Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade
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PPGTAS - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade
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Item Análise bibliométrica sobre o uso de jogos na área de engenharia de produção(UFVJM, 2018) Rosado, Carlos Antonio Gonçalves; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Marcio Coutinho de; Lupatini, Márcio Paschoino; Alves, Wederson Marcos; Almeida, Ivana CarneiroManter o aluno concentrado durante longos períodos de exposição tem sido um desafio para os docentes. A adoção de novas estratégias de ensino em que os alunos deixam a posição de ouvintes e dividem com o mestre a posição ativa já é conhecida e até mesmo adotada. Essas estratégias dão aos discentes a oportunidade de viverem experiências mais interativas, estimulam o pensamento independente, criam discussões dentro do grupo e contribuem, assim, para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a utilização de jogos educacionais tem sido uma alternativa, pois estes podem atenuar a dificuldade que os alunos têm em fazer o paralelo entre os conceitos teóricos vivenciados em sala de aula e os conceitos práticos exigidos pelas empresas. A prática do fazer, presente naturalmente nos jogos, acaba sendo excelente forma de melhorar a aprendizagem. Monitorar o crescimento da literatura e os padrões de pesquisa em determinada área temática é um passo importante para entender o desenvolvimento desse domínio. Assim, a bibliometria tem sido uma área emergente, pois visa descrever, avaliar e monitorar as pesquisas publicadas em determinado campo do conhecimento. Dessa forma, fica definido como objetivo geral deste trabalho mapear e caracterizar as publicações sobre o uso de jogos e termos correlatos na Engenharia de Produção, na perspectiva das áreas de Gestão da Produção e da Gestão da Qualidade, a partir de pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus e em anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) dos últimos 10 anos. Neste trabalho são apresentadas seções com o objetivo de descrever o conhecimento e o processo de ensino baseado em jogos, os tipos de jogos educacionais e seus principais conceitos, o curso de Engenharia de Produção, seu surgimento e desenvolvimento, as disciplinas Gestão da Qualidade e Gestão da Produção e conceitos e técnicas que podem ser trabalhados com a utilização de jogos nessas matérias. Na sequência, apresentam-se as principais técnicas bibliométricas, seu histórico e aplicação, seguidos dos resultados do levantamento bibliométrico na base de dados Scopus e nos anais do ENEGEP. Nesta pesquisa são utilizadas as técnicas Citation, Bibliographic Coupling, Coauthor, Co-citation e Co-word, a partir das quais são gerados mapas bibliométricos com o auxílio do software VOSviewer, em que são mostrados, por exemplo, as palavras-chave mais utilizadas nos trabalhos avaliados; os principais periódicos, países, instituições e autores que publicam trabalhos na área; os autores que estão acoplados bibliograficamente; aqueles que trabalham em conjunto; e os que aparecem simultaneamente nas listas de referências. Os resultados das análises indicam, por exemplo, a tendência dos autores, na base Scopus, em abandonar os termos educational games e business games e utilizar as sentenças serious games e game-based learning, ficando, além disso, evidente o surgimento do conceito de gamification. Fato esse distinto do que ocorre nos anais do ENEGEP, em que os autores permanecem utilizando os termos jogos educacionais e jogos de empresas, não sendo encontrados trabalhos que empregam os conceitos de jogos sérios, ensino baseado em jogos e gamificação.Item Os efeitos do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na realidade das escolas de Teófilo Otoni nas perspectivas dos atores envolvidos(UFVJM, 2016) Rosa, Jose Gaspar; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho deO presente trabalho tem como finalidade analisar os efeitos do ranking do Enem na prática pedagógica e no currículo escolar do ensino médio nas escolas públicas estaduais do município de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais a partir da percepção dos atores envolvidos (docentes e gestores) no ano 2016. Como objetivos específicos foram analisadas as políticas educacionais na contemporaneidade; as diretrizes do ensino médio e o papel do Enem no cumprimento dessas diretrizes. Foram também identificados os efeitos do Enem na realidade do ensino médio das escolas a partir da percepção dos docentes e gestores das escolas públicas