PPGSSA - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/ad163b29-df89-41da-b438-2b2d63938c6f
Browse
Item O Instagram nas ações de extensão universitária em saúde diante da pandemia da Covid-19 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2023) Boaventura, Leonardo da Silva; Silva, Edson da; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Murta, Nadja Maria Gomes; Honorato Sampaio, Kinulpe; Machado, Cristiane TolentinoA pandemia de COVID-19 trouxe vários desafios às autoridades e organizações que buscaram na ciência desenvolver ações e meios para combatê-la. No âmbito da educação superior, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as rotinas administrativas, foram afetadas com a migração dos trabalhos da modalidade presencial para a remota. Nesse distanciamento social foi necessária a adaptação às formas alternativas de comunicação e divulgação de informações por instituições junto à sociedade. O ambiente digital, especialmente as mídias sociais, se constituiu como principal espaço de interação, inclusive no âmbito da área de saúde e nas atividades de extensão. Nas instituições de ensino, as ações extensionistas são elos fundamentais para integração e apoio mútuo da universidade à sociedade. O estudo dessa dissertação teve objetivo de compreender o uso da mídia social Instagram por ações de extensão universitária da área de saúde, registradas na Proexc/UFVJM diante da pandemia da Covid-19. É uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Incluiu-se no estudo as ações de extensão da área de saúde cadastradas na Proexc nos anos de 2020 e 2021 com a análise das postagens publicadas entre março de 2020 a agosto de 2022, com uma análise comparativa do uso dessa rede nos períodos do ensino remoto e presencial na UFVJM. Os resultados apontam uma gestão bastante heterogênea dos perfis analisados. Muitas vezes as redes são utilizadas como espaços de informação, sem explorar as particularidades do ambiente digital voltado à interação, o que é muito relevante para a extensão universitária. Vê-se que não há diretrizes da Proexc quanto ao uso desses espaços. Observou-se no período presencial, frente ao remoto, uma diminuição nas postagens publicadas nos perfis, bem como nas interações do público nas curtidas e nos comentários dos usuários. Todavia, os perfis que mais se destacaram aos seus usuários, pelo engajamento, utilizaram-se de postagens em formato e conteúdo diversos e buscaram a interação com o público. Evidenciamos um potencial do Instagram para as ações extensionistas no engajamento com seus públicos e como ferramenta educacional na propagação do conhecimento aliado ao desenvolvimento de ações dirigidas às necessidades da comunidade.