PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)

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    Educação em saúde para gestantes na Atenção Básica: desafios e potencialidades na era tecnológica
    (UFVJM, 2023) Santos, Maria Carolina; Ferreira, Vanessa Alves; Rodrigues, Cíntia Maria; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Vanessa Alves; Rodrigues, Cíntia Maria; Guedes, Helisamara Mota; Paula, Fabiana Angélica de
    A educação em saúde é caracterizada como um conjunto de ações pedagógicas que promovem o conhecimento sobre boas práticas no cuidado. Nessa perspectiva, as atividades educativas direcionadas às gestantes são necessárias na promoção do autocuidado neste período da vida reprodutiva da mulher. Além disso, por intermédio dessas ações, é possível preencher as lacunas durante as consultas de pré-natal e promover um maior conhecimento das gestantes a respeito do processo gravídico puerperal. Nesta direção, o objetivo do trabalho foi realizar uma revisão integrativa sobre as ações de educação em saúde direcionadas às gestantes na Atenção Básica de Saúde do SUS nos últimos cinco anos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de caráter retrospectivo documental, voltada a identificar publicações relevantes sobre a temática e identificar suas contribuições para a construção do estudo. Buscou-se através da pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais, responder a seguinte pergunta: “O que a literatura brasileira tem produzido sobre a temática da construção do conhecimento em saúde de gestantes particularmente nos grupos operativos de educação em saúde na Atenção Básica de Saúde ?”. Utilizou-se como suporte metodológico a estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação, Desfechos - Outcomes) que auxilia na construção da pergunta norteadora, organização da revisão integrativa, critérios de inclusão e exclusão (SANTOS, et al, 2007). Foram encontrados ao final da busca doze (12) artigos científicos. Observou-se que a educação em saúde tornou-se uma ferramenta essencial na ABS contribuindo de maneira positiva para o aprimoramento do conhecimento das gestantes sobre sua condição de saúde durante este período. Além disso, fomentou a tomada de consciência e a maior criticidade, a autonomia para o autocuidado e o empoderamento do grupo. Deste modo, para que haja melhor adesão às ações de educação em saúde são necessários investimentos públicos em ferramentas educacionais na ABS, incluindo os recursos tecnológicos e os materiais didáticos (internet, datashow, flipchart, modelos anatômicos, impressos, entre outros) no grupo das gestantes, em particular, tendo em vista os novos modelos de ensino-aprendizagem impostos pela era tecnológica contemporânea.
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    Análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar em Teófilo Otoni - MG
    (UFVJM, 2023) Rodrigues, Maryana Prates; Miranda, João Luiz de; Pascoal, Vanessa Peruhype Magalhães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Monteiro, Erika Michalsky
    Essa dissertação é composta por uma introdução e por um artigo original, que buscou realizar a análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar (LT) em Teófilo Otoni - MG. O objetivo do trabalho foi trazer à luz discussões acerca do agravo, seu perfil epidemiológico e os resultados dos indicadores, fomentando a ideia da importância das ações de educação em saúde para impactar positivamente na realidade local. Ademais, apresenta o padlet de LT, elaborado como produto que trabalha a integração ensino-serviço. No percurso metodológico do estudo, a abordagem foi de uma pesquisa observacional, transversal e retrospectiva, que utilizou dados de notificações de pacientes residentes no município de Teofilo Otoni, registradas de 2016 a 2021 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação compulsória (SINAN). Para tanto, foram realizados os cálculos dos indicadores conforme memórias de cálculo e teste de associação para entender as diferenças entre os triênios, que se mostraram significativas (p < 0,05) nas variáveis que diziam respeito à realização de exames laboratoriais de confirmação diagnóstica. Assim, afere-se que os objetivos propostos foram alcançados e que os produtos são especialmente úteis para as práticas do trabalho do programa de controle da leishmaniose. Espera-se que fomentem estratégias efetivas de enfrentamento da doença no território.
