Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
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Item Agroecologia na escola: planos de aula para o ensino de ciências(UFVJM, 2024) Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Nunes, Carlos Eduardo PereiraTendo estas necessidades urgentes em mente, ao longo dos períodos finais de seu curso de graduação, estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), na habilitação em Ciências Natureza, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e nós, os professores Anielli F. G. Lemes e Carlos E. P. Nunes, trabalhamos no intuito de construir um livro que reunisse planos de aula que integrassem o conteúdo programático do Ensino Médio com conteúdos relacionados à Agroecologia. Também se encontra nesse livro, um capítulo que discute a importância da Agroecologia na Escola e um plano de aula fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Agroecologia e Ecologia). Essas ações, englobam também o desenvolvimento do projeto de pesquisa e extensão “Educação do campo: saberes e práticas de formação nas relações discursivas entre trabalho, educação, letramentos e agroecologia” financiado pela FAPEMIG, na Chamada nº 09/2022. Nosso objetivo foi elaborar um material que pode ser usado tanto pelos educadores da LEC como por qualquer outro educador do Ensino Médio interessado em integrar a Agroecologia na escola. Neste contexto, este livro surge como uma humilde iniciativa de encarar o desafio de incluir a Agroecologia na grade do Ensino Médio das escolas do campo, e por que não, nas escolas da cidade também.Item Caderno de resumos da II Semana de Geografia: o ensino e a geografia do Espinhaço(UFVJM, 2017-07-26) Gonzaga, Anne Priscila; Piuzana, Danielle; Pádua, Letícia; Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e MucuriCaderno de Resumos da II Semana de Geografia da UFVJM. Neste volume encontram-se os resumos expandidos apresentados na modalidade oral no evento assim como práticas de ensino que foram apresentadas ao longo do mesmo.Item Cadernos Diversidade & Educação do Campo Volume II: opiniões de campesinos e quilombolas(UFVJM, 2024) Castro, Carlos Henrique Silva deItem Cartilha informativa: plantas utilizadas no cotidiano das tropas(UFVJM, 2023) Scalco, Raquel Faria; Heleno, Camila Teixeira; Oliveira, Willian Vitor; Costa, Edmar das GraçasAbordaremos nessa cartilha aspectos relacionados às plantas utilizadas no cotidiano das tropas e que possuem o poder de fazer mal ou bem aos animais, sendo que as mesmas foram largamente utilizadas pelos tropeiros em suas andanças pela região. Após relatos de pessoas envolvidas com o tropeirismo em Diamantina, surgiu a ideia de construção dessa cartilha, para levar tal conhecimento até você. Esperamos, assim, resgatar e difundir esse conhecimento para a atual e para as futuras gerações, bem como enriquecer a experiência do visitante do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro de Diamantina.Item Cartografia para estudantes de Geografia: introdução às ferramentas QGis e Google Earth(UFVJM, 2024) Moura , Lucio do Carmo Moura; Silva, Rodrigo Oliveira daItem Cidades médias : bases teóricas e estudos aplicados à Diamantina(Fino Traço, 2015) Sathler, Douglas; Amorim Filho, Oswaldo Bueno; Varajão, Guilherme Fortes Drummond Chicarino"O livro reúne os resultados do projeto Estrutura Urbana das Cidades de médio porte: um estudo sobre a morfologia urbana e a distribuição das funcionalidades em Diamantina, financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa do estado de Minas Gerais, e desenvolvido pelo Centro de Estudos em Geociências (CeGeo) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), pela Faculdade Interdisciplinar de Humanidades (FIH-UFVJM), pela pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (pUCMinas) e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A impressão e a editoração contou com financiamento da prefeitura Municipal de Diamantina por meio do Conselho Municipal de preservação do patrimônio Cultural e de políticas Culturais de Diamantina, da Associação Comercial e industrial de Diamantina, da Câmara dos Dirigentes Logistas de Diamantina, da Diamantina Seguros e Serviços e da planejar Engenharia".Item Ciências humanas em foco(UFVJM, 