PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Representações sociais dos egressos do curso técnico em multimeios didáticos sobre a construção de sua identidade: transformação da atuação profissional e qualidade de vida
    (UFVJM, 2018) Murta, Amanda Seixas; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Martins, Antônio Carlos Soares; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis; Cambraia, Rosana Passos
    Este estudo objetivou analisar a representação social que os profissionais da educação têm sobre sua identidade profissional, após a formação em serviço no Curso Técnico em Multimeios Didáticos, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), bem como compreender o processo de construção identitária como estrutura de empoderamento e ainda averiguar a percepção de melhoria da qualidade laboral e de vida com o processo de capacitação. Trata-se de uma investigação do tipo exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, com o emprego da ferramenta de investigação de levantamento documental. Para a análise qualitativa utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo à luz da teoria das representações sociais, e para a análise quantitativa recorreu-se à estatística descritiva. A amostra compôs-se por 110 memoriais escritos por egressos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos e, após aplicados os critérios de exclusão, chegou-se a 44 memoriais. A análise e interpretação dos dados coletados revelaram que os estudantes destacam a relevância do programa para sua construção identitária como educadores, identificando mudanças profissionais e de vida pela reconstrução de suas ações. Reconhecem, ainda, a qualificação como promotora da qualidade laboral e de vida, oportunizando novas práticas coletivas. Os resultados indicam que alcançou-se os princípios norteadores do programa. Cabe ressaltar, porém, que permanece a demanda por políticas públicas permanentes voltadas à valorização do trabalho desses profissionais da educação.