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    Conhecimento dos pacientes portadores de doença renal crônica terminal: fatores de risco, cuidados clínicos e complicações associadas
    (UFVJM, 2020) Corgozinho, Juliana Nunes Costa; Lucas, Thabata Coaglio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lucas, Thabata Coaglio; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    Introdução: A incidência da doença renal crônica terminal no Brasil cresce de maneira a tornar-se um grave problema de saúde pública já que em seu estágio mais avançado é necessário o tratamento de substituição renal. A hemodiálise, apesar de garantir sobrevida e ser a terapia renal substitutíva mais indicada, envolve riscos e complicações que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Sendo assim, o conhecimento da doença, tratamento e cuidados com o acesso vascular, previne complicações e pode aumentar a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos pacientes em hemodiálise quanto aos fatores de risco, cuidados clínicos e complicações associadas. Método: Estudo clínico randomizado, população de amostra aleatória dividida em grupo controle e experimental. Aplicou-se um questionário semi-estruturado com as seguintes variáveis: conhecimento sobre a doença, tratamento, intercorrências e cuidados realizados com o acesso vascular. Com o grupo experimental foi realizado uma ação educativa do tipo roda de conversa. O questionário foi reaplicado após dois meses, para os dois grupos. Os dados foram analisados por meio do software Stata, através dos testes estatísticos de McNemar, Teste T Student, Qui-Quadrado de Pearson, Exato de Fisher, Shapiro Wilk e a Correção de Bonferroni, com nível de significância de 5%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número de parecer 3.445.924. Resultados: Neste estudo 55,44% eram homens, 42,57% na idade entre 40 a 59 anos, 70,29% com ensino fundamental, 77,22% estão aposentados, 92,07% apresentaram fatores de risco dentre eles 77,23% hipertensos e 26,73% diabéticos, 83,16% utilizavam como acesso vascular a fístula arteriovenosa. Quanto aos resultados dos exames observou-se que os pacientes apresentaram melhoras nos valore de qualidade da diálise (Kt/V) e do fósforo após a intervenção. O conhecimento dos pacientes sobre o funcionamento da hemodiálise, os cuidados com a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central também melhoraram após a intervenção. Na fase pós-intervenção, a frequência das intercorrências diminuiu de 86% para 78%. Através das observações dos profissionais encontrou-se diferença significativa (p<0,05) demonstrando melhorias nas atitudes do grupo experimental quanto as questões alimentares, ingesta de líquidos, cuidados com a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central após a intervenção. Conclusão: Os resultados mostraram que o conhecimento que o paciente tem sobre seu processo de saúde e doença relacionados a hemodiálise foi aprimorado após a ação educativa, tornando-os parte do processo de tratamento. Sendo ativos nos questionamentos aos profissionais quanto aos cuidados clínicos que se referia a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central após a intervenção. Contribuindo para que a equipe multiprofissional possa realizar ações educativas e terapêuticas promovendo a prevenção e o controle das complicações.
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    Dificuldades e desafios no uso das metodologias ativas na área da saúde: revisão integrativa
    (UFVJM, 2019) Vigário, Alécia Elizandra; Sant´Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant´Anna, Paulo Afrânio; Guedes, Helisamara Mota; Sampaio, Cristina Andrade
    A formação profissional em saúde tem sido objeto de muitos debates no âmbito do Ensino Superior, principalmente após a aprovação das DCNs no começo da década de 2000 apontando a necessidade de mudanças no ensino em cursos da área da saúde no sentido de formar profissionais capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações que visem o bem-estar geral da comunidade e que atendam as diretrizes do SUS. Nesse contexto, as metodologias ativas têm sido recursos importantes para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. O presente estudo objetivou identificar as dificuldades e desafios que as instituições, docentes e discentes enfrentam no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa da literatura. A partir da análise dos artigos emergiram sete categorias: Fatores relacionados aos docentes, fatores relacionados aos discentes, fatores relacionados a organização do currículo, fatores relacionados ás instituições de ensino, fatores relacionados as interações, fatores relacionados á integração ensino-serviço e fatores relacionados a carência de pesquisas e avaliações das metodologias ativas. Embora sejam comprovados os benefícios e a viabilidade do uso das metodologias ativas, foram evidenciados no presente estudo, importantes dificuldades para o seu uso. Por fim, apontamos para a necessidade de manter esforços visando o seu aperfeiçoamento.
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    Educação Popular em Saúde: um referencial de autonomia e transformação
    (UFVJM, 2017) Alves, Michely Rodrigues; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Miranda, João Luiz de; Alves, Leila de Cássia Faria
    A educação popular em saúde (EPS), mesmo sendo um referencial político, teórico e metodológico, consolidado como estratégia política, é um assunto que exige ampla reflexão e conhecimento para sua efetividade. De acordo com o eixo norteador instituído pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS) em 2013, por meio de uma prática político-pedagógica, os saberes populares são reconhecidos a partir da construção compartilhada do conhecimento, com potencial de instrumento auxiliar para reorientação das práticas em saúde. O objetivo deste estudo foi estimular um processo de educação e construção de conhecimentos, junto aos atores sociais do grupo HIPERDIA, norteado pelo referencial da EPS. A pesquisa foi desenvolvida a partir do problema: a EPS pode contribuir com melhorias na qualidade de vida dos usuários no município de Senhora do Porto/MG?O trabalho foi desenvolvido por meio da metodologia da pesquisa-ação, com a aplicação da técnica de observação participante para a coleta dos dados, caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Os demais atores participantes foram os integrantes do grupo de hipertensos e diabéticos (HIPERDIA) adscritos no município de Senhora do Porto-MG. A análise dos dados foi feita através do referencial teórico da Educação Popular, trabalhado dentro da prática pedagógica das “rodas de conversa”, sistematizadas por Paulo Freire. O estudo do resultado foi realizado por meio da análise do discurso, referenciado pelas teorias de Foucault. Os resultados revelam que a EPS não é um desafio para os atores sociais envolvidos, pois através das observações foram percebidas ações de mobilização, autonomia e diálogo entre eles, nos momentos que tiveram oportunidade de se expressar. Seria então um impasse para os profissionais de saúde desconstruir práticas norteadas pela cultura medicamentosa, aos gestores que deveriam apoiar a educação permanente dos trabalhadores, adicionando os princípios e as práticas de EPS, e ainda, responsabilidade do Ministério da Saúde em auxiliar nas estratégias de comunicação e divulgação da potencialidade das práticas articuladas às culturas populares.
