Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/d7b354fa-c0e1-4100-83c1-78053e167b02

FIH - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Tecnobiografias dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Castro, Carlos Henrique Silva de; Mendes, Mauricio Teixeira
    Temos aqui 20 relatos autênticos e cativantes, que, adicionalmente, trazem um potencial educativo no que se refere às relações interativas entre texto e autor/leitor, mediados tecnologicamente. Através dessas narrativas, é possível compreender a diversidade de experiências com as tecnologias digitais, mesmo que tardias, tendo em vista o acesso precário à internet, como se lê na maioria dos trabalhos. Muitos dos autores e autoras acessaram a rede mundial de computadores nos anos finais do ensino médio, quando não foi na universidade, no final da década de 2010. Os textos que estão aqui reunidos foram produzidos no segundo semestre de 2022, por acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), habilitação Linguagens e Códigos, da UFVJM. A maioria desses graduandos iniciou seu curso em 2018, oriundos dos Vales dos Rios Jequitinhonha, Mucuri e Doce, bem como do norte e nordeste de Minas Gerais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Memórias de letramentos 3: vozes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2023) Castro, Carlos Henrique Silva de; Rocha, Marcos Roberto
    A escrita dessas memórias fez parte das atividades da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos, ofertada preferencialmente para estudantes de primeiro período, das licenciaturas citadas no parágrafo anterior, no primeiro semestre 2023, especificamente de fevereiro a junho. A disciplina contemplou reflexões teóricas e pesquisas práticas acerca de letramentos e práticas nas áreas de formação dos graduandos – ciências da natureza e matemática – cujo conceito tem grande utilidade, que vão desde a interpretação de um texto de qualquer disciplina na sala de aula à compreensão de notícias sobre avanços tecnológicos na produção de vacinas ou impacto da mudança na alíquota de ICMS para os orçamentos de saúde e educação. A temática girou em torno da educação crítica, perpassando os ensinamentos freirianos sobre leitura de mundo, os estudos críticos dos letramentos e as práticas atuais de leitura e escrita em ambientes digitais, com luzes no fenômeno das fake news.