Pós-graduação em Ciências da Nutrição

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Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição

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    Análise da qualidade e da confiabilidade da informação sobre contagem de carboidratos para pessoas com diabetes nos vídeos do YouTube Brasil
    (UFVJM, 2023) Guedes, Ana Luísa Simões; Silva, Edson da; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Oliveira Filho, Paulo Messias de; Silva, Daniele Ferreira da
    Introdução: As pessoas com condições crônicas de saúde estão usando cada vez mais os vídeos do YouTubeTM para se educarem sobre o manejo de suas enfermidades. Embora os vídeos relacionados à contagem de carboidratos no YouTubeTM sejam abundantes, ainda há escassez de pesquisas sobre análises da qualidade e da confiabilidade de seus conteúdos. Objetivo: Avaliar a qualidade e a confiabilidade dos vídeos mais populares sobre contagem de carboidratos para pessoas com diabetes no YouTubeTM. Método: Estudo exploratório, transversal, de abordagem qualiquantitativa conduzido em vídeos relacionados à contagem de carboidratos no YouTubeTM. Foram selecionados os 200 vídeos mais vistos usando o termo “contagem de carboidratos e diabetes”. Foram excluídos os vídeos com mais de 60 minutos, em idioma estrangeiro sem legenda em português do Brasil, duplicados (total ou parcialmente) e aqueles que não abordavam o tema. A busca ocorreu no dia 01/09/2022 e os vídeos foram avaliados, individualmente, por dois revisores treinados. A qualidade das informações dos vídeos foi avaliada por meio dos instrumentos DISCERN modificado e Global Quality Scale (GQS). O coeficiente Kappa de Cohen foi utilizado para medir a confiabilidade inter-examinador e os resultados foram apresentados como mediana e desvio padrão, quando apropriado. Resultados: 96 vídeos foram incluídos após aplicação dos critérios de exclusão. A mediana dos instrumentos DISCERN modificado e GQS foram, respectivamente, 13 (5-25) e 1 (1-5). Os vídeos têm medianas de 6,6 min. de duração, 307 visualizações, 26 reações positivas gostei e 2 comentários. A maioria é de caráter informativo e foi produzida por nutricionistas e médicos. No entanto, em geral os vídeos avaliados foram considerados de baixa qualidade e confiabilidade. Conclusão: Os vídeos do YouTubeTM sobre contagem de carboidratos e diabetes são populares no Brasil e tem baixa qualidade. Portanto, a utilização destes como ferramenta de educação em diabetes para leigos pode representar risco à saúde. Ademais, é incipiente a participação de profissionais de saúde na produção de vídeos com alta qualidade. Dessa forma, a educação da pessoa com DM deve incluir a conscientização de que essa mídia social pode não ser considerada uma fonte confiável de informações e gerenciamento do DM.
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    Elaboração e validação de um e-book educativo sobre diabetes mellitus tipo 1
    (UFVJM, 2021) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Reis, Janice Sepúlveda; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Ramos, Cíntia Lacerda; Nunes, Ana Paula Nogueira; Mourão, Denise Machado
    O número de pessoas com diabetes mellitus (DM) vem aumentando com o passar dos anos, incluindo os jovens com diabetes mellitus tipo 1 (DM1). O Brasil é o 3º país do mundo em número de crianças e adolescentes de 0 a14 anos com DM1. O apoio familiar é uma peça central no manejo do diabetes. Além disso, uma equipe interdisciplinar, em diferentes espaços sociais como a escola, pode fornecer apoio no desenvolvimento de habilidades para o reconhecimento e a resolução de problemas relacionados manejo do DM em crianças e adolescentes escolares com DM1. Neste contexto, a educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado, permitindo o autocontrole por parte do paciente, e deve se estender aos familiares e cuidadores. Mas, a efetividade de intervenções educativas em saúde é influenciada por diversas variáveis, dentre elas a disponibilidade de materiais validados que possam ser utilizados como recurso didático. Portanto, o objetivo dessa dissertação foi elaborar e validar um e-book educativo sobre diabetes mellitus tipo 1 para pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes escolares com diabetes. Trata-se de uma pesquisa metodológica em 9 etapas. A validação foi realizada por 10 juízes especialistas, 3 juízes de design e 11 mães de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Na coleta de dados foram utilizados questionários eletrônicos. Para os juízes especialistas foi considerado um Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,90, para os designers um índice de concordância mínimo de 40% e para o público-alvo de 75% para que o material fosse validado. Como resultado, o e-book “Diabetes nas Escolas: Conhecendo o Diabetes Tipo 1” foi validado pelos juízes especialistas com Índice de Validade de Conteúdo de 0,90, um índice de concordância mínimo de 89 % para os designers e de 98,53% pelo público-alvo. O e-book foi considerado claro e adequado à sua finalidade pelo público-alvo. Em conclusão, o e-book foi elaborado e validado para familiares de crianças e adolescentes escolares com diabetes mellitus tipo 1. O material poderá ser utilizado de forma complementar em programas de educação em diabetes nas escolas e corrobora com a promoção da educação em saúde com informações cientificamente reconhecidas e atualizadas para quem busca orientações sobre o tema na internet.