136 alunos, estratificada por curso. Houve a participação de 150 graduandos na área da saúde (Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Educação Física) na UFVJM, em Diamantina, Minas Gerais. Para comparar o conhecimento dos estudantes entre os diferentes cursos de graduação da área da saúde, realizou-se o teste Qui-quadrado com nível de significância de p<0,05. Para avaliação do comportamento das respostas dos estudantes para cada item do questionário, foi utilizada a modelagem de Teoria de Resposta ao Item, com cálculo do parâmetro de discriminação (a) e do nível de dificuldade (b) de cada item. Estudo aprovado pelo CEP/UFVJM, sob o parecer nº 2.672.823. A média de idade foi de 24,5 anos, com variação entre 20 a 41 anos. A maior parte dos estudantes incluídos foi do sexo feminino (70,7%), sendo que 87 (58%) acadêmicos se declararam da raça parda, 35 (23,3%) brancos e 28 (18,7%) negros. O resultado encontrado sugere pouco conhecimento dos acadêmicos quanto à Política Nacional de Atenção Básica e os processos de trabalho inerentes à APS, mas principalmente falta de domínio em relação ao e-SUS e ao financiamento. Espera-se que fragilidades e potencialidades no ensino sobre a APS sejam identificadas, contribuindo para a formação dos futuros profissionais a fim de que estes tenham uma atuação pró-ativa, crítica, reflexiva e humanista, enfrentando os desafios que se apresentam na rotina de trabalho e fortalecendo a porta de entrada do SUS.
  • Thumbnail Image
    Item
    Construção e validação de manual sobre burnout em professores
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Tatiana Cordeiro; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Dupim, Sinara Luiza Miranda; Soares, Viviane Antunes Rodrigues
    Este trabalho objetiva descrever o processo de construção e validação de um manual educativo sobre burnout em professores. Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, realizada em 2015, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; validação de conteúdo com consulta a especialistas; validação semântica com consulta ao público alvo; adequação do manual; revisão ortográfica e de português. Participaram do estudo na validação de conteúdo, sete juizes e na validação semântica, sete professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Diamantina. Entre os peritos houve concordância mínima de 85,7% nos itens: conteúdo, linguagem, ilustração, layout, motivação e cultura. Fato comprovado também pela validação com o público alvo com a mínima de 85,7%. O índice de validade de conteúdo do manual educativo foi de 0,94. Esperamos que o manual teórico didático, considerado válido pelos especialistas e representantes do público alvo, seja utilizado pelos profissionais de educação e que possibilite a discussão da saúde ocupacional desta classe, proporcionando maior conhecimento, prevenção e controle da síndrome.