Departamento de Ciências Básicas
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Item Estudo da precipitação mensal durante a estação chuvosa em Diamantina, Minas Gerais(Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, 2010-07-01) Vieira, João P. G. [UFVJM]; Souza, Maria J. H. de [UFVJM]; Teixeira, Joseane M. [UFVJM]; Carvalho, Felipe P. de [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento da precipitação pluvial no período da estação chuvosa na região de Diamantina, MG. Dados de precipitação pluviométrica mensal, da série histórica de 1977 a 2006, foram utilizados e averiguada a probabilidade para várias classes de precipitação, através da função de frequência acumulada, usando-se a metodologia da distribuição Weibull com averiguação de aderência pelo teste Kolmogorov-Smirnov com nível de significância de 5%; de classes definidas em função de percentis predeterminados. Os resultados mostram que a estação chuvosa, compreendida entre outubro e março, representa 88% do total precipitado anual. Os meses de janeiro e dezembro apontam as maiores probabilidades de ocorrência de precipitação com 220,1 mm e 167,8 mm, respectivamente, a nível de 25% de probabilidade de ocorrência. O modelo de distribuição Weibull apresentou bom ajuste da série climatológica para estudos probabilísticos mostrando os parâmetros dentro dos limites estatísticos preestabelecidos.Item Erros de medicação: análise do conhecimento da equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem, 2011-09-01) Telles Filho, Paulo Celso Prado [UFVJM]; Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Pinheiro, Marcos Luciano Pimenta [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)The aim of this study was to determine and discuss with the nursing staff their knowledge about what represents a medication error, the need to notify such an error and what would be necessary to put in these notifications. This is a descriptive quantitative study, carried out in a hospital, of which 72 professionals took part. Regarding the definition of medication errors, we found that 49 (68%) share the concept adopted in this study. Regarding the need of notification, 67 (93%) declared that there is such a need. As regards the content of the notification, 63 (85%) had a similar concept to the one used in this study. The need to further approach aspects related to medication errors was evident.Item Micropropagação de sucupira-preta por meio de gemas axilares(Embrapa Informação TecnológicaPesquisa Agropecuária Brasileira, 2012-12-01) Moura, Luciana Coelho de [UFVJM]; Titon, Miranda [UFVJM]; Fernandes, José Sebastião Cunha [UFVJM]; Santana, Reynaldo Campos [UFVJM]; Oliveira, Marcio Leles Romarco de [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de reguladores de crescimento, aditivos antioxidantes, tipo de explantes e intensidade de cobertura de mudas aclimatizadas, na micropropagação de sucupira-preta (Bowdichia virgilioides) por meio de gemas axilares. Os explantes foram cultivados para a multiplicação em meio de cultura básico WPM, suplementado com concentrações de benzilaminopurina (BAP). No alongamento, os tratamentos foram combinações de ácido naftalenoacético (ANA) e BAP adicionadas ao meio. Para o enraizamento, as brotações foram colocadas em meio com concentrações de ácido indolbutírico, ou em meio com combinações dos aditivos polivinilpirrolidona e carvão ativado, em diferentes concentrações de ANA. As plantas foram transplantadas para copos de plástico, com substrato, e cobertas com saco de polietileno. Posteriormente, esses sacos foram retirados, ou perfurados, ou não retirados, o que constituiu os tratamentos de pré-aclimatização in vitro. A aclimatização ex vitro foi realizada após o período de pré-aclimatização in vitro. A sucupira-preta apresentou melhor micropropagação com emprego de: segmentos cotiledonares e 0,3 mg L-1 de BAP, na multiplicação; 0,3 mg L-1 de ANA e 0,03 mg L-1 de BAP, no alongamento; e carvão ativado (2,0 mg L-1), no enraizamento e na pré-aclimatização in vitro, com uso de cobertura de plástico transparente em torno da muda.Item Análise computacional da influência de mudanças geométricas na difusão de clareadores em dentes(ABMEC, 2016) Souza, Thayane Cinara [UFVJM]; Lamounier, Daniel [UFVJM]; Canuto, Marcus [UFVJM]; Meireles, Agnes Batista [UFVJM]; Lima, Thiago Parente [UFVJM]; Araújo, Cíntia Tereza Pimenta de [UFVJM]; Gonzalez-Torres, Libardo Andres [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O processo de clareamento dental é bastante discutido no ambiente odontológico. Ainda não é claro o fenômeno de interação entre o gel clareador e o dente a ser clareado, há estudos que mostram que o peróxido de hidrogênio presente em alguns clareadores