Browsing by Author "Silva, Edson da"
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Item Os 7 comportamentos do autocuidado no diabetes: da teoria à prática(Pimenta Cultural, 2023) Mourão, Denise Machado; Silva, Edson daEste livro tem como objetivo socializar ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto intitulado “Redução da Hemoglobina Glicada mediante processo de Educação em Diabetes centrado na Família” que vem sendo vivenciadas pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Teixeira de Freitas (CRDE-TxF) da Universidade Federal do Sul da Bahia em parceria com o CRDE da Santa Casa de Belo Horizonte. A obra relata a estruturação, o desenvolvimento e os resultados desse projeto desenvolvido junto à comunidade. A metodologia utilizada foi baseada nos 7 comportamentos do autocuidado no diabetes recomendados pela Associação Americana de Educadores em Diabetes. Diante disso, esta obra é um convite para que todos os atores envolvidos com a educação e a formação universitária, no contexto da educação em diabetes, possam dialogar e subsidiar novas práticas de acolhimento e assistência à pessoa com diabetes.Item Ambiente escolar: espaço para educação alimentar e nutricional e prevenção de excesso de peso infantil(UFVJM, 2020) Urquía, Yazareni José Mercadante; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nobre, Luciana Neri; Silva, Edson da; Bodolay, Adriana Nascimento; Silva, Maria de Fátima Gomes daNo atual cenário da saúde pública mundial e nacional, a obesidade e o sobrepeso são duas das problemáticas mais desafiantes ao manter uma prevalência crescente, sendo especialmente preocupantes na população infantil, pelas consequências na saúde e qualidade de vida dessas doenças e suas comorbidades em longo prazo. Nesse contexto, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem se destacado como estratégia para prevenção e controle desses problemas. No Brasil, a EAN é uma estratégia de política pública inserida no ambiente escolar, o qual tem sido visto como um espaço privilegiado para a formação integral do ser humano, incluindo a promoção de hábitos de vida saudáveis. Apesar disso, desenvolver ações de EAN em ambiente escolar de forma transversal, com uso de tecnologias educacionais adequadas, e mantê-las em longo prazo, não é ainda uma realidade recorrente. Considerando esses aspectos, a elaboração e validação de tecnologias educacionais para apoio docente que facilitem a inserção do tema EAN de forma transversal no currículo escolar é de grande valia. Assim, o presente estudo apresenta um panorama sobre a prevalência de excesso de peso em escolares mineiros, reflete sobre a inserção da EAN no ambiente escolar no Brasil e apresenta ainda o processo de validação de uma tecnologia educacional elaborada para auxiliar docentes a promover o conhecimento sobre alimento/alimentação, com vistas a estimular a autonomia dos educandos para que esses façam suas escolhas alimentares por meio do desenvolvimento da reflexão, da ampliação da consciência e a formação de pensamento crítico.Item Análise da qualidade e da confiabilidade da informação sobre contagem de carboidratos para pessoas com diabetes nos vídeos do YouTube Brasil(UFVJM, 2023) Guedes, Ana Luísa Simões; Silva, Edson da; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Oliveira Filho, Paulo Messias de; Silva, Daniele Ferreira daIntrodução: As pessoas com condições crônicas de saúde estão usando cada vez mais os vídeos do YouTubeTM para se educarem sobre o manejo de suas enfermidades. Embora os vídeos relacionados à contagem de carboidratos no YouTubeTM sejam abundantes, ainda há escassez de pesquisas sobre análises da qualidade e da confiabilidade de seus conteúdos. Objetivo: Avaliar a qualidade e a confiabilidade dos vídeos mais populares sobre contagem de carboidratos para pessoas com diabetes no YouTubeTM. Método: Estudo exploratório, transversal, de abordagem qualiquantitativa conduzido em vídeos relacionados à contagem de carboidratos no YouTubeTM. Foram selecionados os 200 vídeos mais vistos usando o termo “contagem de carboidratos e diabetes”. Foram excluídos os vídeos com mais de 60 minutos, em idioma estrangeiro sem legenda em português do Brasil, duplicados (total ou parcialmente) e aqueles que não abordavam o tema. A busca ocorreu no dia 01/09/2022 e os vídeos foram avaliados, individualmente, por dois revisores treinados. A qualidade das informações dos vídeos