Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/d7b354fa-c0e1-4100-83c1-78053e167b02

FIH - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Memórias de letramentos 3: vozes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Castro, Carlos Henrique Silva de; Rocha, Marcos Roberto
    A escrita dessas memórias fez parte das atividades da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada preferencialmente para estudantes de primeiro período, das licenciaturas citadas no parágrafo anterior, no primeiro semestre 2023, especificamente de fevereiro a junho. A disciplina contemplou reflexões teóricas e pesquisas práticas acerca de letramentos e práticas nas áreas de formação dos graduandos – ciências da natureza e matemática – cujo conceito tem grande utilidade, que vão desde a interpretação de um texto de qualquer disciplina na sala de aula à compreensão de notícias sobre avanços tecnológicos na produção de vacinas ou impacto da mudança na alíquota de ICMS para os orçamentos de saúde e educação. A temática girou em torno da educação crítica, perpassando os ensinamentos freirianos sobre leitura de mundo, os estudos críticos dos letramentos e as práticas atuais de leitura e escrita em ambientes digitais, com luzes no fenômeno das fake news.
  • Thumbnail Image
    Item
    Memórias de letramentos II: outras vozes do campo
    (UFVJM, 2020) Castro, Carlos Henrique Silva de; Mendes, Maurício Teixeira; Santos, Rosana Baptista dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mouchrek, Fabiana Martins
    Este é mais um livro sobre as aprendizagens dos sujeitos do nosso campo, de um campo do nosso tempo, tempo que nem parece presente porque frustra nossas expectativas de um século melhor, mais direito, mais humano, mais democrático. Nesse sentido, trazemos aqui 24 diferentes vozes de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. Distantes das escolas, muitos caminhavam vários quilômetros para chegar à escola, enfrentando a poeira, a chuva, o frio, a fome e até a fuga de ‘vacas bravas’. Esses eram desafios diários dos estudantes do campo. Mas também se lê aqui histórias de sucesso e superação. Desenha-se, assim, um quadro educativo de extrema riqueza para a nossa formação enquanto professores e enquanto sociedade.