2017) Mattos, André Borges de; Paula, Adna Cândido de; Ramos, Davidson Afonso de; Vale, Teresa Cristina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Para facilitar o entendimento da forma como todas essas questões foram abordadas o livro encontra-se subdividido em quatro partes, correspondentes a eixos temáticos. São elas: 1) Democracia e Políticas Públicas; 2) Filosofia; 3) Educação e Tecnologias; e 4) Linguagens e Cultura. Na primeira parte, Democracia e Políticas Públicas, a discussão encontra-se posta em cinco capítulos. Estado, Indigenismo e a Ditadura Militar no Brasil pós-64 aborda a política indigenista durante o Estado militar dos anos 60, com foco nos presídios indígenas. O trabalho A Democracia Participativa Brasileira e o caso do Conselho de Cultura em Diamantina, 2009-2012 apresenta um mapeamento sobre os conselhos de cultura no plano teórico e através de um estudo de caso do conselho de cultura da cidade de Diamantina, no período de 2009 a 2012. No capítulo Histórico das Políticas Públicas Habitacionais no Brasil, o objetivo é analisar como a política nacional de habitação evoluiu ao longo do tempo. Já no capítulo Cidadania e Direitos Humanos dos Quilombolas: percurso histórico legal de reconhecimento os autores pretendem pensar, à luz dos conceitos de cidadania e direitos humanos, como os quilombolas têm sido reconhecidos pelo Estado brasileiro. E, por fim, no capítulo Educação Colaborativa - Arqueologia, História e Cultura no Município de Felício dos Santos, MG os autores têm por objetivo apresentar os resultados obtidos pelo Programa de Extensão denominado Arqueologia e Comunidades do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem da UFVJM. Tem-se buscado realizar diálogos horizontais com as comunidades a fim de se sensibilizar, sobretudo, da importância do patrimônio histórico-arqueológico local e, desta forma, garantir a salvaguarda dos bens culturais, além da socialização dos resultados obtidos nas pesquisas acadêmicas e, principalmente, propiciar a tão discutida noção de pertencimento que, no caso específico da realidade regional, diz respeito à tão distante herança indígena. Na segunda parte, Filosofia, a temática é apresentada em quatro capítulos. No capítulo O Método Fenomenológico de Investigação em Edmund Husserl, seus autores apresentam o método fenomenológico de investigação desenvolvido por Edmund Husserl no final do século XIX e início do século XX, cuja influência reverberou em diversos campos do conhecimento, como a psicologia, a arte, a psicopatologia, a hermenêutica entre outros. Em A exploração relativa esgotada e a absoluta como forma de reestruturação do valor: o esgotamento da exploração capitalista, o autor reflete se o modo de produção capitalista estaria caminhando para um fim em si mesmo. Já em As articulações complexas entre a ficção, a metafísica e a ontologia a autora tem como foco de sua análise as Teorias dos Objetos Ficcionais e Criacionista, recuperando, inclusive, as considerações do precursor da teoria criacionista a propósito da ficção, Roman Ingarden. Inwagen, nesta argumentação, propõe uma teoria sobre a natureza metafísica dos personagens de ficção e, a partir dela, uma teoria sobre a natureza metafísica dos mundos ficcionais. Por fim, o capítulo Os Véus nas Pinturas e as Pinturas nos Véus: as Sibilas dos Panos Quaresmais de Diamantina a autora faz uma rápida abordagem dos possíveis significados dos véus como dispositivo semiótico e da sua relação histórica com as pinturas – os véus nas pinturas e as pinturas nos véus – com o intuito único de tocar em alguns pontos fulcrais, provocar o interesse e possibilitar futuros debates. Na terceira parte, Educação e Tecnologias, temos um amplo debate entre a educação e a tecnologia nos três capítulos que a compõem. O capítulo As Interfaces das Tecnologias Digitais e o Uso de Novas Linguagens para uma Aprendizagem Mediada discute as interfaces das Tecnologias Digitais de Informação (TDIC) e o uso de novas linguagens para uma aprendizagem mediada. Já o capítulo A Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Norte de Minas Gerais as autoras propõem-se a averiguar quais e quantos cursos de licenciatura e de qual instituição possuem alguma disciplina, que faça menção