foi avaliada por meio dos instrumentos DISCERN modificado e Global Quality Scale (GQS). O coeficiente Kappa de Cohen foi utilizado para medir a confiabilidade inter-examinador e os resultados foram apresentados como mediana e desvio padrão, quando apropriado. Resultados: 96 vídeos foram incluídos após aplicação dos critérios de exclusão. A mediana dos instrumentos DISCERN modificado e GQS foram, respectivamente, 13 (5-25) e 1 (1-5). Os vídeos têm medianas de 6,6 min. de duração, 307 visualizações, 26 reações positivas gostei e 2 comentários. A maioria é de caráter informativo e foi produzida por nutricionistas e médicos. No entanto, em geral os vídeos avaliados foram considerados de baixa qualidade e confiabilidade. Conclusão: Os vídeos do YouTubeTM sobre contagem de carboidratos e diabetes são populares no Brasil e tem baixa qualidade. Portanto, a utilização destes como ferramenta de educação em diabetes para leigos pode representar risco à saúde. Ademais, é incipiente a participação de profissionais de saúde na produção de vídeos com alta qualidade. Dessa forma, a educação da pessoa com DM deve incluir a conscientização de que essa mídia social pode não ser considerada uma fonte confiável de informações e gerenciamento do DM.Item Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil(UFVJM, 2021) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Machado, Cristiane Tolentino; Melo, Janaína de Oliveira; Cambraia, Rosana Passos; Paes, Silvia ReginaQuando se trata da efetivação do direito à saúde, o poder judiciário tem papel importante no deferimento de pedidos para fornecimento de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros. No entanto, é amplo o desconhecimento sobre a judicialização do acesso à saúde e é crescente a busca por informações nas mídias sociais virtuais como o YouTube e a inserção de tecnologias educacionais para informação e comunicação em saúde. Neste contexto a presente dissertação tem dois objetivos sendo: avaliar os vídeos brasileiros mais assistidos no YouTube sobre a judicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público; e descrever a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde. Assim, esta dissertação foi organizada em dois artigos e cada um deles responde, respectivamente, a esses objetivos. O primeiro identificou que o YouTube promove notável compartilhamento de informações sobre judicialização da saúde pública no Brasil. Seus vídeos analisados são populares, têm abundância de fontes e seus conteúdos possuem pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que a utilização de tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuário dessa rede social virtual. Mas, os profissionais do direito e da saúde no Brasil têm uma ferramenta pública a ser explorada para oferecer informação útil sobre o tema e combater a desinformação na internet. O segundo estudo descreveu e construiu uma tecnologia educacional em formato de livro digital intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do Estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais virtuais. A tecnologia foi destinada aos gestores da saúde, mas pode ser compartilhada com usuários do Sistema Único de Saúde e profissionais das áreas do direito e da saúde que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo contribua sobre o tema junto ao público-alvo por conter informações atuais acerca da judicialização da saúde no Brasil.Item Análise de vídeos do YouTube sobre judicialização da saúde: proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil(Research, Society and Development, 2022-07-15) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Magalhães, Kênia Guimarães Rodrigues; Nunes, Ana Paula NogueiraObjetivo: Avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTubesobrejudicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público. Metodologia: Estudo observacional, transversal, semiquantitativo realizado no YouTubeem 21/04/2020, usando o termo “judicialização da saúde”. Foram considerados os cem vídeos mais visualizados no país e excluídos aqueles não gravados em português,não relacionados à judicialização da saúdepública,duplicadose com mais de 50 minutos. Resultados: Dos 100 vídeos do estudo, 29 foram excluídos e 71 atenderam os critérios de inclusão, foram assistidos e analisados, resultando: 115.342 visualizações; 2.031 reações gosteie 84não gostei; 96 comentáriose mais de 18 horas de duração. Os órgãos