PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)
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Item Formação e identidades docentes performadas pelos licenciandos e pelas normativas do Programa Residência Pedagógica: um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede(UFVJM, 2022) Neves, Grazielle Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A presente pesquisa tem como objetivo, descrever, a partir da Teoria Ator-Rede (TAR), os movimentos de translação identificados nos documentos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e nas respectivas falas dos residentes, no que se refere à construção de redes identitárias e de formação docentes. Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que translações de interesse podem ser identificadas nos documentos do PRP e na perspectiva dos residentes sobre a formação e a identidade profissional docente? A partir do marco teórico da nossa pesquisa, a TAR, utilizamos alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a translação, as composições de interesse e a performatividade. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. O cenário da nossa investigação foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como técnica para coleta de dados utilizamos a análise documental e um grupo focal com 11 residentes. Os dados documentais e do grupo focal foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que a implantação do PRP trouxe alguns impactos para as unidades curriculares, em especial para o curso de Ciências Biológicas da universidade estudada, atingindo principalmente os estágios supervisionados. Do ponto de vista da TAR, o PRP figura como um ponto de passagem obrigatório que facilita a implementação de políticas do Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo que estas tenham uma maior penetração e aceitação nas universidades, afetando assim, a autonomia universitária. Os dados do Grupo Focal (GF) revelam que a maior parte dos residentes entrevistados performa uma identidade instituição, e que o PRP, em geral, promove uma identificação dos licenciandos com a docência.Item Translações realizadas durante o ensino remoto pelas avaliações do SIMAVE e internas com relação ao ensino-aprendizagem em uma escola do campo(UFVJM, 2023) Cordeiro, Denalda Lopes; Schetino, Luana Pereira Leite; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schetino, Luana Pereira Leite; Fraile, Ofélia Ortega; Amorim, Juliane dos SantosO ensino se realiza quando alunos e professores atingem a congruência acerca dos significados em discussão, quando os docentes e estudantes avaliam de maneira contínua as práticas desenvolvidas na sala de aula para que se estabeleçam graus de entendimento, permitindo-nos a compreensão de que o ato de avaliar é inerente ao ensino. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi caracterizar quais as translações realizadas durante o ensino remoto pelas Avaliações do SIMAVE (AS) e Avaliações Internas (AI) com relação ao ensino-aprendizagem dos estudantes de uma escola do campo. A metodologia adotada é qualitativa exploratória, com método de estudo de caso, técnica de coleta de dados por meio do grupo focal e o roteiro semiestruturado. Os resultados apontaram que o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), apresenta apenas preocupação com os números e marketing, sem a preocupação de valorizar os saberes trazidos pelos discentes e o ritmo de aprendizagem dos alunos, assim como a valorização ao corpo docente. Percebe-se também que os actantes externos à rede escolar possuem grande impacto nas redes apresentadas, como é o caso do actante bar que atuou performando, ora como um agente positivo, ora como negativo. Com relação às AI, os principais actantes foram os alunos, avaliação heterogênea baseada nas necessidades dos estudantes, o que vai em direção à avaliação da aprendizagem e não da pedagogia do exame.Item Redes do desenvolvimento profissional docente de supervisores e licenciandos do PIBID: um olhar para as parcerias entre universidade e escola(UFVJM, 2022) Morais, Telma do Socorro; Allain, Luciana Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Allain, Luciana Resende; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Santos, Simone de Paula dosEste trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as contribuições e limitações do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento profissional docente (DPD) de supervisores e licenciandos do curso de Ciências Biológicas, entre 2018 a 2020, em uma universidade pública de Minas Gerais. Seu principal objetivo é identificar as translações do PIBID no DPD, por meio das análises das falas de pibidianos licenciandos e professores supervisores participantes de cinco grupos focais. Com uma abordagem qualitativa, o método da pesquisa compreende um estudo de caso e a natureza das fontes uma pesquisa de campo, de caráter exploratório. O método de análise dos dados é a Análise Textual Discursiva (ATD). A seleção do corpus de análise ocorre a partir da transcrição das falas dos licenciandos e professores supervisores, coletadas em um grupo focal por meio de um roteiro organizado em eixos de análise de onde surgem categorias e subcategorias emergentes. Na investigação sobre os licenciandos, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira e expectativa profissional, Avaliação da formação para a docência, Ingresso e vivência no PIBID, Impactos do PIBID na expectativa profissional e Impactos do PIBID na licenciatura. Na pesquisa sobre os professores supervisores, os eixos de análise correspondem a: Imagem da carreira; Formação para a docência; Conhecimento sobre o PIBID; Ingresso e vivência no PIBID; Impactos do PIBID e ainda surge uma categoria emergente: Relação universidade/escola nas vivências formativas. A partir da Teoria Ator-Rede (TAR), verificamos que o Programa realiza várias translações de interesses entre os licenciandos e os professores supervisores, favoráveis ou não à docência como profissão. Ponderamos que o PIBID possui uma importância expressiva no fortalecimento da vida pessoal e do desenvolvimento profissional dos licenciandos, pois ele proporcionou a agência de diferentes actantes, extremamente significativos nessa rede. Entre os estudantes pibidianos, ainda que alguns tenham a certeza que não seguirão a profissão docente, há a percepção de que o PIBID lhes proporciona grandes aprendizagens na formação inicial docente e pessoal, mesmo quando não acontecem de fato, parcerias colaborativas na integração universidade e escola. Percebemos que, embora sejam mais numerosos, os actantes que desviam ou enfraquecem o DPD são superados por aqueles que fortalecem esse desenvolvimento, com destaque para o PIBID como um actante central. Para os professores supervisores, o PIBID tem contribuído de forma a ancorá-los na profissão de professor. Sendo assim, percebemos que o PIBID, como programa de formação docente, tem contribuído como um poderoso actante na rede, agindo como um ponto de passagem obrigatório para o fortalecimento do DPD entre esses sujeitos. No entanto, atentamos para a necessidade de fortalecer as parcerias entre os envolvidos no PIBID, para que a integração entre a escola e a universidade aconteça de forma mais colaborativa.