ao uso das tecnologias no processo educativo, com vistas a capacitar os egressos para o uso das TDIC. Por fim, o capítulo Jogos Digitais Enquanto Recursos Pedagógicos: análise dos jogos "Age Of Empires II the age of kings" e o "Simcity", a partir da Taxonomia de Bloom trata das abordagens pedagógicas de elementos presentes nos jogos digitais de entretenimento podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e servir como mediadores no processo de assimilação do conhecimento. Finalmente, na quarta parte, Linguagem e Cultura, composto por três capítulos. No capítulo Os estudos pós-coloniais e as fronteiras disciplinares, o autor aborda a produção do conhecimento disciplinar como uma das dimensões do poder colonial do ocidente sobre o oriente na modernidade, discutindo ainda o papel dos estudos pós-coloniais como contraponto ao discurso eurocêntrico. Já em Relações Interdisciplinares entre Literatura e Cinema: Estudo de Transposições Fílmicas da Tragédia ‘hamlet’ de William Shakespeare, seus autores analisam o fenômeno das adaptações fílmico-literárias como processos intertextuais que demandam, para a sua compreensão, a compatibilização de saberes interdisciplinares. Partindo dessa premissa, analisamos dois longas-metragens baseados na tragédia inglesa Hamlet (1599-1602) de William Shakespeare. E, por fim, o capítulo Signo Emergente, Cognição Enativa e Sistemas Complexos apresenta o conceito de signo emergente a partir da perspectiva dos sistemas complexos, a qual se desenvolveu por um cruzamento de conceitos vindos tanto da teoria enativa da cognição como da teoria computacional da mente.Item Contos e casos de tropeiros e ferreiros do Jequitinhonha(UFVJM, 2022) Scalco, Raquel Faria; Heleno, Camila Teixeira; Magnani, Maria Cláudia Almeida Orlando; Pereira, Vinícius JoséEste livro de contos e casos sobre o cotidiano dos tropeiros e dos ferreiros foi concebido no âmbito do Projeto de Extensão intitulado "Educação patrimonial com foco no Memorial do tropeiro e do Ferreiro", desenvolvido por docentes e discentes da UFVJM em 2021, e tem o objetivo de difundir informações e curiosidades sobre esses ofícios, de forma lúdica, descontraída e atraente, para apoiar trabalhos de educação patrimonial tanto no Memorial como em escolas de Diamantina e região. Para cada conto ou caso apresentado, foi feita uma proposta de temática e de público-alvo. Ao final do livro apresentamos um glossário construído para explicar algumas palavras ligadas ao cotidiano das tropas e do ofício de ferreiro, para facilitar o entendimento dos conteúdos aqui descritos. Além disso, apresentamos algumas propostas de atividades pedagógicas relacionadas a esta temática.Item Educação do campo, literatura oral e letramento literário(UFVJM, 2024) Santos, Rosana Baptista dos; Rocha, Ana Maria Santos; Maia, Cláudia Fernanda Freitas Oliveira; Fraga, Rute FerreiraEste livro reúne atividades de pesquisa e ensino sobre educação do campo, letramento literário e literatura oral, desenvolvidas, em sistema de cooperação, entre docentes e discentes da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da Universidade Federal de Sergipe. Ao incorporar tanto atividades de pesquisa quanto trabalhos realizados (ou propostos) pelos estudantes em sala de aula, buscou-se promover a interrelação entre teoria e prática relacionadas ao ensino de literatura na perspectiva do letramento literário. Muitas vezes, a academia tende a marginalizar ou ignorar essas expressões culturais, perdendo a riqueza e a diversidade intrínsecas dessas manifestações. Essa abordagem não apenas quebra barreiras entre o “popular” e o “acadêmico”, mas também desafia as normas preestabelecidas. Ao dar voz às expressões culturais dos estudantes e de suas comunidades, estamos registrando e valorizando suas experiências, construindo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e dinâmico.Item Encontros e encantos de conhecimentos e fazeres tradicionais com linguagens e ciências da natureza(UFVJM, 2023) Lemes, Anielli Fabiula Gavioli; Mendes, Maurício TeixeiraItem ENSA em dissertações: resumos 2013-2016(UFVJM, 2017) Cury, Geraldo Cunha; Alves, Thamar Kalil de Campos; Bonifácio, Juliane RodriguesItem A expansão da fotografia em Minas Gerais um estudo por meio da