do poder executivo, legislativo ou judiciário constituíram a principal origem de carregamento dos vídeos (n=21; 29,58%) e os profissionais do direito a principal origem de apresentaçãoou autoria.Os níveis de utilidade do conteúdo dos vídeos, a duração em minutos (p=0,0008) e o número de visualizações (p=0,0040) foram maiores na categoria moderadamente útil. Além disso, a duração e o número de visualizações foram significativamente mais baixos na categoria não útil. Conclusões: O estudo evidenciou que os vídeos do YouTubeanalisados são populares, têm abundância de fontes,seus conteúdoscontam com pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais ou segmentos do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que utilizar tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuáriodessa rede social virtual.Item Análise dos planos municipais de saúde da região pertencente à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros(UFVJM, 2020) Oliveira, Péricles Santos; Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Lessa, Angelina do Carmo; Silva, George SobrinhoÉ notória a importância do planejamento para gestão eficiente de qualquer serviço, seja ele público ou privado. No setor público, na aérea específica saúde, a realização do planejamento é obrigatória, havendo dispositivo legal para fiscalização e cobrança. Este exige que a União, os Estados e os Municípios, produzam um Plano Plurianual, com vigência de quatro anos, para se apresentar o diagnóstico de saúde, estabelecer diretrizes, objetivos, metas, provisões de receitas e despesas da saúde e ter um planejamento de saúde eficiente. Assim, conhecer o planejamento nos diferentes estados e municípios brasileiros é fundamental para o desenvolvimento de estratégias bem-sucedidas na gestão em saúde. Nessa perspectiva, o Estado de Minas Gerais (MG) tem a população estimada de 21.040.662 habitantes, constituído por 853 municípios e conta com a organização da saúde distribuída em 13 macrorregiões, as quais são divididas em 76 microrregiões, definidas no Plano Diretor de Regionalização. Dentre essas macrorregiões situa-se a do Norte de Minas com 1.676.411 habitantes, 86 municípios e nove microrregiões sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES/MG. Considerando esses aspectos, a escolha da SRS de Montes Claros tem relação com a vasta área territorial, o baixo índice de desenvolvimento humano da região em comparação com o Estado de MG, além de ter elevadas taxas de mortalidade infantil. Assim os objetivos deste estudo foram analisar os Planos Municipais de Saúde (PMS) dos 86 municípios pertencentes à SRS de Montes Claros, referentes à abrangência de 2014 a 2017. Espera-se que os resultados contribuam para demonstrar aos gestores municipais de saúde da região estudada a importância do planejamento para a política de saúde municipal e regional.Item Aspectos gerais do diabetes mellitus(Atena, 2023) Silva, Edson da; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila MarquesO diabetes é uma condição crônica na qual o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz, ocasionando assim, uma hiperglicemia persistente quando não tratado. Pode ser classificado em quatro tipos principais, baseado na sua etiologia: diabetes tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2), diabetes gestacional e outros tipos específicos de diabetes. O DM1 caracteriza-se como uma doença autoimune, poligênica decorrente de destruição das células beta pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina. O DM2 possui etiologia complexa e multifatorial, envolvendo componentes genético e ambiental e com forte herança familiar, ainda não completamente esclarecida. O diabetes pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias, nefropatias e retinopatias. O diabetes gestacional inicia-se durante a gestação atual. Por fim, temos outros tipos específicos de diabetes. Em qualquer tipo de diabetes, o gerenciamento dos níveis de glicose no sangue, por meio de um plano alimentar, exercícios, medicações e automonitoramento é fundamental para o manejo desta condição e prevenção de complicações agudas e crônicas. A prevenção do diabetes tipo 2 é possível, em muitos casos, com mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável, prática regular de exercício físico e educação em saúde.Item Atualidades em extensão universitária: interdisciplinaridade(Stricto Sensu, 