BIO - Livros, capítulos de livros e folhetos
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/a41d85ec-8d57-4dea-949b-bd6233af1d21
Browse
Item Trilha da Água Limpa: roteiro educativo no Parque Estadual do Biribiri(UFVJM, 2015) Goulart, Maíra Figueiredo; Azevedo, Alexsander AraújoEsta cartilha foi produzida pelos alunos da disciplina Laboratório de Ensino em Ciências Biológicas do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina, Minas Gerais. O objetivo da disciplina é fazer com que os alunos conheçam e desenvolvam formas diferenciadas de ensino através da produção de materiais de divulgação científica. No 1º semestre de 2014 o trabalho que executamos foi a elaboração de um roteiro educativo para uma trilha em um ambiente natural. Cientes das dificuldades enfrentadas pelos professores em sair do espaço escolar e desenvolver atividades em campo, nosso desafio foi estimular o professor do ensino fundamental a desenvolver tais saídas. Para tanto, ao longo de quatro meses, discutimos referenciais teóricos, amadurecemos idéias com ampla pesquisa bibliográfica e as colocamos em prática com a realização de trabalhos de campo. Tudo isso culminou com a produção desta cartilha destinada aos professores onde um roteiro com sugestões de atividades práticas e de observação no campo é apresentado abordando conteúdos de ciências e interdisciplinares, bem como educação ambiental.Item CriAtividade Física: elaboração de práticas pedagógicas de Educação Física interdisciplinares com Anatomia Humana(UFVJM, 2018) Maturana, Luiz Gabriel; Mourão, Gabriela Ribeiro; Pereira, Izabela Jardim Neves; Gonçalves, Matheus Augusto de Assis; Costa, Neimar de Jesus; Pereira, Ramona Ramalho de SouzaItem Trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências(UFVJM, 2019) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste eBook apresenta os trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em quatro Eixos Temáticos: 1) Material Didático 2) Natureza da Ciência 3) Estratégias de Ensino 4) História e Filosofia da Ciência 5) Educação Ambiental Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.Item Trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências(UFVJM, 2019-12-17) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste eBook apresenta os trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/2 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em sete Eixos Temáticos: 1) Identidades de gênero e sexuais 2) Uso de modelos e recursos didáticos 3) Estratégias de Ensino 4) Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) 5) Abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) 6) Educação Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura 7) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.Item Diálogos entre educação e permacultura: formando professores para a sustentabilidade: atividades interdisciplinares para a educação básica(UFVJM, 2020) Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEsta cartilha foi elaborada pelos acadêmicos da disciplina Prática de Ensino em Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina-MG. Este material apresenta diversas sugestões de atividades que envolvem a temática da permacultura e é destinado a você, educador/a, que esteja interessado/a em implementar tal prática em sua escola. As atividades que aqui se encontram possibilitam a abordagem de temáticas e conceitos presentes nos conteúdos de ciências e também em diferentes áreas do conhecimento, potencializando um projeto multidisciplinar e integrador em sua escola.Item IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: possibilidades e desafios em tempos de estudos não presenciais(UFVJM, 2021-06-15) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaEste eBook apresenta os trabalhos completos do IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2020/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste eBook tiveram como tema “Possibilidades e Desafios em Tempos de Pandemia”, uma vez que foram originados, em sua maioria, em contexto de ensino a distância e remoto da UFVJM e da educação básica.Item Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: reflexões em tempos de pandemia(UFVJM, 2021-11-11) Fernandes, Geraldo Wellington; Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaEste E-book apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2020/2. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste e-book tiveram como tema “Reflexões em Tempos de Pandemia”, uma vez que foram originados, em sua maioria, em contexto de ensino a distância e remoto da UFVJM e da educação básica. Neste e-book, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.Item Estudos teóricos e práticos de tendências da pesquisa em Ensino de Ciências(UFVJM, 2022-02-23) Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaEste E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2021/1.Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: PARTE I. Alfabetização Científica e Tecnológica, Abordagem CTS/CTSA PARTE II. Estratégias e metodologias de ensino de Ciências PARTE III. História e Filosofia da Ciência PARTE IV. Formação de professores de Ciências PARTE V. Educação Ambiental e Educação em Ciências PARTE VI. Currículos e Educação em Ciências PARTE VII. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicosItem Saúde, espiritualidade e arte: a força de criar, dançar, cantar, rezar e fazer cura(UFVJM, 2024) Paes, Sílvia ReginaItem Tendências da pesquisa em ensino de Ciências: alguns estudos teóricos e práticos(UFVJM, 2024-01-22) Matos, Deisiene Gonçala Guedes de; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turmas 2022 e 2023. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. O trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: ÁREA I. Ensino e Aprendizagem de Conceitos e Processos Científicos ÁREA II. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação em Ciências ÁREA III. História e Filosofia da Ciência ÁREA IV. Educação em Espaços Não-Formais ÁREA V. Educação em Saúde e Educação em Ciências ÁREA VI. Educação Ambiental e Educação em Ciências ÁREA VII. Alfabetização Científica e Tecnológica e Educação CTS/CTSA Neste e-book, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas. Atenciosamente, Deisiene Gonçala Guedes de Matos Geraldo W. Rocha Fernandes