Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/d7b354fa-c0e1-4100-83c1-78053e167b02
FIH - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades
Browse
5 results
Search Results
Item Memórias de letramentos 6: vozes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2024) Castro, Carlos Henrique Silva de; Lepesqueur, Kátia Vieira Souto; Batista, Virgínia GeraldaItem Memórias de letramentos 7: vozes dos vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2024) Castro, Carlos Henrique Silva de; Silva, Daniela da Conceição Andrade e; Pacheco, Luís Felipe; Costa, Patrícia MonteiroItem Memórias de letramentos 5: vozes dos vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2024) Castro, Carlos Henrique Silva deEste é o quinto volume da coleção Memórias de Letramentos, iniciada em 2017 em parceria com meu compadre Luiz Henrique Magnani, também professor da nossa Universidade, a UFVJM. Neste volume, sete anos depois, trago para os leitores 10 narrativas autobiográficas de sujeitos dos nossos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Não necessariamente nesta ordem, aqui temos dois textos oriundos da Comunidade Quilombola Paiol, situada em Cristália-MG, município que conta com um terceiro texto. Quatro vêm da Comunidade Quilombola Capivari, situada no Serro-MG, e a Comunidade Quilombola do Peixe Bravo, situada em Riacho dos Machados-MG, é a origem do último dos textos quilombolas. Completam a edição um texto de Diamantina-MG e outro de Coronel Murta-MG. Temos um livro cheio de emoção, com histórias e reflexões importantes não apenas para os autores e autoras, estudantes de Licenciatura em Educação do Campo, mas também para pesquisadores e cidadãos comuns que se preocupam com reflexões sobre diversidade e educação e/ou gostam de textos autobiográficos. São novas vozes que se juntam a outras tantas eternizadas em nossa coleção, com questões antigas, como acesso à educação e à cultura, mas também com experiências lindas de superação, generosidade e criatividade.Item Educação do campo, literatura oral e letramento literário(UFVJM, 2024) Santos, Rosana Baptista dos; Rocha, Ana Maria Santos; Maia, Cláudia Fernanda Freitas Oliveira; Fraga, Rute FerreiraEste livro reúne atividades de pesquisa e ensino sobre educação do campo, letramento literário e literatura oral, desenvolvidas, em sistema de cooperação, entre docentes e discentes da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da Universidade Federal de Sergipe. Ao incorporar tanto atividades de pesquisa quanto trabalhos realizados (ou propostos) pelos estudantes em sala de aula, buscou-se promover a interrelação entre teoria e prática relacionadas ao ensino de literatura na perspectiva do letramento literário. Muitas vezes, a academia tende a marginalizar ou ignorar essas expressões culturais, perdendo a riqueza e a diversidade intrínsecas dessas manifestações. Essa abordagem não apenas quebra barreiras entre o “popular” e o “acadêmico”, mas também desafia as normas preestabelecidas. Ao dar voz às expressões culturais dos estudantes e de suas comunidades, estamos registrando e valorizando suas experiências, construindo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e dinâmico.Item Memórias de letramentos 3: vozes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2023) Rocha, Marcos Roberto; Castro, Carlos Henrique Silva deA escrita dessas memórias fez parte das atividades da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada preferencialmente para estudantes de primeiro período, das licenciaturas citadas no parágrafo anterior, no primeiro semestre 2023, especificamente de fevereiro a junho. A disciplina contemplou reflexões teóricas e pesquisas práticas acerca de letramentos e práticas nas áreas de formação dos graduandos – ciências da natureza e matemática – cujo conceito tem grande utilidade, que vão desde a interpretação de um texto de qualquer disciplina na sala de aula à compreensão de notícias sobre avanços tecnológicos na produção de vacinas ou impacto da mudança na alíquota de ICMS para os orçamentos de saúde e educação. A temática girou em torno da educação crítica, perpassando os ensinamentos freirianos sobre leitura de mundo, os estudos críticos dos letramentos e as práticas atuais de leitura e escrita em ambientes digitais, com luzes no fenômeno das fake news.