2020) Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri"Os autores compartilham resultados de suas ações, projetos ou programas de extensão universitária, além de breves ensaios teóricos sobre a temática. Os extensionistas são discentes e docentes de vários cursos de graduação e de pós-graduação, bem como outros profissionais de instituições que estabeleceram parceiras com as universidades envolvidas. Nota-se a importância da atuação inter e transdisciplinar desenvolvida em preciosos trabalhos extensionistas, revelando os avanços nesse campo do ensino superior no Brasil. As vivências compartilhadas corroboram com a consolidação das atividades de extensão que integram, cada vez mais, universitários, instituições e comunidades participantes. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de autores de dezesseis instituições. Eles constituíram equipes interdisciplinares como voluntários no intuito de transformarem o processo de formação acadêmica em suas instituições de ensino. Os resultados das vivências extensionistas revelam uma formação acadêmica mais sólida e adequada às realidades locais onde as universidades ou faculdades estão inseridas."Item Canva for Education como ferramenta didática no ensino superior na era da COVID-19: relato de experiência(Atena, 2021-07-27) Silva, Maria Fernanda Gomes da; Soares, Eduarda Rodrigues de Souza; Maciel, Gustavo Reis; Silveira, Juciano Cesar da; Reis, Nathália Marilia Pinto dos; Silva, Nicole Ribeiro da; Santos, Rodrigo Lellis; Pereira, Thales Rodrigues; Soares, Victor Hugo de Almeida; Silva, Edson da; BASQUEROTE, Adilson TadeuObjetivo: Descrever a experiência docente com a utilização do Canva for Education em uma disciplina de anatomia humana de um curso superior da área de saúde durante o ensino remoto emergencial decorrente da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, que aborda o relato de experiências vivenciadas com o uso do Canva for Education como ferramenta complementar no ensino de anatomia humana. As estratégias foram vivenciadas por um docente e três mestrandos que atuaram como estagiários em docência em uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Além disso, o trabalho dos educadores buscou explorar algumas das potencialidades que o Canva oferece aos professores no processo de elaboração de materiais educativos inovadores e compartilháveis. Resultados: A adoção de ferramentas do Canva for Education conseguiu proporcionar aos discentes uma forma criativa e interativa de aprendizagem. Além disso, possibilitou incluí-los em seu processo de ensino-aprendizagem, de forma que eles fossem agentes da construção do conhecimento. Durante a disciplina houve uma expressiva produção de conteúdos digitais de forma colaborativa entre educadores e educandos. Assim, o Canva for Education se mostrou como uma potencial estratégia de criação e utilização de recursos educacionais digitais de forma colaborativa e inovadora. Conclusão: O ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios à comunidade acadêmica, especialmente ao se tratar do uso de novas tecnologias e em como motivar os alunos durante o processo educativo. O uso Canva for Education, como estratégia metodológica complementar ao ensino de anatomia humana, mostrou-se uma experiência exitosa, especialmente, devido à integração discente, estagiários e docente durante o processo de ensino-aprendizagem vivenciado no ensino superior do presente relato.Item Centro de referência diabetes nas escolas de Diamantina: uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar(UFVJM, 2022-04-15) Silva, Edson da; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane Rosa; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane RosaA obra ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina: Uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar’ foi criada em 2022 com o objetivo de reunir os conteúdos educativos digitais elaborados pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina (CRDE). Os conteúdos foram compartilhados em mídias sociais de um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A série publicará um novo volume a cada ano. O volume 1 foi organizado em dois capítulos que apresentam conteúdos educativos digitais e receitas para pessoas com diabetes. Os conteúdos se referem, exclusivamente, às produções inéditas do projeto de extensão ‘CRDE de Diamantina’ durante os meses de setembro de 2020 a dezembro de 2021. O objetivo da série