pode danificar o tecido pulpar, no entanto não há muitos estudos que quantifiquem a quantidade de peróxido de hidrogênio que pode chegar até a polpa. Nosso estudo buscou desenvolver e implementar a solução de um modelo computacional gerado no software Abaqus que simule a difusão do peróxido de hidrogênio através da estrutura dentária, o objetivo foi analisar a influência das modificações geométricas na difusividade do clareador. Para isso, foi desenvolvido um modelo computacional, em duas dimensões, no qual foram aplicadas diferentes condições de contorno para avaliar possíveis modificações geométricas, ao todo foram testadas 4 condições de contorno diferentes. Os resultados mostraram que as mudanças geométricas podem provocar grandes modificações nas quantidades finais de peróxido de hidrogênio que penetram nos blocos dentários analisados, principalmente quando elas estão relacionadas com o aumento ou diminuição do tamanho dos blocos.Item Diabetes Mellitus and periodontitis: molecular interrelationships(2016-05-03) Da Silva, Edson; Toledo, Marileila Marques; Campos, Luciana de FreitasItem CriAtividade Física: elaboração de práticas pedagógicas de Educação Física interdisciplinares com Anatomia Humana(UFVJM, 2018) Maturana, Luiz Gabriel; Mourão, Gabriela Ribeiro; Pereira, Izabela Jardim Neves; Gonçalves, Matheus Augusto de Assis; Costa, Neimar de Jesus; Pereira, Ramona Ramalho de SouzaItem Diabetes crossword puzzle game(Journal of Diabetes Research and Therapy, 2018-03-16) Silva, Edson da; Toledo, Marileila MarquesItem CriAtividade Física(UFVJM, 2019) Maturana, Luiz Gabriel; Santos, Letícia Gomes; Alves, Carolina Carvalho; Silva, Gabriel FernandesCaro leitor, a presente cartilha foi concebida como resultado das atividades do projeto "CriAtividade Física 2" e baseia se na interdisciplinaridade no ensino como um caminho metodológico de diálogo entre saberes, ressaltando o caráter de integrar conhecimentos que são trabalhados separadamente O projeto foi construído com o objetivo de elaborar práticas pedagógicas interdisciplinares com Anatomia Humana e voltados para os cursos de graduação das áreas da saúde e ciências biológicas Tratam se de jogos de mesa que incorporam o lazer ativo com um duplo processo educativo por interesses intelectuais através de uma abordagem lúdica, envolvem regras, ludicidade, brincadeira, sociabilização, afetividade, comunicação, negociação, estratégia, memória, concentração e raciocínio lógico O projeto contou com intensa dedicação, por 1 ano de trabalho, de professores e estudantes de Educação Física, participou de alguns eventos científicos e ainda participará de outros Acredita se que a leitura e aplicação desta cartilha disponibilize exemplos de interdisciplinaridade e a percepção de sua importância, seja no ambiente de graduação criando formas de interação entre profissionais de Educação Física, Ciências Biológicas e demais cursos da área da saúde e até mesmo em pessoas que tenham a oportunidade de vivenciá-las valendo se de seus benefícios próprios e pelo aprendizado de Anatomia Humana.Item The misuse of social media and the propagation of incorrect information about diabetes.(Journal of Diabetes Research and Therapy, 2019-02-05) Silva, Edson da; Toledo, Marileila MarquesItem Atualidades em extensão universitária: interdisciplinaridade(Stricto Sensu, 2020) Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri"Os autores compartilham resultados de suas ações, projetos ou programas de extensão universitária, além de breves ensaios teóricos sobre a temática. Os extensionistas são discentes e docentes de vários cursos de graduação e de pós-graduação, bem como outros profissionais de instituições que estabeleceram parceiras com as universidades envolvidas. Nota-se a importância da atuação inter e transdisciplinar desenvolvida em preciosos trabalhos extensionistas, revelando os avanços nesse campo do ensino superior no Brasil. As vivências compartilhadas corroboram com a consolidação das atividades de extensão que integram, cada vez mais, universitários, instituições e comunidades participantes. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de autores de dezesseis instituições. Eles constituíram equipes interdisciplinares como voluntários no intuito de transformarem o processo de formação acadêmica em suas instituições de ensino. Os resultados das vivências extensionistas revelam uma formação acadêmica mais sólida e adequada às realidades locais onde as universidades ou faculdades estão inseridas."Item Uma proposta de jogo educacional digital para apoiar o ensino de anatomia do sistema muscular(Atena, 2020-01-20) Silva, Edson da; Toledo, Marileila MarquesCom o passar dos anos a educação em tem exigido inovação para atender as demandas das novas gerações de estudantes. Neste cenário, os jogos educacionais merecem atenção especial no processo de ensino e aprendizagem de anatomia. