PPGCTA - Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Item Tecnologia de transformação da palma forrageira em farinha por secagem em micro-ondas e aplicação em extrusão convencional e termoplástica(UFVJM, 2023) Silva, Luiz Eliel Pinheiro da; Schmiele, Marcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schmiele, Marcio; Sehn, Georgia Ane Raquel; Vernaza Leoro, Maria GabrielaA Opuntia fícus-indica L. Miller encontra-se difundida em maior diversidade nos biomas do Cerrado e da Caatinga com grande importância socioeconômica, possuindo uma ampla variedade de formas e tamanhos, caule suculento e frutos comestíveis. O Artigo 1 apresentou uma abordagem integrativa da literatura científica sobre a cactácea Opuntia ficus-indica, sendo utilizadas as bases de dados científicos utilizados nas buscas de artigos foram: ScienceDirect (https://www.sciencedirect.com), Scopus (http://www.scopus.com), Portal de Periódicos CAPES/MEC (http://www.periodicos.capes.gov.br) e Scielo – Scientific Electronic Library Online (https://www.scielo.org/). As pesquisas científicas foram atemporais desde que apresentassem o conteúdo específico sobre o tema abordado. O Artigo 2 aborda sobre Elaboração e caracterização de massas alimentícias frescas e secas tipo talharim adicionadas de farinha de palma, tendo como objetivo elaborar a farinha de palma por meio de secagem em micro-ondas para utilização em massa alimentícias frescas e secas, avaliando-as de acordo com as propriedades tecnológicas e análise sensorial. O Artigo 3 aborda sobre Desempenho da farinha de palma obtida por desidratação em micro-ondas na elaboração de extrusados expandidos a base de farinha integral de milho amarelo e tem como objetivo elaborar snacks através da substituição da farinha de milho integral por farinha de palma, avaliando-se as características físico-químicas das farinhas e tecnológicas dos extrusados expandidos. A palma forrageira se mostrou promissora, com bons resultados em relação a composição nutricional, além de boas características tecnológicas, podendo serem aplicadas em produtos de panificação e massas alimentícias através da sua transformação em farinhas.Item Influência da pandemia da Covid-19 no consumo de café no Estado de Minas Gerais(UFVJM, 2022) Lima, Deiviany Santana Santos; Amaral, Tatiana Nunes; Lima, Kelly Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Amaral, Tatiana Nunes; Lima, Adriene Ribeiro; Schmiele, Marcio; Lima, Kelly Pereira deO café é um produto agrícola de destaque, pois é matéria-prima da bebida mais consumida no mundo, depois da água. O Brasil ocupa posição de destaque nesse contexto, sendo o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar o impacto do perfil dos consumidores de café, sob a interferência da pandemia da Covid-19. Para elaboração do artigo de revisão de literatura utilizou-se a biblioteca eletrônica “Web of Science”, considerando as palavras-chave “behavior”, “consumer” e “coffee” em novembro de 2020. Dos 268 artigos encontrados, 47 foram selecionados para a escrita do mesmo. Foi evidenciado que o marketing é o ponto chave a se considerar para a manutenção ou ascensão das marcas da bebida café para o público em geral. Para o artigo de pesquisa, foram aplicados questionários virtuais no ano de 2022, entre os meses de abril a maio, direcionados ao Estado de Minas Gerais. O questionário contou com 23 perguntas entre fechadas e abertas, no intuito de entender a caracterização do perfil de consumidores de café, antes e durante a pandemia da COVID-19. Foram obtidos 1037 questionários respondidos e 849 validados, seguindo critérios de inclusão e exclusão, sendo 82% dos respondentes consumidores de café. As pessoas do sexo masculino se destacaram com 65,40%, entre os consumidores. Foi possível verificar um aumento no consumo de café durante a pandemia. Conclui-se, portanto, que os envolvidos na pesquisa associaram o consumo da bebida com as diversas sensações, prazeres e benefícios físicos e mentais que o produto traz.Item Desempenho de crioprotetores e