é compartilhar os volumes do livro digital, de forma gratuita, com todas as escolas e instituições parceiras do CRDE de Diamantina e com as pessoas que convivem com diabetes, os profissionais de saúde e de educação, outros CRDE do Brasil e com todas as pessoas interessadas com a promoção da saúde do aluno que vive com diabetes.Item Construção de um livro digital como tecnologia educacional sobre judicialização da saúde pública(Atena, 2022-02-01) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula Rabelo; Nunes, Ana Paula NogueiraIntrodução: É crescente a busca por garantia do direito à saúde por via judicial. Portanto, é necessário informar e educar o público sobre a judicialização da saúde pública e suas implicações. Nesse sentido, a inserção de tecnologias educacionais digitais torna-se útil para os gestores da saúde compartilharem informações atualizadas aos interessados no tema. Objetivos: apresentar a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde pública. Método: estudo com abordagem metodológica, desenvolvido em 4 etapas: 1. definição dos itens relacionados ao desenvolvimento do material educativo; 2. Desenvolvimento da mensagem; 3. Ilustrações e layout; e 4: Reunião dos especialistas para adaptação final e conclusão da tecnologia em formato livro digital. O estudo ocorreu entre janeiro e julho de 2021, integrado à dissertação de A.F.G, mestranda de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se as plataformas digitais e ambientes virtuais: Canva®, Google forms® e WhatsApp® e Messenger. Resultados: este estudo descreveu a criação de um livro digital educativo intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais. Conclusões: Com esse estudo foi possível descrever e construir uma tecnologia educacional em formato de livro digital. A tecnologia foi destinada aos gestores, mas pode ser compartilhada com os usuários do SUS e profissionais das áreas da saúde e do direito que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo possa trazer contribuições para abordar o tema junto ao público-alvo por conter informações gerais acerca da judicialização da saúde pública no Brasil. Além disso, a versatilidade do livro digital para utilização nas redes sociais é um diferencial que poderá complementar ações de informação, comunicação e educação em saúde sobre o tema.Item Consumo alimentar e o diabetes tipo 2: um estudo com egressos da Coorte de Universidades Mineiras (CUME)(UFVJM, 2021) Dias, João Pedro Viana; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Nobre, Luciana Neri; Pimenta, Adriano Marçal; Silva, Edson da; Esteves, Elizabethe AdrianaO Brasil ocupa o 5º lugar de maior prevalência de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) em adultos no mundo. É uma doença multifatorial que envolve, dentre outras variáveis, um estilo de vida não saudável como um dos determinantes para o seu surgimento. Dentro deste contexto a presente dissertação tem três objetivos sendo eles: fazer uma revisão sistematizada para verificar o que as publicações recentes tem identificado sobre a relação entre consumo de alimentos e risco de DM2, avaliar o efeito do consumo de bebidas açucaradas (BA) na incidência de DM2 em participantes de uma coorte mineira de adultos (CUME), e verificar se o consumo de selênio tem relação com a prevalência de DM2 entre os participantes do CUME. Assim esta dissertação foi organizada em três artigos, e cada um deles responde, respectivamente, a esses objetivos. O primeiro identificou que elevado consumo de alimentos como carnes vermelhas, bebidas açucaradas e alimentos ultraprocessados estão associados ao aumento no risco de DM2, enquanto uma dieta rica em alimentos integrais, orgânicos, frutas, vegetais, nozes e chás estão associados a uma redução desse risco. O segundo identificou que o consumo de BA associou com aumento da incidência de DM2 (RR= 1,73; p-valor=0,03). Os consumidores de BA apresentaram mais de 70% de chance de adquirirem DM2 ao longo do tempo de seguimento da coorte. Cerca de 9,0% do efeito das BA na indicência de DM2 é mediado pelo excesso de peso (p-valor=0,041). Cerca de 45% do efeito das BA na incidência de DM2 é mediada pela interação entre excesso de peso e consumo de BA (p-valor= <0,001). E em relação ao consumo de selênio e prevalência de DM2, foi identificado que a ingestão dietética de Se não foi associada à prevalência de DM2, apesar da elevada ingestão desse micronutriente