PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f
Browse
Search Results
Item Estresse ocupacional entre servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2020) Sampaio Júnior, Marcos Flávio de Souza; Morais, Harriman Aley; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Carreiro, Danilo Lima; Bonadiman, Heron Laiber; Pires, Herton Helder RochaAs novas tendências de reestruturação do emprego e do trabalho e a aceleração das mudanças organizacionais fazem com que o estresse ocupacional seja um fator a ser bastante discutido nas organizações devido ao impacto que pode gerar na saúde dos trabalhadores. O conhecimento das características laborais que acarretam em fatores estressores nas instituições públicas é de relevância para que se promova a qualidade de vida no trabalho. Este estudo tem como objetivo identificar o estresse laboral utilizando como ferramenta a versão resumida da “job stress scale” relacionando aos aspectos sociodemográficos, comportamentais e laborais. Em um primeiro momento, foi realizada a pesquisa de dados bibliográficos para identificação dos conceitos e modelos para avaliação do estresse ocupacional e da qualidade de vida no trabalho. Posteriormente, foi realizada a análise de estresse ocupacional que teve como amostra 211 servidores técnico-administrativos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujos dados foram computados pela aplicação de formulário eletrônico. A análise dos dados foi executada utilizando estatísticas descritiva e inferencial com análises univariada e multivariada. Foi possível a identificação com este estudo de 34,6% dos respondentes enquadrados em trabalho passivo e 30,8% em alto desgaste. Foram identificados, ainda, índices de significância de diversas variáveis com os quadrantes demanda-controle. Fatores previsores dos quadrantes demanda-controle apresentaram resultados significativos em trabalho passivo para os cargos aux./assistente administração e intenção de rotatividade com razão de chances (OR) 3,767 e 6,482, respectivamente, e para o quadrante alto desgaste os cargos aux./assistente administração com valor de (OR) 4,134 e intenção de rotatividade (OR) 4,084. O estudo recomenda possíveis intervenções para os cargos aux./assistente administração, assim como indica que podem ser realizados novos estudos para identificação das causas do alto índice de intenção de rotatividade.Item Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior e características Hardiness(UFVJM, 2020) Alves, Ana Paula de Oliveira Nascimento; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Murta, Agnes Maria Gomes; Siqueira, Leila das Graças; Cambraia, Rosana PassosA imagem do docente sofreu importantes transformações ao longo do tempo e isso proporcionou uma redefinição de sua função em relação às mudanças que influenciam seu exercício. Ao passo que acontece a desconstrução da sua imagem social. O docente passa a lidar com a profissão provida de um sentimento de renúncia e de desilusão. Assim, o trabalho docente pode ser gerador de fatores estressantes, quando não possibilita a realização das metas vitais que o indivíduo extrai de todos os aspectos de sua vida pessoal o que pode gerar o adoecimento o que evidencia a necessidade de estudos que apontam vivências relacionadas ao trabalho, com repercussões adversas, especialmente identificadas em profissionais docentes que atuam em ensino superior, cujo ambiente de trabalho indica fatores físicos, biológicos e emocionais nocivos ao organismo, exigindo desse trabalhador que desenvolva habilidades psicocognitivas e motoras que lhe possibilitam enfrentar as situações adversas de trabalho. Dentre essas habilidades destacam-se as pesquisas sobre Hardiness, definidas pela presença de características que possibilitam resistência aos estressores, ou seja, o desenvolvimento da personalidade Hardiness é considerado um fator de proteção, o qual promove a saúde física e mental, de maneira que docentes com personalidade Hardiness apresentam baixo estresse e se opõem a sintomas depressivos e à ocorrência de Burnout. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os fatores determinantes de estresse e as características Hardiness em docentes atuantes em cursos da saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri do Campus JK da cidade de Diamantina/Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, descritiva, transversal de abordagem quantitativa que foi realizada no âmbito da UFVJM-Campus JK e contou com a participação de 88 docentes dentre os 153 docentes dos cursos da saúde, previstos para esse estudo. A coleta de dados, ocorreu por meio de três instrumentos autoaplicáveis: um formulário contendo questões sociodemográficas e profissionais, a Escala de Estresse no Trabalho (EET) e a Escala Hardiness. A coleta de dados foi realizada durante o mês de junho a dezembro de 2019 e os dados foram tabulados por meio do programa estatístico, o aplicativo Statistical Package Social Science, versão 20.0. Realizaram-se análises descritivas das variáveis, com a apresentação de frequências absolutas (n) e relativas (%). O estudo atende à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNP) e foi aprovado pelo parecer consubstanciado Nº 3.342.672 de 23 de maio de 2019. A partir da análise dos dados, foi possível demonstrar que os docentes pesquisados são jovens com média de idade de 46 anos. A maioria são casados e formados há mais de 05 anos, com titulação de doutorado, são efetivos e trabalham em regime integral. Foi observado um predomínio de baixo nível de estresse nos docentes universitários e um Hardiness moderado/alto. Conclui-se que os docentes pesquisados apresentaram alta/moderada personalidade Hardiness, podendo assim, apresentar um menor risco de desgaste no trabalho e por consequência, aumento dos sentimentos de realização profissional. Por essa razão, sugere-se a continuidade do estudo com os docentes, considerando que parecem lidar bem com as situações do ambiente de trabalho a partir de enfrentamentos efetivos aos estressores.