de Teófilo Otoni, a partir da criação desse exame. Para atender aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos divulgados sobre o tema, análise documental da legislação pertinente e das principais orientações emanadas do Ministério da Educação acerca desse exame e pesquisa de campo nas escolas do município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores e aplicados vinte e três questionários para os docentes das escolas: Coqueiros, Urucuia, Santana e São Jorge. Os dados revelaram que o ranqueamento das escolas está provocando uma alteração das práticas escolares com vistas a se situarem em posição melhor na divulgação do próximo ranqueamento. Mostraram, também, a existência de competição entre escolas e o estreitamento curricular, uma vez que as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em projetos de revisão de conteúdos com o objetivo de preparar o estudante apenas para se sair bem na prova. Revelaram, igualmente, que as escolas vêm criando um currículo informal voltado especialmente para preparar os estudantes para obterem bons resultados no Enem deixando de lado o objetivo principal do currículo que é a formação humana e a qualidade do ensino. Isso porque os resultados desse exame têm provocado alterações na rotina das escolas por meio da adequação do currículo e das práticas pedagógicas atreladas a esses resultados.Item Estudos sobre as possibilidades de cooperação entre os atores nas micro e pequenas empresas do arranjo produtivo local de gemas e joias de Teófilo Otoni - MG(UFVJM, 2016) Queiroz, Clariana Alves de paula; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Louzada, Luiz Cláudio; Souza, Marcio Coutinho deDesde o século XIX as pedras preciosas encontradas na região do Arranjo Produtivo Local (APL) de Teófilo Otoni, MG, Brasil, ganharam o reconhecimento nacional e internacional, consagrando a cidade com o título de Capital Mundial das Pedras Preciosas. Essa pesquisa tem por objetivo caracterizar os atores envolvidos nas Micro e pequenas empresas que compõem a cadeia produtiva do APL de gemas e joias de Teófilo Otoni-MG, identificando as possibilidades de cooperação no arranjo. Para atingir este objetivo, a pesquisa está estruturada em métodos distintos quanto à natureza, objetivos e delineamento. Relata os aglomerados locais, dando enfoque ao APL, bem como as MPEs e a cadeia produtiva de gemas e joias. Para a consecução da pesquisa de campo foram utilizados dois instrumentos para coleta de dados, o questionário e a entrevista, ambos adaptados da Redesist. Totalizando 160 questionários aplicados e 3 entrevistas com os representantes do APL e das entidades de classe estabelecidas dentro do arranjo. Com base na análise dos dados, podemos afirmar que o APL de gemas e joias de Teófilo Otoni-MG, está na fase embrionária. Caracterizada, pela cooperação de caráter mais informal, com a competição baseada inicialmente no custo, com baixo nível de tecnologia, liderança, capacidade inovativa, confiança interna e introdução de novos produtos, processos e design.Item O perfil da gestão nas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares vinculadas às universidades federais: um estudo multicasos(UFVJM, 2017) Oliveira, Keilla Dayane da Silva; Pompermayer, Raquel de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Franco, Mauro Lucio; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho de Souza; Pompermayer, Raquel de SouzaEsta dissertação, parte da análise dos perfis de gestão adotada pelas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs) vinculadas às universidades federais no Estado de Minas Gerais, durante os anos de 2015 a 2016. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, seu objeto de estudo é análise de multicasos. A proposta de quatro ITCPs resulta da localização das incubadoras no Estado de Minas Gerais, assim como seu histórico de funcionamento, além das quais ferramentas e processos gerenciais, elementos comuns e divergentes do processo de gestão das ITCPs, infraestrutura das incubadoras, organização gerencial, identificação e análise dos principais pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário estruturado, pesquisa bibliográfica e documental. Com base na análise dos dados, pode-se afirmar que os tipos de gestão analisadas foram a autogestão e a gestão social, ambos os modelos desenvolvem suas atividades e processos similares, as diferenças encontra-se de acordo com a realidade vivenciada por cada incubadora e a universidade em que está inserida. Nota-se também que a atividade mais importante e que influencia na gestão é o processo de incubação.