pelos participantes do CUME. Esses achados indicam a necessidade de mais pesquisas para confirmar a relação entre DM2 e consumo extremos de selênio, e confirmam a importância de uma alimentação saudável para a prevenção do DM2.Item Diabetes crossword puzzle game(Journal of Diabetes Research and Therapy, 2018-03-16) Silva, Edson da; Toledo, Marileila MarquesItem Diabetes nas escolas: conhecendo o diabetes tipo 1(UFVJM, 2022-01-27) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques; Reis, Janice Sepúlveda; Nobre, Luciana Neri; Bodolay, BodolayEste e-book foi elaborado e validado para o Projeto Diabetes nas Escolas, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os pais de crianças e adolescentes de escolas parceiras do Projeto Diabetes nas Escolas. Seu conteúdo foi baseado nas diretrizes atuais para prevenção, controle e tratamento do diabetes e visa contribuir para a melhor compreensão sobre o diabetes mellitus Tipo 1 no ambiente escolar.Item Elaboração e validação de um e-book educativo sobre diabetes mellitus tipo 1(UFVJM, 2021) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Reis, Janice Sepúlveda; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Ramos, Cíntia Lacerda; Nunes, Ana Paula Nogueira; Mourão, Denise MachadoO número de pessoas com diabetes mellitus (DM) vem aumentando com o passar dos anos, incluindo os jovens com diabetes mellitus tipo 1 (DM1). O Brasil é o 3º país do mundo em número de crianças e adolescentes de 0 a14 anos com DM1. O apoio familiar é uma peça central no manejo do diabetes. Além disso, uma equipe interdisciplinar, em diferentes espaços sociais como a escola, pode fornecer apoio no desenvolvimento de habilidades para o reconhecimento e a resolução de problemas relacionados manejo do DM em crianças e adolescentes escolares com DM1. Neste contexto, a educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado, permitindo o autocontrole por parte do paciente, e deve se estender aos familiares e cuidadores. Mas, a efetividade de intervenções educativas em saúde é influenciada por diversas variáveis, dentre elas a disponibilidade de materiais validados que possam ser utilizados como recurso didático. Portanto, o objetivo dessa dissertação foi elaborar e validar um e-book educativo sobre diabetes mellitus tipo 1 para pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes escolares com diabetes. Trata-se de uma pesquisa metodológica em 9 etapas. A validação foi realizada por 10 juízes especialistas, 3 juízes de design e 11 mães de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Na coleta de dados foram utilizados questionários eletrônicos. Para os juízes especialistas foi considerado um Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,90, para os designers um índice de concordância mínimo de 40% e para o público-alvo de 75% para que o material fosse validado. Como resultado, o e-book “Diabetes nas Escolas: Conhecendo o Diabetes Tipo 1” foi validado pelos juízes especialistas com Índice de Validade de Conteúdo de 0,90, um índice de concordância mínimo de 89 % para os designers e de 98,53% pelo público-alvo. O e-book foi considerado claro e adequado à sua finalidade pelo público-alvo. Em conclusão, o e-book foi elaborado e validado para familiares de crianças e adolescentes escolares com diabetes mellitus tipo 1. O material poderá ser utilizado de forma complementar em programas de educação em diabetes nas escolas e corrobora com a promoção da educação em saúde com informações cientificamente reconhecidas e atualizadas para quem busca orientações sobre o tema na internet.Item Extensão Universitária nas Ciências da Saúde no Brasil(Atena, 2020-07-10) Silva, Edson daO e-book “Extensão Universitária nas Ciências da Saúde no Brasil” é uma obra resultante de ações, projetos ou programas de extensão universitária desenvolvidos por estudantes e professores de diferentes cursos das ciências da saúde e de áreas afins. O livro foi organizado em 17 capítulos e aborda trabalhos de extensão universitária muito valiosos, revelando avanços e atualidades nesse campo de atuação do ensino superior no Brasil. Esta obra foi constituída por estudos originários de vivências extensionistas realizadas durante o processo de formação acadêmica em instituições de ensino das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de extensão universitária descritas por autores e coautores de mais de quinze categorias profissionais. A