PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f
Browse
2 results
Search Results
Item Representações sociais de usuários sobre duas Estratégias Saúde da Família em Diamantina/MG(UFVJM, 2020) Guedes, Camila de Fátima; Paes, Silvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paes, Silvia Regina; Lessa, Angelina do Carmo; Queiroz, Ana Carolina LanzaO conceito de representações sociais surge por meio de estudos de Êmile Durkheim no início do século XX. A expressão representação social traz em si diversificados conceitos para diversos autores. A representação social implica entender as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem com o objetivo de influenciar nas políticas públicas. Objetivo: Caracterizar as representações sociais de indivíduos atendidos na Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no município de Diamantina, com vistas a identificação das necessidades de saúde dessa população. Procedimentos Metodológicos: estudo desenvolveu-se de acordo com a abordagem qualitativa. Para a obtenção de dados, a pesquisa foi realizada com uma amostral, 30 entrevistados, em duas estratégias saúde da família. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Resultados: O estudo encontrou predominância de pacientes do sexo feminino, casados, com nível de escolaridade ensino médio incompleto e com busca de atendimento frequente às unidades básicas de saúde. Evidenciou-se que os usuários avaliam os serviços ofertados pelo SUS e pela ESF como sendo de qualidade e resolutivos, apesar de existirem demandas não sanadas. Considerações Finais: acredita-se que melhoria no serviço poderá serão ser concretizadas por meio da implementação de estratégias, programas e ações administrativas. Sugerimos que novos estudos sobre a temática sejam realizados, ampliando o escopo das unidades básicas.Item Representações sociais dos egressos do curso técnico em multimeios didáticos sobre a construção de sua identidade: transformação da atuação profissional e qualidade de vida(UFVJM, 2018) Murta, Amanda Seixas; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Martins, Antônio Carlos Soares; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis; Cambraia, Rosana PassosEste estudo objetivou analisar a representação social que os profissionais da educação têm sobre sua identidade profissional, após a formação em serviço no Curso Técnico em Multimeios Didáticos, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), bem como compreender o processo de construção identitária como estrutura de empoderamento e ainda averiguar a percepção de melhoria da qualidade laboral e de vida com o processo de capacitação. Trata-se de uma investigação do tipo exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, com o emprego da ferramenta de investigação de levantamento documental. Para a análise qualitativa utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo à luz da teoria das representações sociais, e para a análise quantitativa recorreu-se à estatística descritiva. A amostra compôs-se por 110 memoriais escritos por egressos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos e, após aplicados os critérios de exclusão, chegou-se a 44 memoriais. A análise e interpretação dos dados coletados revelaram que os estudantes destacam a relevância do programa para sua construção identitária como educadores, identificando mudanças profissionais e de vida pela reconstrução de suas ações. Reconhecem, ainda, a qualificação como promotora da qualidade laboral e de vida, oportunizando novas práticas coletivas. Os resultados indicam que alcançou-se os princípios norteadores do programa. Cabe ressaltar, porém, que permanece a demanda por políticas públicas permanentes voltadas à valorização do trabalho desses profissionais da educação.