PPGECMaT - Mestrado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Dissertações)

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    Formação e identidades docentes performadas pelos licenciandos e pelas normativas do Programa Residência Pedagógica: um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede
    (UFVJM, 2022) Neves, Grazielle Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A presente pesquisa tem como objetivo, descrever, a partir da Teoria Ator-Rede (TAR), os movimentos de translação identificados nos documentos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e nas respectivas falas dos residentes, no que se refere à construção de redes identitárias e de formação docentes. Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que translações de interesse podem ser identificadas nos documentos do PRP e na perspectiva dos residentes sobre a formação e a identidade profissional docente? A partir do marco teórico da nossa pesquisa, a TAR, utilizamos alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a translação, as composições de interesse e a performatividade. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. O cenário da nossa investigação foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como técnica para coleta de dados utilizamos a análise documental e um grupo focal com 11 residentes. Os dados documentais e do grupo focal foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que a implantação do PRP trouxe alguns impactos para as unidades curriculares, em especial para o curso de Ciências Biológicas da universidade estudada, atingindo principalmente os estágios supervisionados. Do ponto de vista da TAR, o PRP figura como um ponto de passagem obrigatório que facilita a implementação de políticas do Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo que estas tenham uma maior penetração e aceitação nas universidades, afetando assim, a autonomia universitária. Os dados do Grupo Focal (GF) revelam que a maior parte dos residentes entrevistados performa uma identidade instituição, e que o PRP, em geral, promove uma identificação dos licenciandos com a docência.
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    Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM: desafios e possibilidades para a formação de professores
    (UFVJM, 2022) Silva, Sélvia Taciana Josiana Maciel de Paula; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Jesus, Marcelo Siqueira de; Paula, Simone Grace de
    O Estágio Supervisionado (ES), nos cursos de licenciatura têm-se mostrado indispensável na formação profissional docente. Desde 2007, a CAPES tem implementado nas universidades brasileiras, programas institucionais de formação de professores, entre eles o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e, a partir de 2018, o Programa Residência Pedagógica (PRP). Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender as aproximações e distanciamentos entre ES e o PRP no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, bem como as experiências, desafios e possibilidades para a formação de professores de Ciências e Biologia durante a prática pedagógica nas escolas públicas da Rede Estadual de Diamantina. A questão de pesquisa que se pretende responder é a seguinte: A interseção entre o Estágio Curricular Supervisionado no ensino em Ciências e Biologia (ECS-CB) e o Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Biologia (PRP-SB) contribuem para formação inicial e continuada de professores? O trabalho a ser desenvolvido é uma pesquisa qualitativa, pois conforme Lüdke e André (1986) abordamos assuntos que envolvem sujeitos que relataram suas experiências profissionais. Quanto aos objetivos da pesquisa, é explicativa e exploratória, pois se pretende compreender a interseção entre PRP-SB e o ECS-CB na formação de professores no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM. Participaram dessa pesquisa por um lado, professores supervisores do ECS-CB e licenciandos estagiários, e por outro lado, professores preceptores do PRP-SB, e residentes do PRP-SB do curso de Ciências Biológicas da UFVJM. A pesquisa foi realizada em escolas da Rede Estadual de Diamantina que ofertam o ensino fundamental II e o ensino médio. Como instrumento de coletas de dados foi utilizado um questionário aplicado aos professores supervisores de estágio, professores preceptores, estagiários e residentes. Para identificar trabalhos com temas que se aproximam da pesquisa, realizamos a revisão de literatura, buscando pesquisas no período de 2017 a 2021, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), afim de justificar a relevância desse trabalho. Para a interpretação e tratamento de dados foi empregado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 1997). Nas vozes dos sujeitos participantes da pesquisa vimos que tanto o ES quanto o PRP são importantes para imersão do licenciando nas escolas da educação básica, bem como para a construção de suas experiências na escola-campo. Os desafios enfrentados pelos sujeitos da pesquisa, no desenvolvimento do ES e do PRP foram muitos durante a Pandemia do COVID-19. Em relação às possibilidades e avanços do ES e PRP, vimos que na concepção dos professores programas como PIBID, PET E PRP, contribuem para a interação universidade escola no processo de formação inicial e continuada de professores. Por fim, destacamos que todos os estudos foram essenciais para o desenvolvimento do produto educacional cuja finalidade foi compartilhar os conhecimentos aprendidos pela pesquisadora sobre as aproximações, distanciamentos e interseções entre ES e PRP, bem como as contribuições para formação de professores.
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    Investigando as percepções de professores de Ciências e áreas afins quanto à utilização de diferentes abordagens pedagógicas e o trabalho envolvendo a temática Mineração nas salas de aulas
    (UFVJM, 2022) Andrade, Bruna Martinele Barros; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Fraile, Ofélia Ortega; Janerine, Aline de Souza; Diniz, Cristina Fontes
    O Ensino de Ciências vem passando por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Diferentes estratégias e metodologias têm sido propostas e implementadas buscando não apenas a apropriação de conceitos científicos, mas também a expectativa de que os estudantes construam uma visão mais apropriada da ciência, posicionando-se de maneira crítica e responsável com relação aos problemas que afetam a sociedade e principalmente o meio ambiente. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções dos professores de Ciências e áreas afins quanto à utilização de diferentes abordagens pedagógicas e o trabalho envolvendo a temática Mineração nas salas de aulas. Participaram desta pesquisa 11 professores das áreas do Ensino de Ciências e afins dos anos finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das Escolas Estaduais da cidade de Diamantina-MG. O plano metodológico para esta pesquisa foi baseado na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiaberto e uma entrevista. Os resultados foram analisados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Após a análise, identificamos que os professores apresentam compreensões sobre os tipos de abordagens pedagógicas existentes, sendo o Ensino por Investigação e a experimentação, as abordagens pedagógicas mais utilizadas, respectivamente. A maioria dos entrevistados trabalha ou já trabalharam a temática Mineração. É relevante a inserção de temas ambientais nas áreas de Ensino de Ciências objetivando tanto uma participação positiva do aluno, quanto uma formação de um futuro cidadão consciente das questões ambientais. Verificamos também a presença de abordagens com enfoque CTS em suas metodologias de ensino. Destacamos a relevância deste estudo na qual visa contribuir para um efetivo trabalho interdisciplinar entre as áreas de ciências e/ou áreas afins, conforme apresentado na BNCC e Currículo Referência de Minas Gerais.