maioria das atividades extensionistas foram desenvolvidas por equipes interdisciplinares, as quais têm contribuído com transformações fundamentais ao processo de formação acadêmica na graduação e na pós-graduação. A vivência na extensão universitária é capaz de promover progressos na formação acadêmica, tornando-a mais comprometida com as necessidades locais, independente da região do país. Além disso, as atividades extensionistas enriquecem o aprendizado ao promover maior integração do conhecimento popular ao conhecimento acadêmico compartilhado entre os envolvidos. Desejo que esta obra seja capaz de estimular a implantação de novos projetos de extensão pelo Brasil e que sirva de motivação para os autores darem continuidade às suas ações, projetos ou programas de extensão universitária. Dedico essa obra à Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), aos extensionistas da UFVJM e às instituições parceiras de nossos projetos, junto aos quais tenho desenvolvido atividades de extensão universitária desde o ano de 2006.Item Fatores associados ao controle glicêmico inadequado em portadores de Diabetes mellitus tipo 2(UFVJM, 2018) Leão, Nardjara; Lessa, Angelina do Carmo; Teixeira, Romero Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Romero Alves; Silva, Edson da; Campos, Luciana de Freitas; Nunes, Ana Paula NogueiraAtualmente, o diabetes mellitus (DM) afeta mais de 425 milhões de pessoas no mundo e o Brasil é o quarto colocado no ranking com maior número de pessoas adultas e idosas com a patologia. O diabetes tem sido um dos maiores responsáveis por complicações, internações e óbitos no mundo. O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é forma mais comum estando associado a vários fatores de risco modificáveis e não modificáveis. Entre os pacientes com DM, a idade, a não adesão ao uso de medicamentos, o tempo de duração da doença e o surgimento de complicações podem ser alguns fatores ligados ao controle glicêmico inadequado. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi identificar a prevalência de pacientes com controle glicêmico inadequado e identificar os fatores possivelmente associados entre os usuários das ESF da cidade de Diamantina em Minas Gerais. Trata-se de um estudo com dados secundários, com informações obtidas de prontuários de pacientes que apresentavam DM2 e que continham valores de hemoglobina glicada durante o período de 12 meses anterior a coleta. Além do valor da hemoglobina glicada, foram obtidos dados sobre idade, sexo, situação conjugal, tempo de doença, tempo de tratamento na unidade de saúde, número de consultas realizadas, presença de hipertensão, orientação e uso de medicamentos. O índice de controle glicêmico inadequado foi de 65,7% entre os participantes do estudo. Das variáveis estudadas, três apresentaram associação com o controle glicêmico inadequado: idade maior ou igual a 60 anos, que fazem uso de antidiabético oral (ADO) e que não estão em uso de estatinas. Esses achados são relevantes para definição de políticas de saúde voltadas para prevenção de agravos da doença.Item Hipoglicemia associada à atividade física em pessoas com diabetes: uma análise de vídeos do YouTube do Brasil(UFVJM, 2022) Silveira, Juciano Cesar da; Silva, Edson da; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Introdução: As mídias sociais para a autogestão de informações sobre saúde constituem uma prática recorrente de usuários leigos que vivenciam diferentes contextos de saúde. Embora facilitem o acesso e o compartilhamento de informações, as mídias sociais podem contribuir para a criação de possíveis riscos à saúde e ao bem-estar, uma vez que ampliam as experiências de vulnerabilidade emocional e desinformação. Objetivo: Esta dissertação teve como objetivo avaliar a qualidade dos vídeos mais assistidos no YouTube como ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética associada à prática de exercício físico. Desenho: Trata-se de um estudo exploratório, transversal, de abordagem qualiquantitativa da avaliação de vídeos do YouTube. Os termos de pesquisa para identificação dos vídeos foram “hipoglicemia” + “atividade física” + “diabetes”; “hipoglicemia + exercício + diabetes” e “dieta para diabetes” e “tratamento para diabetes”. Os vídeos foram avaliados por dois revisores treinados de forma individual. As divergências neste processo foram resolvidas em consenso com um terceiro examinador em caso de