imprensa, 1845-1889(Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais., 2014-04-01) Arruda, Rogério Pereira de [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Este trabalho apresenta um panorama da introdução e expansão da fotografia em Minas Gerais no século XIX, tendo como principais fontes de pesquisa as publicações da imprensa, notadamente jornais e almanaques. De modo especial, os anúncios oferecem informações que colaboram na composição de um quadro histórico geral sobre o ofício da fotografia na província. A exposição das principais características dos anúncios fotográficos e da trajetória específica de quatro fotógrafos - Francisco Manoel da Veiga, Guilherme Liebenau, Luiz Costa, Ehrhard Brand - foi o caminho escolhido para contemplar o estudo proposto.Item Experimentos práticos em Geociências(UFVJM, 2013) Piuzana, DanielleApresentamos nesta cartilha experimentos ligados às Geociências, mais especificamente `a Fisiologia da Terra, unidade curricular oferecida ao longo dos dois primeiros anos para discentes do Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A ideia geral de conteúdo da Fisiologia da Terra é conhecer a Terra e seus geossistemas: litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera além de contextualizar mudanças que ocorreram no planeta ao longo do tempo geológico. O plano de ensino da turma do primeiro semestre de 2013 buscou o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas em sala de aula, a divulgação de suas ações em eventos acadêmico-científicos e a elaboração e publicação de material didático-pedagógico por alunos e professores do ensino básico e público em geral. Portanto, esta cartilha é a concretização de um dos objetivos da turma de Fisiologia da Terra do primeiro semestre de 2013: levar por meio de práticas lúdicas o entendimento de processos que ocorrem tanto no interior do Planeta Terra como em seu exterior, mostrando interações entre suas camadas. O nosso objetivo não é a produção de práticas científicas, mas elencar experimentos que possam ser replicados em espaços de divulgação científica ou em escolas para um melhor aprendizado, a um baixo custo operacional. Alunos matriculados na unidade curricular de Fisiologia da Terra se dividiram em treze (13) grupos de trabalhos práticos, apresentados no dia 12 de Agosto de 2013 no espaço do Projeto GAIA. Os trabalhos práticos vinculados a processos atmosféricos, litosféricos, `a Tectônica de Placas e a evolução da vida ao longo do Tempo Geológico foram avaliados por diferentes olhares: Profa. Mariana Lacerda (professora do Instituto de Geociências da UFMG); Prof. Marcelino Morais (prof. do BHu e da Licenciatura em Geografia) e por 6 crianças: João e Francisco Piuzana Rosa, Gabriel e Mariana Martins, Samuel Rodrigues e Ana Cecília, os quais agradecemos muito pela contribuição e alegria no momento da exposição.Item Formação de cristais como prática lúdica da mineralogia: relatos de experiência(UFVJM, 2021) Mucida, Danielle Piuzana; Santos, Jussiara Dias dos; Sperandio, Huezer Viganô; UFVJMAs Geociências e suas interfaces são vistas, normalmente, como complexas e apresentam alto nível de abstração, muitas vezes não passíveis de comunicação direta aos estudantes. Por outro lado, o entendimento desses processos por um estudante auxilia na compreensão do planeta e seus fenômenos naturais e assim se reconheça como parte deste contexto. Profissionais que se formam na universidade em cursos de licenciatura atuarão diretamente estudantes do Ensino Básico. A formação em cursos ligados às Ciências Naturais, os professores muitas vezes não conseguem despertar o interesse pelas Geociências em seus alunos, seja por falta de laboratórios nas escolas seja por deficiência em sua formação como professor. Ao ministrar o conteúdo programático de noções de Mineralogia, da unidade curricular de Fundamentos de Geologia do curso de Geografia da UFVJM (turma de 2018) notei a dificuldade dos discentes em compreender o conceito de mineral e seus processos de formação. Neste sentido, lançamos um desafio aos discentes: . tentar formar cristais a partir de soluções químicas que fossem semelhantes aos processos na Natureza. Contextualizei que a prática lúdica de formação dos cristais difere-se da