PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Altas habilidades/superdotação no Brasil: análise de cenário e proposta para melhorar a comunicação entre os sujeitos envolvidos
    (UFVJM, 2023) Sampaio, Maria Amélia Vieira Toledo; Oliveira, Leida Calegário de; Cruz, Cleya da Silva Santana; Filgueiras, Karina Fideles; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Filgueiras, Karina Fideles; Reis, Angélica Pataro; Lucas, Thabata Coaglio; Gaspar, Yuri Elias
    Desde que o processo de ensino e aprendizagem passou a ser planejado e formalizado, a educação passa por inúmeras transformações na tentativa de garantir acessibilidade e desenvolvimento progressivo, principalmente aos estudantes que apresentam algum tipo de necessidade especial. Pode-se identificar em nosso meio sujeitos com diferentes níveis de aquisição da aprendizagem, algumas dessas pessoas possuem déficits, outras altas habilidades/superdotação, e todas convivendo com outros sujeitos com padrões medianos de aprendizagem, o que se torna um problema quando se leva em consideração que as oportunidades educacionais disponibilizadas tendem a ser padronizadas, atendendo de forma insatisfatória tanto os que têm dificuldades, quanto aqueles que possuem maiores facilidades no processo cognitivo. Sabe-se que as instituições de ensino apresentam grandes dificuldades para lidar com os estudantes com necessidades educacionais especiais, sejam elas com transtornos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e também com altas habilidades/superdotação, de modo que, quando recebem tais estudantes, apresentam-se pouco preparadas para ofertar o atendimento e acompanhamento adequado para garantir o máximo desempenho destes. O presente estudo visa contribuir para que o processo de comunicação entre as famílias, profissionais da educação e da saúde se dê de forma mais efetiva, contribuindo para o melhor acompanhamento dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo metodológico de revisão bibliográfica, com o objetivo de elaborar um instrumento para provisão de relatório técnico por profissionais da educação, a ser encaminhado, sob demanda, para os profissionais da saúde que acompanham estudantes com suspeita de necessidades educacionais especiais, bem como uma pesquisa quantitativa e descritiva a partir de dados disponibilizados pelos Censos Escolares realizados entre 2013 e 2022. Foi desenvolvido, ainda, um espaço digital para disseminar conhecimento e orientações específicas a pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação. Os resultados apontam a construção de um instrumento que pode facilitar a comunicação entre profissionais do ensino e da saúde, de modo a melhorar o atendimento/acompanhamento dos sujeitos, além de demonstrar que, no geral, está havendo uma tendência de crescimento no número de alunos com altas habilidades/superdotação matriculados na Educação Especial em Classes Comuns no país, durante os últimos 10 anos.