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi demonstrar o processo de criação de um jogo educacional digital de anatomia como proposta de apoio ao ensino de anatomia humana. Para a construção do jogo foram realizadas as seguintes etapas: discussões entre os autores, revisão bibliográfica, seleção de palavras ou termos chaves, criação de questões a serem resolvidas para inserção das palavras chaves no jogo, desenvolvimento do jogo on-line. Um jogo de palavras cruzadas foi desenvolvido usando o gerador de palavras cruzadas disponível no site Armored Penguin. O jogo foi intitulado "Anatomia do Sistema Muscular" e todos as terminologias foram adaptadas de livros de anatomia humana. Dicas para cada tópico do jogo foram construídas em torno da descrição de conceitos essenciais sobre anatomia humana do sistema muscular. O jogo educacional foi desenvolvido e disponibilizado ao público através do site www.armoredpenguin.com e permanece on-line com acesso gratuito e ilimitado. Diante do exposto, concluímos que o desenvolvimento de novas estratégias para aprimorar os métodos atuais do ensino de anatomia é relevante e pode ser explorado com a criação de jogos educacionais digitais. Esse tipo de jogo é fácil de utilizar, tem baixo custo e pode ser oferecido aos internautas interessados no ensino de anatomia humana para os cursos da área de ciências biológicas e da saúde.Item Extensão Universitária nas Ciências da Saúde no Brasil(Atena, 2020-07-10) Silva, Edson daO e-book “Extensão Universitária nas Ciências da Saúde no Brasil” é uma obra resultante de ações, projetos ou programas de extensão universitária desenvolvidos por estudantes e professores de diferentes cursos das ciências da saúde e de áreas afins. O livro foi organizado em 17 capítulos e aborda trabalhos de extensão universitária muito valiosos, revelando avanços e atualidades nesse campo de atuação do ensino superior no Brasil. Esta obra foi constituída por estudos originários de vivências extensionistas realizadas durante o processo de formação acadêmica em instituições de ensino das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de extensão universitária descritas por autores e coautores de mais de quinze categorias profissionais. A maioria das atividades extensionistas foram desenvolvidas por equipes interdisciplinares, as quais têm contribuído com transformações fundamentais ao processo de formação acadêmica na graduação e na pós-graduação. A vivência na extensão universitária é capaz de promover progressos na formação acadêmica, tornando-a mais comprometida com as necessidades locais, independente da região do país. Além disso, as atividades extensionistas enriquecem o aprendizado ao promover maior integração do conhecimento popular ao conhecimento acadêmico compartilhado entre os envolvidos. Desejo que esta obra seja capaz de estimular a implantação de novos projetos de extensão pelo Brasil e que sirva de motivação para os autores darem continuidade às suas ações, projetos ou programas de extensão universitária. Dedico essa obra à Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), aos extensionistas da UFVJM e às instituições parceiras de nossos projetos, junto aos quais tenho desenvolvido atividades de extensão universitária desde o ano de 2006.Item O que podemos aprender com os vídeos brasileiros do YouTube sobre retinopatia diabética?(Atena, 2020-07-29) Franca, Elaine Chaves; Matos, Etiane Silva; Souza, Débora Souto; Silva, Edson daUma das complicações microvasculares mais importantes do diabetes mellitus (DM) é a retinopatia diabética (RD). Esta longa causa é a causa mais frequente de lesão adquirida, sendo comum em pacientes com tempo de mau controle do DM. Assim, o suporte à pessoa que possui o DM deve incluir informações e educação em saúde para o enfrentamento da doença e de suas complicações. Nessa, o objetivo deste estudo foi analisado a origem e a qualidade da informação compartilhada nos vídeos sobre RD disponíveis no YouTube do Brasil. Trata-se de uma pesquisa transversal, observacional e analítica. Os dados foram divulgados no YouTube usando 18 de 2018 o termo “retinopatia diabética”. Os 20 vídeos mais assistidos foram avaliados e avaliados por 2 pesquisadores. Foram excluídos os vídeos não gravados em português, não relacionados à RD, duplicados e aqueles com mais de 30 minutos. Cada vídeo foi avaliado quanto à audiência, duração, idioma, área de domínio, origem, intenção e qualidade do conteúdo. O conteúdo dos vídeos foi definido quanto à utilidade para informar o público sobre a RD. A estatística descritiva