formação de um mineral, uma vez que a formação dos cristais é forjada; e portanto, não encaixa no contexto de um mineral. Entretanto, muitos dos processos demoraram semanas ou meses para serem concretizados e isso acabou por aguçar a curiosidade dos discentes, que realizaram seus experimentos com materiais acessíveis, promovendo a discussão sobre o tema entre si e com os outros grupos. Ao longo do semestre, outros conteúdos programáticos foram minsitrados e no último dia letivo, montamos uma pequena exposição no Espaço GAIA com os relatos e trocas de experiências entre os discentes. Foi uma grata surpresa notar o empenho e as inúmeras tentativas entre os grupos. Apresentamos os relatos de experiência neste livreto elencados por capítulos e esperamos que seja um material de apoio em práticas lúdicas e ou não formais no ensino das Geociências, em especial, da Mineralogia.Item A geografia do Grande Sertão: veredas(UFVJM, 2023) Ferreira, Márcio Antônio do Carmo; Baggio Filho, Hernando; Moura, Lúcio do CarmoNas leituras sobre “Grande Sertão: Veredas”, unanimemente, encontramos que é um romance aclama- do pela crítica escrito pelo autor brasileiro João Guimarães Rosa. Foi publicado pela primeira vez em 1956 e é considerado uma obra prima da literatura brasileira. O romance se passa, principalmente, na região árida do norte e noroeste de Minas Gerais (Brasil), conhecida como sertão. Conta a história de Riobaldo, um professor que se juntou a jagunços e relata suas experiências e reflexões sobre a vida, o amor e as duras realidades do sertão. A narrativa é rica em dialetos regionais e linguagem poética, evidenciando o domínio linguístico do autor. “Grande Sertão: Veredas” é conhecido por sua estrutura narrativa complexa. A história é contada de forma não linear, com frequentes mudanças de tempo e visão. Explora temas como violência, amor, lealdade e a busca de sentido em um ambiente hostil e implacável.Item Guia de consulta: conhecer para respeitar: patrimônio e cidadania em Diamantina(2011, 2011) Medaglia, Juliana (org.); Silveira, Carlos Eduardo (org.)Item Literatura e educação do campo(UFVJM, 2024) Amâncio, Mayan Maharishi F. L.; Santos, Rosana Baptista dos; Fraga, Rute FerreiraItem Memorial do tropeiro e do ferreiro de Diamantina: cartilha informativa(UFVJM, 2021) Scalco, Raquel; Magnani, Maria Cláudia; Heleno, Camila; Pimentel, Beatriz CarolinaItem Memórias de letramentos 3: vozes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2023) Rocha, Marcos Roberto; Castro, Carlos Henrique Silva deA escrita dessas memórias fez parte das atividades da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada preferencialmente para estudantes de primeiro período, das licenciaturas citadas no parágrafo anterior, no primeiro semestre 2023, especificamente de fevereiro a junho. A disciplina contemplou reflexões teóricas e pesquisas práticas acerca de letramentos e práticas nas áreas de formação dos graduandos – ciências da natureza e matemática – cujo conceito tem grande utilidade, que vão desde a interpretação de um texto de qualquer disciplina na sala de aula à compreensão de notícias sobre avanços tecnológicos na produção de vacinas ou impacto da mudança na alíquota de ICMS para os orçamentos de saúde e educação. A temática girou em torno da educação crítica, perpassando os ensinamentos freirianos sobre leitura de mundo, os estudos críticos dos letramentos e as práticas atuais de leitura e escrita em ambientes digitais, com luzes no fenômeno das fake news.Item Memórias de letramentos 4: vozes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2024) Castro, Carlos Henrique Silva de"É com satisfação que apresento uma nova coletânea de narrativas, a quarta da série, que reflete diferentes experiências de vida, marcadas por práticas sociais com a leitura, a escrita, os números e as aprendizagens delas decorrentes. Trata-se de doze textos nos quais encontramos relatos genuínos que nos levam a refletir sobre a importância da educação em nossas vidas e o poder transformador da palavra escrita. Os autores e autoras são futuros pedagogos e professores de física e matemática, meus alunos de uma disciplina de nome Práticas de Leitura e Produção de Textos."
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