PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)
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Item Inserção e/ou exclusão do discente negro dos cursos da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – campi Diamantina/MG(UFVJM, 2013) Oliveira, Ludmila Zaira Farnezi de; Paes, Sílvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sousa, Ana Cristina; Cambraia, Rosana Passos; Paes, Sílvia ReginaO objetivo do presente estudo é analisar o processo de inserção e/ou exclusão do discente negro na UFVJM, Campus Diamantina (MG), dos cursos de saúde, segundo a ótica dos próprios discentes em estudo, por meio de suas concepções, experiências e representações sociais, com o intuito de se compreender melhor tal processo. Diante do exposto, o problema norteador que se apresenta carente de discussões, pode ser sintetizado nas seguintes questões: uma vez que não possuía um sistema de cotas raciais - o que ocorreu somente no ano de 2013 - a UFVJM conseguiu garantir a inclusão educacional dos sujeitos negros e socialmente menos favorecidos? E ainda: em casos de inclusão para essa etnia, a instituição mostrou-se preocupada em atentar para a permanência dos discentes negros nos cursos, através de oportunidades e bolsas que se expressam em maiores chances de inclusão? Para responder a essas questões, mostrou-se necessária a análise das entrevistas direcionadas aos discentes que cursam os dois últimos semestres letivos dos cursos de saúde, visando abranger um percurso acadêmicos em vias de se concretizar. Os objetivos específicos desse estudo são: realizar um levantamento teórico acerca do passado escravocrata brasileiro e de ideologias para apontar as raízes da discriminação e do preconceito raciais, assim como apontar dados e estatísticas referentes ao negro no Brasil, que confirmam sua condição de desvantagem em relação as outras etnias no país; delinear o perfil da instituição ora em análise, sob o aspecto inclusivo e apresentar dados que demonstrem as limitações, desafios e empecilhos encontrados para ingresso e permanência na UFVJM. Metodologicamente, esta pesquisa descritiva e exploratória, de base quanti-qualitativa, percorreu dois caminhos: primeiro um levantamento bibliográfico acerca de temas relacionados ao negro no Brasil, e posteriormente, para a identificação de entraves e possibilidades à inclusão e para a elaboração e/ou indicação de sugestões que visem otimizar o processo de inclusão do negro, mostrou-se premente ouvir a trajetória dos próprios sujeitos que atingiram o ensino superior, e essa será a parte qualitativa da pesquisa, com coleta de dados através de entrevista e discussão dos dados coletados segundo teóricos que se dedicam ao tema e que relacionam os temas preconceito, determinantes sociais e problemas de saúde, norteando, assim, o presente estudo, assim como serão considerados os conceitos de representações sociais, que pautarão a análise das entrevistas, identificando-se tais representações nos depoimentos dos estudantes negros. Os dados locais coletados foram cruzados com estatísticas nacionais, do IPEA e do IBGE. A hipótese desse estudo é que, no contexto em análise, como acontece ainda em grande parte do país, o negro, por questões históricas, econômicas, sociais e culturais, ainda permanece excluído das oportunidades existentes. Justifica a escolha desse tema a necessidade de se ter na educação, porta parcial, porém importante, de acesso para a inclusão e para a participação social do negro, cultural e historicamente segregado no país, partindo, dentre outros argumentos, de que situações de exclusão são determinantes para a condição de saúde dos indivíduos. Visando atender a uma perspectiva interdisciplinar, esta pesquisa parte do pressuposto de que o problema da inclusão do negro, por sua complexidade, requer um diálogo ou interface com educação, saúde, história, legislação, políticas públicas e outras áreas de conhecimentos, assim como o envolvimento de diferentes sujeitos sociais na discussão e no empenho de esforços pela concretização da inclusão. Os resultados obtidos apontam que os estudantes da UFVJM consideram a instituição inclusiva, embora observem um pequeno número de estudantes em suas dependências, o que parece contraditório. Este estudo indica também, que alguns estudantes são contrários ao sistema de cotas raciais, reproduzindo, por vezes, o discurso da elite.