PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f
Browse
Item Desenvolvimento Rural e Educação Profissional: o curso técnico em agropecuária no desenvolvimento da agricultura familiar no município de Mato Verde - MG(UFVJM, 2023) Carvalho, Rozaine Rosa; Costa, Fabiane Nepomuceno da; Tomazzoni, Gean Carlos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Fabiane Nepomuceno da; Tomazzoni, Gean Carlos; Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis; Lovo, Ivana CristinaDesde as primeiras civilizações até os dias atuais, o cultivo do alimento é uma prática essencial à sobrevivência e à reprodução social de qualquer sociedade. Com o avanço do modo capitalista de produção no meio rural nos últimos séculos, a agricultura passou a exercer um papel significativo na economia das nações e nas políticas estatais voltadas para o desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, emerge um modo de fazer agricultura, comumente designado como ‘agricultura familiar’, uma categoria que abrange um conjunto de agricultores que produzem em pequenas propriedades rurais, e que utilizam o trabalho das pessoas com laços de parentesco no fazer agricultura. A reprodução social desses agricultores é permeada pela luta constante por autonomia, que se traduz na adoção de estratégias de produção e comercialização que ampliem as possibilidades de o agricultor decidir sobre o que, como e quando cultivar. Na mesma linha, a educação, como política pública promovida pelo Estado, é uma importante ferramenta de promoção do desenvolvimento social e econômico. Sua efetividade está condicionada pela capacidade de diálogo com diferentes setores da sociedade e com a oferta de um ensino alinhado com as necessidades de geração de renda, formação cidadã e superação das nossas principais mazelas sociais. Partindo do pressuposto de que as relações mercantis podem influenciar diretamente a autonomia dos agricultores, e de que a educação é importante ferramenta de desenvolvimento regional, este projeto possui como objetivo geral: analisar o acesso aos canais de comercialização dos agricultores familiares, egressos do curso técnico em agropecuária promovido pelo IFNMG/Campus Avançado Porteirinha, a partir das relações comerciais desenvolvidas na agricultura familiar da região de Mato Verde. A pesquisa é descritiva, utilizando uma abordagem qualitativa, com o público-alvo constituído por alunos egressos do referido curso, visando analisar os acessos aos mercados da agricultura familiar na região. Os resultados revelaram que os egressos estão inseridos em mercados, o que permitiu a investigação das relações mercantis desenvolvidas, bem como do grau de governança e de autonomia nesses mercados. Identificou-se também um baixo nível de diversificação de produtos e canais de comercialização, com predominância dos canais de proximidade, territoriais e convencionais. Essa constatação ressalta a necessidade de uma abordagem abrangente para o desenvolvimento de mercados que ofereçam maior governança e autonomia aos agricultores familiares, requerendo a implementação de políticas públicas adequadas, o fortalecimento da educação voltada para o setor e o apoio às organizações coletivas e associativas, medidas fundamentais para promover e garantir a reprodução social das famílias rurais.