foi utilizada com valor de p˂0,05. Dos 200 vídeos pré-selecionados, 99 foram assistidos e analisados, sendo 15,2% classificados como muito úteis, 44,4%, apenas úteis, 39,4% pouco úteis e 1% não úteis. Não houve diferença significativa entre as variáveis. No entanto, o apresentado evidenciou, pela primeira vez no Brasil, que os vídeos mais vistos no YouTube até 2019 podem ser estudados uma boa fonte de informação sobre a RD. Além disso, a maioria dos vídeos foram por profissionais, órgãos ou serviços de saúde. Em conclusão, o YouTube tem grande potencial de informar e educar o público sobre a informação e de corroborar com a adoção de medidas de prevenção da RD e da perda de visão RD pelo DM. Embora, não haja todas as informações nos vídeos corretas, que são recomendadas pelas sociedades científicas da área de saúde ou que atendam todas as necessidades como indivíduos da pessoa que possui RD.Item Canva for Education como ferramenta didática no ensino superior na era da COVID-19: relato de experiência(Atena, 2021-07-27) Silva, Maria Fernanda Gomes da; Soares, Eduarda Rodrigues de Souza; Maciel, Gustavo Reis; Silveira, Juciano Cesar da; Reis, Nathália Marilia Pinto dos; Silva, Nicole Ribeiro da; Santos, Rodrigo Lellis; Pereira, Thales Rodrigues; Soares, Victor Hugo de Almeida; Silva, Edson da; BASQUEROTE, Adilson TadeuObjetivo: Descrever a experiência docente com a utilização do Canva for Education em uma disciplina de anatomia humana de um curso superior da área de saúde durante o ensino remoto emergencial decorrente da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, que aborda o relato de experiências vivenciadas com o uso do Canva for Education como ferramenta complementar no ensino de anatomia humana. As estratégias foram vivenciadas por um docente e três mestrandos que atuaram como estagiários em docência em uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Além disso, o trabalho dos educadores buscou explorar algumas das potencialidades que o Canva oferece aos professores no processo de elaboração de materiais educativos inovadores e compartilháveis. Resultados: A adoção de ferramentas do Canva for Education conseguiu proporcionar aos discentes uma forma criativa e interativa de aprendizagem. Além disso, possibilitou incluí-los em seu processo de ensino-aprendizagem, de forma que eles fossem agentes da construção do conhecimento. Durante a disciplina houve uma expressiva produção de conteúdos digitais de forma colaborativa entre educadores e educandos. Assim, o Canva for Education se mostrou como uma potencial estratégia de criação e utilização de recursos educacionais digitais de forma colaborativa e inovadora. Conclusão: O ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios à comunidade acadêmica, especialmente ao se tratar do uso de novas tecnologias e em como motivar os alunos durante o processo educativo. O uso Canva for Education, como estratégia metodológica complementar ao ensino de anatomia humana, mostrou-se uma experiência exitosa, especialmente, devido à integração discente, estagiários e docente durante o processo de ensino-aprendizagem vivenciado no ensino superior do presente relato.Item Diabetes nas escolas: conhecendo o diabetes tipo 1(UFVJM, 2022-01-27) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques; Reis, Janice Sepúlveda; Nobre, Luciana Neri; Bodolay, BodolayEste e-book foi elaborado e validado para o Projeto Diabetes nas Escolas, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os pais de crianças e adolescentes de escolas parceiras do Projeto Diabetes nas Escolas. Seu conteúdo foi baseado nas diretrizes atuais para prevenção, controle e tratamento do diabetes e visa contribuir para a melhor compreensão sobre o diabetes mellitus Tipo 1 no ambiente escolar.Item Judicialização da saúde pública: direitos do cidadão e deveres do Estado(UFVJM, 2022-01-31) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula RabeloEste e-book foi elaborado para o projeto Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os gestores municipais de saúde. Seu conteúdo foi baseado nas recomendações da Constituição da Organização Mundial de Saúde, CF/88, Lei 8080 e 8142 e visa contribuir para a melhor compreensão sobre a judicialização da saúde pública no Brasil.Item Construção de um livro digital como tecnologia educacional sobre judicialização da saúde pública(Atena, 2022-02-01) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula Rabelo; Nunes, Ana Paula NogueiraIntrodução: É crescente a busca por garantia do direito à saúde por via judicial. Portanto, é necessário informar e educar o público sobre a judicialização da saúde pública e suas implicações. Nesse sentido, a inserção de tecnologias educacionais digitais torna-se