PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Altas habilidades/superdotação no Brasil: análise de cenário e proposta para melhorar a comunicação entre os sujeitos envolvidos
    (UFVJM, 2023) Sampaio, Maria Amélia Vieira Toledo; Oliveira, Leida Calegário de; Cruz, Cleya da Silva Santana; Filgueiras, Karina Fideles; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Filgueiras, Karina Fideles; Reis, Angélica Pataro; Lucas, Thabata Coaglio; Gaspar, Yuri Elias
    Desde que o processo de ensino e aprendizagem passou a ser planejado e formalizado, a educação passa por inúmeras transformações na tentativa de garantir acessibilidade e desenvolvimento progressivo, principalmente aos estudantes que apresentam algum tipo de necessidade especial. Pode-se identificar em nosso meio sujeitos com diferentes níveis de aquisição da aprendizagem, algumas dessas pessoas possuem déficits, outras altas habilidades/superdotação, e todas convivendo com outros sujeitos com padrões medianos de aprendizagem, o que se torna um problema quando se leva em consideração que as oportunidades educacionais disponibilizadas tendem a ser padronizadas, atendendo de forma insatisfatória tanto os que têm dificuldades, quanto aqueles que possuem maiores facilidades no processo cognitivo. Sabe-se que as instituições de ensino apresentam grandes dificuldades para lidar com os estudantes com necessidades educacionais especiais, sejam elas com transtornos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e também com altas habilidades/superdotação, de modo que, quando recebem tais estudantes, apresentam-se pouco preparadas para ofertar o atendimento e acompanhamento adequado para garantir o máximo desempenho destes. O presente estudo visa contribuir para que o processo de comunicação entre as famílias, profissionais da educação e da saúde se dê de forma mais efetiva, contribuindo para o melhor acompanhamento dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo metodológico de revisão bibliográfica, com o objetivo de elaborar um instrumento para provisão de relatório técnico por profissionais da educação, a ser encaminhado, sob demanda, para os profissionais da saúde que acompanham estudantes com suspeita de necessidades educacionais especiais, bem como uma pesquisa quantitativa e descritiva a partir de dados disponibilizados pelos Censos Escolares realizados entre 2013 e 2022. Foi desenvolvido, ainda, um espaço digital para disseminar conhecimento e orientações específicas a pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação. Os resultados apontam a construção de um instrumento que pode facilitar a comunicação entre profissionais do ensino e da saúde, de modo a melhorar o atendimento/acompanhamento dos sujeitos, além de demonstrar que, no geral, está havendo uma tendência de crescimento no número de alunos com altas habilidades/superdotação matriculados na Educação Especial em Classes Comuns no país, durante os últimos 10 anos.
  • Thumbnail Image
    Item
    Aspectos socioculturais e ambientais que podem influenciar na ocorrência de doenças parasitárias em comunidades indígenas Shuar, Equador
    (UFVJM, 2018) Freitas, Kamila Cristina de; Paes, Silvia Regina; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paes, Silvia Regina; Dias, Ana Catarina Perez; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    A palavra "Shuar" significa "povo" "pessoa" e é usado pela maioria dos povos indígenas que habitam a alta floresta equatoriana, nas províncias de Morona Santiago. A concepção do mundo Shuar, sua organização econômica e social, foi reforçada em esfera mítica-religiosa, viviando em um mundo de equilíbrio entre o homem-natureza. Objetivou-se estudar e investigar aspectos socioculturais e ambientais que podem influenciar na ocorrência das enteroparasitoses na comunidade indígenas Shuar do Equador. A pesquisa foi do tipo exploratório observacional. O método utilizado para seu desenvolvimento caracterizou-se pela abordagem de carácter qualitativo, por Saldaña, 2009 e Bardin, 2016, pela compreensão das entrevistas realizadas ao risco à saúde. Também foram realizadas atividades lúdicas para crianças nas três escolas indígenas e confecção de uma cartilha para docentes , bem como foi realizado o georreferenciamento das localidades, da captação e da distribuição d‟água. Em todas as etapas foram realizadas exploração ativa dos aspectos socioculturais e ambientais no processo saúde-doença. Constatou-se que o conhecimento dos alunos entrevistados sobre as doenças parasitárias e os cuidados que estes devem ter com a prevenção foram considerados gerais. Os usos das atividades lúdicas promoveram junto aos alunos o desenvolvimento de um processo cognitivo que favoreceu a aquisição do conhecimento e aprendizagem significativa. Conclui-se que a cultura local não é a causa das infecções, sendo a causa central as mudanças socioeconômicas e ambientais dentro e em torno dessas comunidades. E assim, por todas as comunidades indígenas Shuar serem banhado por rios e por não possuírem tratamento de água e rede de esgoto, se faz urgente que as escolas e a secretária de saúde busquem medidas para melhoria do ensino em saúde e melhoria da estrutura das comunidades, para que possa diminuir o número de infecções por parasitarias.