PPGES - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ensino em Saúde (Dissertações)

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    Participação do sistema interferon na COVID-19 em crianças e sua relação com a evolução da doença, capacidades cognitiva e funcional e habilidades motoras
    (UFVJM, 2023) Ferreira, Alice dos Santos Nunes; Rocha Vieira, Etel; Matos, Mariana Aguiar de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Crianças infectadas por SARS-CoV-2 podem desenvolver a Síndrome Pós-COVID-19, apresentando sintomas persistentes, como dificuldade de concentração, perda de memória, fadiga, dispneia, entre outros. Em infecções virais, o sistema interferon (IFN) constitui a primeira linha de defesa e sabe-se que o SARS-CoV-2 pode inibir a via de indução do IFN. Desta forma, a Síndrome Pós-COVID-19 pode estar ligada à ativação deficiente ou insuficiente do sistema IFN. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a ativação do sistema IFN e as capacidades cognitiva e funcional e habilidades motoras em crianças acometidas pela COVID-19. Trata-se de um estudo longitudinal e prospectivo, em que foi realizado o levantamento de dados clínicos das crianças diagnosticadas com COVID-19; avaliada a resposta antiviral pela quantificação da expressão de IFNA2, IFNB e IFNL2/3 e ISG 6-16 e OAS, em amostras de nasofaringe; e avaliada a capacidade cognitiva através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), teste de Fluência Verbal e Torre de Hanoi; funcional através do Incremental Shuttle Walking Test (ISWT) e habilidades motoras pelo Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2), 6 meses após a infecção. Foram incluídas no estudo 16 crianças que tiveram COVID-19 no período de novembro de 2021 a março de 2022, sendo 68% do sexo feminino e idade média de 7,20 ± 1,90 anos. O sintoma mais frequente apresentando pelos participantes durante a infecção foi febre (87,54%). Em relação à avaliação cognitiva, 31% das crianças obtiveram resultado abaixo do esperado no MEEM e na avaliação das funções executivas pela Torre de Hanoi, os participantes erraram em média 1,20 ± 1,56 vezes, fizeram 13,40 ± 7,80 movimentos e executaram a tarefa em 56,00 ± 56,58 segundos. De acordo com o desempenho no TGMD-2, 36% das crianças ficaram abaixo da média. A distância média percorrida pelos participantes do estudo foi de 474,38 ± 149,94 m, sendo aproximadamente 2,62 vezes menor que a distância predita para o grupo. As crianças que ficaram abaixo da média no TGMD-2 tiveram maior expressão nasofaríngea de IFNB. No entanto, não foi encontrada relação entre as capacidades cognitiva e funcional, habilidades motoras e a expressão dos genes do sistema IFN na infecção pelo SARS-CoV-2.