útil para os gestores da saúde compartilharem informações atualizadas aos interessados no tema. Objetivos: apresentar a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde pública. Método: estudo com abordagem metodológica, desenvolvido em 4 etapas: 1. definição dos itens relacionados ao desenvolvimento do material educativo; 2. Desenvolvimento da mensagem; 3. Ilustrações e layout; e 4: Reunião dos especialistas para adaptação final e conclusão da tecnologia em formato livro digital. O estudo ocorreu entre janeiro e julho de 2021, integrado à dissertação de A.F.G, mestranda de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se as plataformas digitais e ambientes virtuais: Canva®, Google forms® e WhatsApp® e Messenger. Resultados: este estudo descreveu a criação de um livro digital educativo intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais. Conclusões: Com esse estudo foi possível descrever e construir uma tecnologia educacional em formato de livro digital. A tecnologia foi destinada aos gestores, mas pode ser compartilhada com os usuários do SUS e profissionais das áreas da saúde e do direito que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo possa trazer contribuições para abordar o tema junto ao público-alvo por conter informações gerais acerca da judicialização da saúde pública no Brasil. Além disso, a versatilidade do livro digital para utilização nas redes sociais é um diferencial que poderá complementar ações de informação, comunicação e educação em saúde sobre o tema.Item YouTube TM como fonte de informações sobre diabetes: é tudo fake news?(Atena, 2022-03-04) Silva, Edson da; Santos, Rodrigo Lellis; Guedes, Ana Luísa SimõesIntrodução: A internet e as redes sociais virtuais estão integradas à educação em saúde para promoção do autocuidado em diabetes. Assim, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante no cotidiano de pacientes e profissionais de saúde. Neste cenário, o YouTubeTM permite o acesso gratuito às informações relacionadas à saúde. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o papel do YouTubeTM como fonte de informações sobre o diabetes mellitus (DM). Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa da literatura. Para isso, abordou-se o histórico das redes sociais virtuais e as contribuições do YouTubeTM na comunicação e na educação em saúde com ênfase no DM. Resultados: Os usuários do YouTubeTM carregam, assistem e compartilham vídeos que abordam, desde experiências pessoais, até informações clínicas sobre o diabetes. As pessoas que vivem com condições crônicas como o DM utilizam e reproduzem os conhecimentos adquiridos através dessa plataforma. Por isso, o papel do YouTubeTM como fonte complementar de aprendizagem informal é relevante e tem sido discutido. No entanto, a qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos são controversas e o combate à desinformação e às fake news sobre o DM nessa rede social é necessário. Considerações finais: O YouTubeTM é amplamente utilizado tanto na disponibilização, quanto na busca por informações sobre o DM. A qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos nem sempre atendem as diretrizes para o manejo do diabetes. No entanto, é necessário compreender o processo envolvido na produção e na transmissão de informações no YouTubeTM para combater a desinformação e a propagação de notícias inverídicas sobre o DM.Item Centro de referência diabetes nas escolas de Diamantina: uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar(UFVJM, 2022-04-15) Silva, Edson da; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane Rosa; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane RosaA obra ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina: Uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar’ foi criada em 2022 com o objetivo de reunir os conteúdos educativos digitais elaborados pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina (CRDE). Os conteúdos foram compartilhados em mídias sociais de um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A série publicará um novo volume a cada ano. O volume 1 foi organizado em dois capítulos que apresentam conteúdos educativos digitais e receitas para pessoas com diabetes. Os conteúdos se referem, exclusivamente, às produções inéditas do projeto de extensão ‘CRDE de Diamantina’ durante os meses de setembro de 2020 a dezembro de 2021. O objetivo da série é compartilhar os volumes do livro digital, de forma gratuita, com todas as escolas e instituições parceiras do CRDE de Diamantina e com as pessoas que convivem com diabetes, os profissionais de saúde e de educação, outros CRDE do Brasil e com todas as pessoas interessadas com a promoção da saúde do aluno que vive com diabetes.