discordância A busca e análise dos vídeos ocorreram entre os meses de junho a outubro de 2022. A confiabilidade e a qualidade dos vídeos foram avaliadas por meio dos instrumentos modificados DISCERN, mJAMA, Global Quality Score (GQS) e a avaliação da abrangência das informações por meio de um Checklist elaborado pelos autores da pesquisa. O coeficiente Kappa de Cohen foi utilizado para medir a confiabilidade interexaminador e os resultados foram apresentados como média e desvio padrão, quando apropriado. Resultados: Foram avaliados os 100 vídeos mais assistidos no YouTube sobre diabetes e exercício físico. O resultado das análises dos vídeos segundo os instrumentos DISCERN modificado, mJAMA e GQS indicou que os vídeos tem baixa qualidade e representam risco para uma pessoa leiga, que ao utilizá-los para se orientar sobre o tratamento da hipoglicemia diabética, associado ao exercício físico, pode não obter o resultado esperado, e pode inclusive afetar negativamente a hipoglicemia da pessoa com DM. Conclusão: Os vídeos mais assistidos no YouTube sobre hipoglicemia diabética associado ao exercício físico, não é uma ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética. Assim, é desaconselhável recomendar o uso do YouTube como ferramenta educativa, caso não sejam sugeridos vídeos específicos como fonte de informação.Item O Instagram nas ações de extensão universitária em saúde diante da pandemia da Covid-19 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2023) Boaventura, Leonardo da Silva; Silva, Edson da; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Murta, Nadja Maria Gomes; Honorato Sampaio, Kinulpe; Machado, Cristiane TolentinoA pandemia de COVID-19 trouxe vários desafios às autoridades e organizações que buscaram na ciência desenvolver ações e meios para combatê-la. No âmbito da educação superior, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as rotinas administrativas, foram afetadas com a migração dos trabalhos da modalidade presencial para a remota. Nesse distanciamento social foi necessária a adaptação às formas alternativas de comunicação e divulgação de informações por instituições junto à sociedade. O ambiente digital, especialmente as mídias sociais, se constituiu como principal espaço de interação, inclusive no âmbito da área de saúde e nas atividades de extensão. Nas instituições de ensino, as ações extensionistas são elos fundamentais para integração e apoio mútuo da universidade à sociedade. O estudo dessa dissertação teve objetivo de compreender o uso da mídia social Instagram por ações de extensão universitária da área de saúde, registradas na Proexc/UFVJM diante da pandemia da Covid-19. É uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Incluiu-se no estudo as ações de extensão da área de saúde cadastradas na Proexc nos anos de 2020 e 2021 com a análise das postagens publicadas entre março de 2020 a agosto de 2022, com uma análise comparativa do uso dessa rede nos períodos do ensino remoto e presencial na UFVJM. Os resultados apontam uma gestão bastante heterogênea dos perfis analisados. Muitas vezes as redes são utilizadas como espaços de informação, sem explorar as particularidades do ambiente digital voltado à interação, o que é muito relevante para a extensão universitária. Vê-se que não há diretrizes da Proexc quanto ao uso desses espaços. Observou-se no período presencial, frente ao remoto, uma diminuição nas postagens publicadas nos perfis, bem como nas interações do público nas curtidas e nos comentários dos usuários. Todavia, os perfis que mais se destacaram aos seus usuários, pelo engajamento, utilizaram-se de postagens em formato e conteúdo diversos e buscaram a interação com o público. Evidenciamos um potencial do Instagram para as ações extensionistas no engajamento com seus públicos e como ferramenta educacional na propagação do conhecimento aliado ao desenvolvimento de ações dirigidas às necessidades da comunidade.Item Judicialização da saúde pública: direitos do cidadão e deveres do Estado(UFVJM, 2022-01-31) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula RabeloEste e-book foi elaborado para o projeto Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os gestores municipais de saúde. Seu conteúdo foi baseado nas recomendações da Constituição da Organização Mundial de Saúde, CF/88, Lei 8080 e 8142 e visa contribuir para a melhor compreensão sobre a judicialização da saúde pública no Brasil.