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    Integração ensino-serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária
    (UFVJM, 2016) Oliveira, Ariane Gonçalves de; Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Ornelas, Haline Falcão de; Romano, Márcia Christina Caetano; Paula, Fabiana Angélica de
    A formação profissional na área da saúde apresenta como um dos desafios atuais a necessidade de integração entre ensino, serviço e comunidade. Alguns estudos e experiências profissionais no município de Januária mostram que os cursos e os serviços de saúde nem sempre trabalham de forma integrada. Levantou-se então o problema: Como acontece a integração ensino-serviço entre o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e os serviços de saúde do município de Januária-MG? Quais os desafios e as facilidades? O objetivo geral do estudo foi conhecer o processo de integração ensino-serviço entre o curso referido e os serviços de saúde de Januária-MG. Definiu-se abordagem qualitativa para o estudo, cujo cenário foi o município de Januária, seus serviços de saúde e o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Os sujeitos foram enfermeiros dos serviços de saúde que são cenários de prática do curso técnico em estudo, docentes e discentes do curso. Para coleta de dados, foram realizados grupos focais, dois com discentes, um com os docentes e um com enfermeiros assistenciais. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise foram definidas unidades temáticas que constituíram três artigos. O primeiro artigo trata sobre a caracterização da integração ensino-serviço no município de Januária. Observou-se que a integração ensino-serviço em Januária é incipiente, e destaca-se na fala dos discentes um conceito de integração reduzido à aplicação da teoria na prática nos campos de estágio. O segundo artigo abordou a temática das facilidades e desafios para integrar trabalho e a formação em saúde. Como potencialidades foram apontados o reconhecimento dos serviços de saúde como espaço de aprendizagem e o relacionamento interpessoal entre os atores da integração ensino-serviço. Além da atuação humanizada junto ao usuário, a boa interação e comunicação entre estagiários, docentes e equipe de saúde pode interferir tanto no aprendizado como na articulação das tarefas nas unidades de saúde. Quanto aos desafios, evidenciou-se a distância entre a teoria e a realidade nos cenários de prática, e a escassez de recursos. Outras questões apontadas: matriz curricular não contextualizada aos serviços, equipes com profissionais resistentes ao estagiário e a mudanças de rotina, não envolvimento dos gestores no processo, e distância entre enfermeiros docentes e assistenciais. No terceiro artigo foram apresentadas propostas para efetivar a integração como estratégia de reorientação na formação em saúde. Considera-se necessária a formalização da parceria entre serviço e escola, com a participação dos gestores nesse vínculo, e sugere-se a constituição de uma comissão no município para discussão da temática integração ensino-serviço. Sugere-se também a realização de mais estudos sobre a formação do profissional de saúde de nível técnico à luz das políticas de integração ensino-serviço. Por fim, espera-se a partir deste estudo, elaborar ações e documentos que favoreçam melhorias nos serviços de saúde prestados à comunidade através da Integração Ensino-Serviço, além de novas reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem.
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    Concepções dos estagiários do curso de fisioterapia sobre o princípio da integralidade na saúde
    (UFVJM, 2013) Barbosa, Michele Cristina Sales Almeida; Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Fonseca, Marina Assis; Ribeiro, Milton Cosme; Vieira, Flávio César Freitas
    Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo a respeito da compreensão e aplicação do conceito de integralidade pelos discentes do último ano do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior federal. O objetivo principal desse estudo foi conhecer a visão dos acadêmicos sobre o conceito de integralidade. Utilizamos a aplicação de questionário semi-estruturado, antes e depois dos discentes cursarem o estágio curricular em saúde pública. Os dados obtidos foram analisados pelo método de análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram cinco diferentes concepções a respeito da integralidade: Humanizados, visão da humanização do atendimento em saúde; Profissionalizados, visão da ampliação da formação profissional do fisioterapeuta; Teorizados, visão dos princípios que orientam e organizam as ações do SUS; Limitantes, visão da limitação da atuação do fisioterapeuta na atenção básica a saúde e Hesitantes, visão da incerteza de estar preparado para atuar nos serviços públicos de saúde. O trabalho realizado revelou que as concepções dos sujeitos não são constituídas por uma única tendência, mas por um conjunto de tendências que nos levam a inferir que o conceito de integralidade mostra-se confuso, porém com uma forte tendência para uma concepção mais humanista na formação do fisioterapeuta, nesta instituição.