emulsificantes em massa congelada e avaliação tecnológica e sensorial de pães sem glúten assados por micro-ondas(UFVJM, 2022) Teotônio, Daniela de Oliveira; Schmiele, Marcio; Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schmiele, Marcio; Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta; Alencar, Natália Manzatti Machado; Almeida, Eveline LopesO mercado de produtos sem glúten vem crescendo exponencialmente e novas tecnologias de produção vem sendo empregadas, destacando-se a aplicação do congelamento da massa na produção de pães. A massa congelada surge como alternativa prática para o processo produtivo. A qualidade tecnológica dos produtos a partir da massa congelada é diretamente influenciada pelo processo de congelamento, em função da mudança de fase da água líquida para sólida em forma de cristais de gelo. Variáveis como a taxa de congelamento e o tempo e a temperatura de armazenamento interferem diretamente nas características finais do produto. A preservação da viabilidade celular durante o processo de congelamento e manutenção da cadeia do frio é um grande desafio para a indústria. Para contornar os efeitos da baixa temperatura sobre as células da levedura, substâncias crioprotetoras como glicerol, proteínas e sacarose podem ser aplicadas nas formulações de modo a de reduzir os efeitos deletérios provenientes do congelamento. Além disso, características tecnológicas importantes podem ser afetadas durante essa etapa, como o volume específico e a textura dos pães. Ingredientes adicionais como emulsificantes contribuem para reduzir esse efeito sob os parâmetros tecnológicos, melhorando às características relacionadas à aceitação do produto pelos consumidores. Diante disso, foi avaliado o desempenho do glicerol, da proteína hidrolisada de soja e da sacarose como substâncias crioprotetoras. As concentrações dos crioprotetores foram definidas através da aplicação de um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). As variáveis independes avaliadas foram o volume de expansão da massa, volume específico, umidade, atividade de água dos pães, imagem, cor e textura instrumentais do miolo. Como resultado, o ponto otimizado foi obtido com a utilização de 2,60 % de glicerol, 4,94 % de proteína hidrolisada de soja e 4,52 % de sacarose, em base farinha, com uma desejabilidade de 74 %. A aplicação dos emulsificantes na formulação foi realizada através de um Planejamento de Misturas Simplex-Centroide utilizando a lecitina de soja, o monoglicerídeo destilado e os ésteres de ácido tartárico diacetilado com mono e diglicerídeos (DATEM) como variáveis independentes. As respostas avaliadas foram o volume de expansão da massa, volume específico, umidade, atividade de água dos pães, imagem, cor e textura instrumentais do miolo. O tratamento ideal foi obtido com a utilização de 1,620 % de lecitina de soja, 0,018 % de monoglicerídeo destilado e 0,182 % de DATEM, com desejabilidade de 75 %. Por fim, foi realizado um estudo com o consumidor, onde dados acerca do perfil socioeconômico e a percepção dos consumidores em relação a produtos sem glúten foram colhidos e discutidos. A análise sensorial foi aplicada com a formulação otimizada contendo crioprotetores e emulsificantes. O teste afetivo foi realizado através de teste de aceitação utilizando uma escala hedônica estruturada de 9 pontos (1 = desgostei extremamente à 9 = gostei extremamente) para os atributos de cor, sabor, aroma, textura e impressão global. A intenção de compra foi avaliada por meio da escala de atitude (1 = certamente não compraria a 5 = certamente compraria). Após a aplicação do teste de aceitação, o índice de aceitabilidade foi calculado para cada atributo avaliado. Todos os atributos avaliados apresentaram, em média, escore de 7,13. Para o índice de aceitabilidade, todos os valores individuais foram superiores a 70 %. Em relação à intenção de compra, 68 % dos consumidores disseram que provavelmente ou certamente comprariam o produto, sendo possível verificar a boa aceitabilidade do produto no mercado.